sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Acabei de Ver : AVATAR (2009)

Devo confessar que aqui há cerca de 3 a 4 anos atrás pensava com alguma convicção que nunca mais veria um filme de James Cameron. Cameron tinha "embarcado" pelos documentários e pelas expedições oceânicas da qual ele é um grande admirador, e depois olhando para a sua espantosa filmografia que mais ele podia fazer ?....


Avatar marca o regresso deste cineastra passados 12 anos depois de ter "escavacado" o Titanic ao meio batendo todos os recordes de BoxOffice seguindo depois para um "triplete" nos Oscars de 98! (Melhor Filme, Realizador e Edição)


Avatar é o mais ambicioso e revolucionário projecto de Cameron que idealizou este filme à mais de 14 anos atrás (nestes dias que passam Cameron deve sentir-se muito aliviado) e que foi ficando na gaveta devido a impossibilidades tecnológicas e monetárias para a sua produção.

Este aguardado filme já foi visto por mim em 3D DIGITAL (que pena não existir IMAX 3D em Portugal) e depois de tantos anos à espera por uma nova obra de Cameron posso afirmar que ele consegui mais uma vez "montar" um filme tecnologicamente perfeito e irrepreensível a frente de tudo o que já foi visto!

Começando pelo melhor que são as cores usadas no filme... dou por mim a pensar que o arco-íris foi actualizado com este filme :) Pandora onde se passa a historia do filme é o mais belo Planeta alguma vez criado, lindo mesmo! e há noite então bom.... quem é que não se apaixonava :)
Os seres que habitam o planeta são o complemento desta beleza, seres com formas muito próximas do conhecimento humano, inclusive já dizem que são seres cientificamente correctos. Assim como as maquinas dos humanos , falo claro dos helicópteros das naves dos robot mecânicos e das metralhadoras e etc, tudo com formas e com uma evolução que parece perfeitamente natural aos dias de hoje e tendo em vista um possível futuro.


Tudo isto funciona como um "truque" que resulta envolvendo-nos e faz-nos mais facilmente acreditar nesse rico mundo detalhado e visualizado em 3D. Cameron definitivamente faz filmes que funcionam, garantido o negocio que é Hollywood e garantido a sua infame reputação de criador de espectáculos visuais e cinematográficos incomuns!
Não sou fã do cinema em 3D, mas neste filme foi dado um passo muito grande para a afirmação dessa tecnologia que ao longo dos anos continua sendo posta de parte, e pela primeira vez não senti o tal cansaço visual provocado por este tipo de filmes.


A musica é igualmente um dos pontos mais fortes do filme, existem algumas cantadas no idioma nativo e inventado do povo Na'vi! Algo que demonstra só por si o magnifico trabalho do James Horner.
A nível de actores bom é mesmo do Cameron com novamente uma personagem feminina muito forte a Zoe Saldana (que trabalho magnifico nas expressões faciais da Neytiri), o mauzão Stephen Lang e o Sam Worthington que convence sempre pela sua simplicidade. Os outros também são bons muitos a fazerem lembrar personagens do Aliens.


Quanto a historia é efectivamente o ponto mais negativo deste filme, talvez porque usa alguns truques de argumento já visto noutros filmes não querendo com isto dizer que não resulta, porque a verdade e que acabamos absorvidos completamente por esta riqueza de filme que esquecemos um pouco isso.... e depois quem é que não gosta de uma historia revolta em redenção ?

Avatar é filmaço com lugar garantido na historia, é um filme apaixonante para todos os amantes de filmes de ficção cientifica e não só! (que óptimo ano este de 2009) É uma experiência cinematografica única e imperdível , uma óptima desculpa para ir ao cinema. Cometam uma loucura se for preciso mas vejam este filme!

StarWars em 1977 é o filme responsável pela profissão que James Cameron, escolheu (na altura ele era motorista de pesados) e hoje com este AVATAR Cameron passará de certa forma o testemunho a muitos outros aspirantes........... e é no meio dos Jackson, dos Spielberg, dos Bays, dos Fincher, dos Burton e etc, que James Cameron é o TORUK MAKTO!!!

8 comentários:

  1. Amanhã, lá irei espreitá-lo de novo, para dar atenção aos detalhes que escapam sempre ao primeiro visionamento. :)

    ResponderEliminar
  2. Se te acontecer o mesmo que eu....a 2ª vez passa tão depressa que prá semana vou vê-lo uma 3ª vez!!

    ResponderEliminar
  3. a empire dá nota 5 a este primor visual.
    ainda não estou convencido, mas se calhar, para a semana tento encontrar uma sala de cinema á altura.
    mas tens razão, muito tempo em documentários, este regresso é para se louvar :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, 2, 3, 4x... este é um filme que se pode ver bastantes vezes. ehehe :)

    ResponderEliminar
  5. O filme não é de todo decepcionante. É uma experiência invulgar e deveras inovadora. Pandora deslumbra-nos. Mas o principal condão do filme é só o deslumbre. A história não é nada de mais. E não estamos perante uma obra-prima.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que há filmes que só com o tempo é que sabemos qual é o seu verdadeiro valor.... .AVATAR parece-me que é um bom exemplo disso.

    ResponderEliminar
  7. Já eu achei-o um dos piores do ano.
    O argumento é descaradamente plagiado e, o pior, com uma arrogânçia imperdoável.

    Muito obrigado pela visita ao meu blog :)

    ResponderEliminar
  8. Épá...Nasp, só agora deixo aqui umas palavras (vi-o depois do Natal) mas o filme é magnifico mesmo.
    É impressionante o uso inteligente que James Cameron deu ao 3D que faz com que a tela do cinema funcione como uma janela para a hiper-realidade que criou para Pandora.

    Tinha receio de o filme ser artificial e se perceber demasiado isso... mas nunca aconteceu.
    A história é simples mas a execução é épica.
    Filmaço mesmo!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: