segunda-feira, 27 de abril de 2009

Novo tema para o Gnome - Balanzan

Mais um excelente tema para o nosso ambiente de trabalho do Gnome, do mesmo autor do blog Françês Zgegthemes. Balanzan é um belissimo tema para o novo Ubuntu Jaunty Jackalope.

Os Zgegthemes estão agora também disponiveis na Launchpad, para instalar o tema no Jaunty :

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Adicione as seguintes linhas no ficheiro das sources.list :

##Themes du ZgegBlog: Project Bisigi
deb http://ppa.launchpad.net/bisigi/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/bisigi/ppa/ubuntu jaunty main


A chave do repositorio é:

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 0x1781bd45c4c3275a34bb6aec6e871c4a881574de

Depois faça o update :

sudo apt-get update
sudo apt-get install balanzan-theme

Pode ainda instalar todos os temas Zgegthemes com o seguinte comando :

sudo apt-get install zgegblog-themes

La Fonera 2.0 contra a concorrênçia:



Só lhes falta o Wireless N.... há ainda o silencio e o consumo de electricidade ganho em casa com o PC desligado.
Podem comprar o Fonera 2.0 "aqui"

sábado, 25 de abril de 2009

Batman Vs Terminator

Silverlightsaber, é um talentoso fan do youtube, ele é o autor deste espectacular "fake trailer" do Batman vs Terminator, são 4 minutos e 39 segundos de montagens brilhantes, vale a pena verem......


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lançamento do Ubuntu 9.04

Dia D para o Ubuntu, com o lançamento da versão de Abril de 2009, o Ubuntu Jaunty Jackalope .


Entre as novidades e as ultimas atualizações do melhor do software livre destaca-se o suporte para sistemas de ficheiros ext4, o novíssimo painel de notificações e alertas do sistema, as atualizações do Gnome 2.26, do Kernel 2.6.28, o jaunty promete também ser muito mais rápido a iniciar. Destaca-se ainda o crescimento da família Ubuntu com o lançamento de uma nova versão destinada aos portáteis mais pequenos, a Netbook Remix.

Experimente use e abuse!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

La Fonera 2.0

É este o novo router que a FON acabou de lançar....maior e melhor que o anterior modelo, este já com a tão esperada porta USB.

Os routers La Fonera têem muita da popularidade ganha não porque partilhavam a internet, mas sim porque possibilitam atravês de firmwares externas ter um aparelho wifi com excelentes funções, a um preço muito reduzido. Dai que muitos milhares foram vendidos só para alterarem a firmware de origem, perdendo-se a funcionalidade do movimento FON.

É com base nestas alterações que surge o desenvolvimento deste novo Fonera 2.0, porque não dar aos compradores a possibilidade de personalizarem o seu Fonera com a instalação e criação de pacotes de software, e a utilização para acesso a comunidades e serviços da Web 2.0, e isto tudo mantendo claro está o excelente serviço FON.

La Fonera 2.0 vêm cheinho de novidades, a tal porta USB serve para ligar os mais variados dispositivos como pens, e discos... outra das grandes vantagens é a possibilidade de deixar o Fonera ligado com downloads de torrents, rapidshare e etc....... "La Fonera ON --- PC OFF".

Prevê-se que a comunidade FON cresça com o lançamento deste router, bem como os blogs e todo o movimento em redor do desenvolvimento de aplicações para o Fonera.
Não quero acabar sem deixar o selo de RECOMENDADO, dizendo apenas que as 2 portas ethernet é o minimo dos minimos e que em plena "era HD" onde esta o Wireless N ? Mas também por 49.95€ não se pode ter tudo....


Links Uteis :
http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/search?q=fonera
http://pt.wikipedia.org/wiki/FON
http://wiki.fon.com/wiki/La_Fonera_2.0
http://blog.fonosfera.org/

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Avatar - Os Livros:


É verdade que ainda não temos imagens nem posters nem ainda vimos nenhum teaser ou trailer do filme, isto quando estamos a 8 meses da estreia mundial de Avatar de James Cameron, ainda pouco sabemos sobre o filme e sobre o completo planeta Pandorra que Cameron imaginou e criou para este novo e esperado épico da Sci Fi.

Mas e desde já possível fazer as pré-encomendas dos livros sobre o filme na Amazon :

James Cameron’s Avatar: The Na’vi Quest

James Cameron’s Avatar: The Reusable Sticker Book

Mas não vamos esfregar já as mãos ainda, porque os livros só saem no mês de Novembro, e tal como o filme ainda não têem capa, isto é que é esperar..........

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fanart no XBMC:

Uma das ultimas funcionalidades do grandioso XBMC, é a possibilidade de adicionar imagens de fundo tipo wallpapers correspondentes ao conteúdo multimédia disponível, fanarts! Estas imagens podem ser screenshots do filme, ou outro qualquer tipo de imagem criados por "fans" tomando varias formas...

No XBMC estão disponíveis ativando o modo biblioteca e selecionando corretamente a fonte de pesquisa para download das imagens, existem muitas fontes e muitos trabalhos de edições espetaculares criados pelos "fans".


As imagens vão aparecendo no fundo do ecrã juntamente com a capa com o resumo do filme, ou da serie tudo a medida que se vai explorando o conteúdo multimédia.



Outra das novidades, e para nós Portugueses é que uma das novas fontes de download de informação de filmes é o PTGate, com isto temos os resumos e os filmes em PT de Portugal.



XBMC é um Media-Center disponivél para Xbox, Mac, Windows e Linux, e por acaso é o mesmo o melhor! Experimentem...

domingo, 12 de abril de 2009

OpenGeu - Novos repositórios:

O Ubuntu que usa o gestor de janelas Enlightenment, que é a distribuição OpenGeu possui novos repositórios de software:

## OpenGEU
deb http://opengeu.linuxfreedom.com/ubuntu intrepid e17
deb http://opengeu.linuxfreedom.com/ubuntu intrepid opengeu

e a chave do repositorio é:

sudo wget --output-document=FILE http://opengeu.linuxfreedom.com/ubuntu/dists/repo.key
sudo apt-key add FILE

Já não é a primeira vez que recomendo a experimentarem esta distribuição, a versão actual é a 8.10 Luna Serena, é muito rapida e optima também para Netbooks.

sábado, 11 de abril de 2009

Public Enemies - Trailer 2

Inimigos Públicos é mais um filme grande do verão, com Christian Bale que parece estar em todas! este como agente de FBI no encalço do famoso ladrão de bancos John Dillinger, personagem a cargo de John Deep que assim regressa, pois no ano de 2008 não o vimos no grande ecrã. E como se não houvesse já boas razões para ver o filme, a realização essa é do magnifico contador de historias Michael Mann.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Eu sou a tua unica esperança..

É inigável que os filmes do Terminator trouxeram algumas das mais famosas "movie quotes" da sétima arte, tão famosas que algumas delas foram varias vezes copiadas para outros filmes, e até utilizadas nas mais diversas formas no quotidiano de cada um:

  • "I'll be back."
  • "Hasta la vista, baby"
  • "No problema"
  • "Come with me if you want to live!"

Mas estas são "quotes" ouvidas pela primeira vez já no século passado, neste novo século e com novo filme do Terminator a estrear em Maio/Junho próximos é tempo quiçá de novos heróis e novas "quotes".


Assim e no fantástico novo trailer de Terminator Salvation uma das misteriosas personagens, o Marcus, interpretado pelo Sam Worthington é o novo Exterminador "bom", ele juntamente com o John Connor vão embarcar numa odisseia que os vai levar ao "Coração" das operações da terrível Skynet....... e como anteriormente, aqui talvez a substituir a minha preferida quote "Come with me if you want to live!" Marcus diz nos segundos finais do trailer :

"I am the only hope you have!"

Vamos apostar que esta vai para junto das outras.... "famosas".

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ch3snas - Explorador de ficheiros num navegador web.

Aceder os ficheiros dos discos rígidos no NAS via browser é algo que em algumas ocasiões se torna bastante útil, sem ser preciso entrar directamente através de um comum explorador de ficheiros nos discos de rede.

Desde há algum tempo vinha usando o Dolphin, um pequeno script escrito em php para o efeito, mas sempre lhes achei a falta do arrastar e mover ficheiros através de uma árvore de directórios, como conhecemos bem do Windows. É aqui que entra o eXtplorer, o mais recente gestor de ficheiros em php que descobri, este com muitas mais funcionalidades:


O eXtplorer, para rodar necessita claro de um servidor web e do php instalado, na ch3snas estes requisitos ganham-se com uma instalação do fun_plug, caso não tenha esta instalação na ch3snas, veja aqui como proceder.
  • Assim faça o download do eXtplorer para o disco do seu computador, faça a extracção do ficheiro e dentro da pasta extraída, outra extracção do ficheiro scripts.tar.gz, de modo a que tudo fique: /eXtplorer/scripts/
  • Mova a pasta eXtplorer para dentro da pasta do servidor web, que na ch3snas e com a instalação do fun_plug é o lighttpd, a pasta é /www/pages/, então fica /www/pages/eXtplorer/
Ultimo passo, abra uma sessão de telnet e vamos mover as definições do php: (copiar e colar)

cp /mnt/HD_a2/ffp/etc/examples/php.ini-recommended /mnt/HD_a2/ffp/etc/php.ini

Não é necessario mas, reiniciar o servidor Web:

/ffp/start/lighttpd.sh restart

E pronto atravês do seu navegador web digite: http://ip_do_seu_nas:8080/eXtplorer/

O User e a password por defeito é admin, logo após o primeiro log in, pode e deve alterar a password, bem como criar novos utilizadores, configurar permissões e respectivos directórios visíveis. ..........e agora finalmente podemos arrastar e largar.

NOTA: O eXtplorer possui entre outras, a capacidade de criar e extrair arquivos, e o modo de cliente de FTP, estas duas funções não estão ainda a funcionar só com esta pequena instalação.
Estas intruções servem ou serão semelhantes para a ch3snas ou para qualquer Router ou NAS fun_pluged, bem como outros aparelhos que usem por exemplo os pacotes optware, como o famoso PopCornHour.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

15 dias depois.... Há Terminator!

A estreia prevista de Terminator Salvation em Portugal será a 4 de Junho.... 15 dias depois da estreia mundial a 21 de Maio.
Que raio.... vou acreditar desta vez que não existem copias suficientes, e que a distribuidora fez o melhor ou não..... alias o filme em Maio só estreia em meia-dúzia de países!!!

Serão 15 dias também a ler só as "letras gordas" das primeiras reviews online do filme.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ch3snas - Ajustes e Upgrades..

A tarde de hoje foi ocupada com uns ajustes e upgrades na Conceptronic Ch3snas:

  • Atualização da Firmware para a 1.05b1!
  • E porque o espaço e sempre pouco, substituição de um disco de 500Gb por um novo disco Seagate Barracuda 7200.11 de 1TB!! Agora e somando os 2 discos tenho 1.5TB disponíveis!!
  • O fun_plug foi movido e instalado numa usb-pen de 2GB, com isto além de poupar na eletricidade os discos rígidos também agradecem, pois as aplicações vão agora rodar a partir da pen, evitando alguns erros no disco provocados nos shutdowns do NAS. Bem como os discos vão estar mais vezes desligados, aqueles "acordares" desnecessários acabaram!!
Nos próximos dias vou acabar as configurações com as atualizações do Transmission e do NZBget.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: