quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ando a ver: Attack on Titan

Esqueçam o "episódio" em que eu disse que não podia acompanhar mais series de tv... Attack on Titan  é a nova serie que acompanho semanalmente ;)


Depois de ler bastantes comentários positivos sobre este novo anime nas redes sociais e em outros blogues que leio diariamente, lá acabei por espreitar o primeiro episódio. E depois do primeiro foi seguir logo em "meia-marotana" até ao ultimo episódio exibido até agora... o numero 8!

Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) é uma serie anime adaptada dos mangas Japoneses. Uma historia de fantasia com muita ação e onde não faltam personagens com muitas habilidades e com super-poderes. Tudo gira em torno da humanidade que esta à beira da extinção! Os gigantes (Titãs) atacam os humanos e vão engolindo literalmente todos os homens, mulheres e crianças à sua passagem.

Depois de muitos anos em que os titãs estiveram desaparecidos, os humanos que sobreviveram conseguiram erguer gigantescas muralhas em redor das ultimas cidades habitadas. Mas quando surge um novo gigante, um titã colossal mais alto que a muralha, a humanidade fica novamente em perigo...


Eren e Mikasa, irmão e irmã são as personagens principais da serie e são estes que estão na frente do pelotão que parece ser capaz de vencer os titãs mesmo que o desequilibro de forças seja tão evidente. 

Eren, Mikasa e um amigo chamado de Armin, quando se juntam os três com as suas habilidades, formam quase um soldado perfeito capaz de exterminar os titãs de uma vez por todas.

Mais 24 minutos semanais que estão ocupados. A serie promete bastante ;)



domingo, 26 de maio de 2013

Listas de bloqueio de IPs no Transmission

Uma das opções mais úteis que dispomos no popular cliente de torrents Transmission "que por acaso até o instalámos no RPi", é a possibilidade de adicionarmos listas de bloqueio de IPs.

Estas listas de bloqueio de IPs são bastante úteis para quem se preocupa com alguma privacidade na web. Com uma lista de bloqueio destas numa partilha P2P como são às torrents, resulta logo numa maior segurança para o utilizador. Essa lista depois funciona como um filtro não permitindo que exista troca de dados entre o vosso IP e os IPs que se encontrem listados.

Existem várias listas destas na web (I-Blocklists ou Bluetack), e adicionar uma ao Transmission é muito fácil podendo ser feito através de ficheiro ou mais facilmente adicionando a URL da lista nas configurações e definições do Transmission.

Por exemplo basta visitarem o site I-Blocklists e escolherem a lista level1 que é uma das mais utilizadas. Esta é uma lista em que se encontram IPs conhecidos de entidades e organizações anti-p2p.

O endereço dessa lista é :

http://list.iblocklist.com/?list=bt_level1&fileformat=p2p&archiveformat=gz

Abrindo o interface web do Transmission (http://ip_da_maquina:9091/transmission/web/): 

Nas Definições e no separador Peers e só adicionarem esse endereço em Enable Blocklist, fazendo o respectivo Update:


Demora uns breves segundos antes que o Transmission mostre o numero de regras de bloqueio. Na figura são 229.665 as regras com que o Transmission terá que lidar! 

Com isto o Transmission também ficará um pouco mais pesado em sistemas mais fracos como o Raspberry Pi, no entanto compensa bem logo em algo tão importante como é a segurança ;)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Good Day to Die Hard (2013)

Acabei de ver: A Good Day to Die Hard (2013)

Isto às vezes o melhor é mesmo não ligar às reviews porque já se devia saber que nem todos gostamos do mesmo. Depois de uma onda de maus comentários nas redes sociais sobre este novo e quinto Die Hard, entrei mesmo com às expectativas em baixo na visualização desta nova aventura McClane.... E o resultado até que gostei, bom entretenimento e com muita, muita ação ;)

Desta vez descobrimos o agente McClane "que detesta ter sempre razão", na Rússia com o filho que é um agente da CIA embrulhado num negocio que envolve um preso com informações vitais sobre algo que muitos procuram. E como pai é pai, McClane salta em socorro do filho num verdadeiro carrossel de cenas movimentadas e cheias de ação que começam na estrada com muitas colisões automobilísticas.

Obviamente não é um filme do "calibre" do primeiro, nem do segundo da qual também gosto bastante, mas entre o terceiro, quarto e este quinto não se pode dizer que um seja muito melhor que os outros. Este acaba é por ter um problema... têm pouco mais de 90 minutos de duração, e talvez seja por isso que não chegamos a ver bem a bela raparigona russa que por lá aparece... ;)

terça-feira, 21 de maio de 2013

The Wolverine - Trailer de Cinema

O que recordo do ultimo filme do Wolverine é aquela edição/copia sem efeitos especiais que saiu na web cerca de um mês antes da estreia em cinema. É verdade isso aconteceu em 2009, como o tempo passa mesmo a correr... Agora já em 2013 novamente o Wolverine nos cinemas, este verão!

Este novo filme já se adivinha que vai ser filme de ação, esperemos que seja dos bons. É realizado pelo James Mangold que pelas minhas contas só lhes falta fazer um pornográfico e um de animação... ;)

Fora de brincadeiras, vocês sabem que adorei o Knight and Day, e só por isso este fica já marcado para ver logo que seja possível ;)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Como expandir o sinal Wireless do Hotspot ZON@FON

Depois de aumentar a cobertura wireless em casa por apenas 20€ com o pequeno router TP-Link TL-WR703N. Surgiu num dos comentários referentes a esse mesmo artigo a duvida de como fazer o mesmo, mas agora a partir de um dos muitos Hotspot da ZON@FON que existem.


Novamente com a firmware da dd-wrt isso pode ser feito facilmente usando o router num ponto intermédio e dentro do alcance do Hotspot ZON@FON. Tal e qual como foi feito anteriormente mas com algumas modificações na configuração do router com a firmware da dd-wrt!

Caso estejam a começar de inicio é melhor consultarem o artigo anterior e seguirem os passos até ao flash da firmware da dd-wrt. Depois dessa parte é só seguirem estes passos para uma configuração dita básica:

1 - Acedendo ao router naveguem pelos separadores Status/Wireless e no botão Site Survey, abrir-se-á uma nova janela com redes wireless dentro do alcance do router. Devem selecionar a que tenha melhor sinal com o nome de ZON_FON_FREE_INTERNET


2 - Depois no separador Setup/Basic Setup na opção WAN connection type deixem Auto DHCP e em baixo onde diz DHCP type deixem DHCP server com o Enable marcado.

3 - No separador Wireless/Basic Settings e no Physical Interface deverá já estar selecionada a opção Client e o nome da SSID com ZON_FON_FREE_INTERNET, já que fizemos isso com o passo numero 1.

Por baixo e em Virtual Interface adicionem um novo funcionando como AP e escolham um SSID ao vosso gosto. Esse nome escolhido para a rede servirá para se ligarem com clientes wireless. Nada os impede também de colocarem o mesmo SSID da rede Zon@Fon.

4 - Neste ultimo passo é só procurarem mesmo pelo botão do Appy Settings e Reboot Router porque mais fácil não existe!

Agora antes que perguntem pela chave de rede do SSID por vocês criado, em principio não funcionará se lhes colocarem uma mas podem tentar. A rede é com autenticação via brower e para acederem a rede ZON@FON deverão ter já o respetivo username e password de acesso. Esse login é feito via browser no computador a que acederem ao serviço.

Recapitulando, com este "setup" podem expandir o sinal de um Hotspot, aqui o da ZON@FON. Conseguem depois ligar clientes por Wireless ou por cabo com o router com a dd-wrt a distribuir esses IPs. O router com a dd-wrt esta ligado por wireless como cliente ao hotspot recebendo deste a ligação WAN.

Finalmente para que isto funcione ainda melhor, o ideal seria colocarem o router no exterior devidamente protegido e alimentado por energia solar... mas isso são ideias à mais ;)

Testado com o tp-link wr703n mas deverá funcionar igualmente com outros router com firmware dd-wrt.

Artigo originalmente publicado no AadM

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gravity - Novo filme SciFi de Alfonso Cuarón

Agora ao ver o trailer do mais recente filme do mexicano Alfonso Cuarón, lembro-me logo daquela espetacular cena gravada sem cortes dentro do interior do carro no filme Children of Men.

E por causa disso... acho que este Gravity é filme para surpreender ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...