segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Her (2013)

Acabei de ver: Her (2013)

Ora aqui esta um filme para nós fazer pensar... uma drama com muito romance em que um individuo se apaixonada pela inteligencia artificial presente no seu computador.

Uma ideia escrita e realizada por Spike Jonze, em que algures num futuro próximo teremos uma "Siri" muito evoluída capaz de trocar ideias e conversar de um modo muito social com o seu utilizador. Ainda que tudo nos seja apresentado de forma muito levezinha, o efeito criado da tecnologia entrando cada vez mais no nosso mundo e na nossa sociedade é aqui totalmente transmitida. Alias toda a ambientação e todos os cenários em Her, são diferentes e bem conseguidos! Tudo de mestre e ao jeito de Spike Jonze.

Excelente desempenho de Joaquin Phoenix, uma Scarlett Johansson presente vocalmente na voz de Samantha (a Siri futurista). Ainda destaque para a presença da raparigona morena do Tron legacy. Olivia Wilde que começa a ser noticia com muito filmes e curtas presenças em jeito de embelezar a obra. E nós que não gostamos ;)

RECOMENDADO...

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Midnight Commander: Pesquisas de ficheiros

Desde que uso servidores não dispenso a utilização do Midnight Commander para efetuar algumas tarefas que nem sempre dão jeito só com uma linha de comandos. E particularmente onde não existe qualquer ambiente gráfico, como é comum num PC de rede.

Este MC é uma ferramente indispensável quando queremos às tarefas habituais de exploradores de ficheiros mais avançados mas na linha de comandos!!

Há pouco precisava de pesquisar um certo tipo de ficheiros dentro de uma pasta e respectivas subpastas. Precisa de copiar todos esses ficheiros de uma vez, sem andar a navegar pasta a pasta perdendo muito tempo! Acabei por descobrir que também é possível de fazer isso no Midnight Commander.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Faltam 298... (300: Rise of an Empire)

Duas raparigonas como são a Eva Green e a Lena Headey e vocês já sabem porque faltam 298 ;) 

Há motivos sim para ver esta sequela de 300:


domingo, 19 de janeiro de 2014

Captain Phillips (2013)

E este Captain Phillips é mais uma historia real contada no cinema. Desta vez sobre um ataque e sequestro em alto-mar por piratas Somalis no ano de 2009.

É um filme surpreendente na forma como é narrado e onde notamos de forma positiva a ausência do cinema de ação "à bruta" de hollywood. Sempre em tensão crescente este Captain Phillips deixou-me muitas vezes admirado como é que uma tripulação em muito maior numero de um navio cargueiro fica à mercê de quatro jovens e franzinos piratas Somalis!!! Depois é perceber porque é que um navio destes não viaja com um segurança ou com armas ou com alguém treinado para estas situações. Até é forma como os piratas são contratados na praia que só o são na realidade pela imposição a que são obrigados. Que mundo este...


Na realização Paul Greengrass revela-se um meste neste tipo de historias ainda ajudado por um magnifico Tom Hanks na pela do Capitão Phillips. No lado dos anti-heróis, aparece em estreia um tal de Barkhad Abdi como Muse...

Muse é o líder dos piratas com um bom par de cenas e pequenos diálogos tirados, capazes de lhes darem um Oscar de melhor ator secundário ;)

Um dos melhores filmes no ano...

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Router da FON com Bridge Mode!

Foi mesmo só na semana passada que descobri que o meu velhinho Fonera 2.0n dá para ligar em modo de ponte com a minha atual rede!

Ora bem esta função esta disponível desde a firmware 2.3.6.0 que saiu em meados de 2010...uiii e só para o Fonera 2.0n. Os outros routers da Fon não permitem este tipo de ligação.


Com esta funcionalidade fica resolvida um dos problemas que sempre achei no serviço prestado pela FON. Algo que me impedia de ligar o router pois não achava piada nenhuma ter três redes wireless em casa diferentes.!!! Uma do serviço FON_FREE, a "My Place" que nunca servia para nada, e a rede wireless do meu serviço IPTV que não é ZON.

Neste modo "bridge" o fonera 2.0n, fica ligado ao serviço da FON e distribui os IPs pela rede FON_FREE. O resto dos IPs são distribuídos pelo router principal do serviço IPTV. Inclusive a rede wireless "My Place" que podemos alterar e usar desligando a rede wireless do router principal pois tudo fica na mesma rede. Todas às maquina são vistas por todas o que não era possível sem esta ponte ;)


A FON têm um tutorial muito pratico para colocar este modo bridge a funcionar no fonera 2.0n. É só verem aqui. Acrescento só que devem ligar um cabo de rede entre a porta WAN do fonera e uma porta LAN do router principal. 

Às restantes portas LAN do Fonera ficam funcionais dentro da rede do router principal. Imagino que esta tenha sido mesmo uma das funcionalidades mais pedidas na FON. Dá para manter ativo o serviço FON, e aproveita-se o router FON para a rede de casa.

Já usava a rede PT-Wifi, agora tenho mais a rede FON sempre ligada, o que vai dando para combater os patéticos tarifários 3G/4G que infelizmente temos por cá.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Variety no Ubuntu

Sempre gostei de ambientes de trabalho limpos e organizados e com wallpapers sempre novos e diferentes a cada sessão de trabalho.

Há pouco descobri esta aplicação Variety que faz isso de mudar o fundo do ambiente de trabalho automaticamente de X em X tempo e muito bem.

Possui algumas funções e extras muito interessantes sendo capaz de ir "buscar" às imagens favoritas de sites como Flickr, Wallbase.cc, Wallpapers.net, NASA Astronomy Picture of the Day e etc.

O PPA para o Ubuntu e derivados é este:

sudo add-apt-repository ppa:peterlevi/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install variety


E o video demo de Variety:

domingo, 5 de janeiro de 2014

Where is my Water 2? (Android)

Este é daqueles jogos que não esperava vir a falar nele... mas depois de ter queimado muitas pestanas a resolver alguns níveis aqui esta ele. Where is my Water 2? ;) 

Acabei por ficar "apanhado" pelo jogo quando a minha sobrinha precisava de ajuda para progredir no jogo... foi assim que descobri este novo "vicio".

"Este onde esta a minha água?" É um jogo da Disney que além de engraçado é também muito estratégico. O objectivo principal do jogo é fazer chegar a água ao chuveiro onde este o jacaré Swampy. Coisa que se revela um autentico quebra-cabeças com o níveis cheios de obstáculos onde temos que colocar toda a física que conhecemos a trabalhar para os vencer. O jogo é grátis, mas contém alguns extras pagos...

Where is my Water 2? na Play Store (Também existe para iOS e Windows Phone)

sábado, 4 de janeiro de 2014

BitTorrent Sync no Ubuntu e no Android

Ultimamente comecei a usar mais o btsync para a sincronização de ficheiros mesmo aqui por casa e entre diversos aparelhos. 

Acho que é uma ferramenta bastante útil e até mais pratica em detrimento de outras soluções como a Dropbox que deixa os ficheiros na nuvem. Ou mesmo a ownCloud em que temos algum trabalho e configurações extras para colocar o servidor em funcionamento.

Depois com às nossas linhas de upload a subirem com a chegada da fibra e do 4G com os seus tarifários enganosos. O btsync é uma aplicação que chegou para dominar mesmo quando usado fora de casa!!!


Um dos exemplos que posso dar no uso aqui por casa, é a sincronização de pastas e backups de ficheiros entre o tablet/smartphone e computador portátil. Sem cabos e de um modo em que não existem esquecimentos de colocar a salvo alguns ficheiros novos e diários quer do smartphone quer do tablet.

Fotografias, contactos moveis e até definições do sistema tudo pode ficar guardado. Sem limites ou melhor dizendo com os limites por nós definidos ;)

O PPA para o Ubuntu com o btsync atualizado é este:

sudo add-apt-repository ppa:tuxpoldo/btsync
sudo apt-get update
sudo apt-get install btsync-user


Depois com um navegador web o btsync encontra-se no seguinte endereço:

http://127.0.0.1:8888/gui/

Para o exemplo de sincronização entre aparelhos Android basta depois visitar a Play Store e instalar a aplicação do BTsync para começar então a sincronizar pastas. Pensem só que deste modo até podem colocar ficheiros no smartphone sem a necessidade de cabos USB ligados ao PC ;)


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

5 linhas de: Far Cry 3 Blood Dragon


Far Cry 3: Blood Dragon é um jogo de tiro na primeira pessoa e uma expansão de Far Cry 3 lançado em meados de 2013. É um jogo a solo e completamente independente de FC3 não precisando deste para ser jogado. Usa pois alguns princípios de Far Cry 3 como a ilha e os animais mas tudo virado para uma parodia autentica aos incríveis anos 80's.

Para fãs do Terminator, do Predator, do Robocop, dos Aliens e de outros hits de cinema dessa época este jogo é uma dedicação muito especial. É para nós este jogo ;)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Rush (2013)

E parece-me que não podia pedir mais para primeiro filme visto em 2014, com este Rush de Ron Howard...


É um drama biográfico sobre um dos mais celebres anos de corridas na F1. Em 1976 quando da disputa do titulo entre James Hunt e Niki Lauda!

Enganem-se aqueles que pensam que este filme é só para fãs da Formula 1, nada disso. Rush é muito centrado nas personalidades tão diferentes dos rivais Hunt e Lauda com o detalhe das corridas a saltar para um campo até mais secundário. Até parece-me que os maiores fãs deste filme acabarão por ser os que habitualmente não segue este desporto ;)

A dupla de atores encarregue de os representar está muito bem, e o Chris Hemsworth (Hunt) a provar que fica melhor com o martelo pousado. Já o mais desconhecido Daniel Brühl como Lauda é ainda melhor com um desempenho formidável e que quanto a mim fica como responsável por tornar este filme tão especial junto do publico. Depois há ainda excelentes momentos de humor ambientados nuns anos 70's loucamente recriados por um trabalho de fotografia impecável.

No final é difícil acabar por não pensar onde é que começa Hollywood na historia.. no entanto acho que o Ron Howard fez um magnifico trabalho de casa. E a prova disso é que mal termina o filme pensamos em colocar logo os nomes de James Hunt e Niki Lauda numa pesquisa no Google ;)

IMPERDÍVEL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...