quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A ciência de Interstellar no Discovery Channel

Esta excelente este documentário sobre um dos filmes do ano. O Interstellar de Christopher Nolan:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

The Salvation (2014)

The Salvation é um Western Dinamarquês rodado na África do Sul pelo realizador também Dinamarquês Kristian Levring.

Uma historia cliché que se passa quando um colono americano (Mads Mikkselsen), vê toda a sua família ser brutalmente assassinada por alguns homens do gangue local. O homem acaba mais tarde por conseguir vingar a sua família e com isso despertar a ira de Delarue (Jeffrey Dean Morgan) o líder impiedoso do gangue que controla a cidade.

Já sabemos, ou melhor para mim os grandes Westerns foram sempre feitos por realizadores Não-Americanos. The Salvation não é nem de perto um desses Westerns mas não deixa de ser um bom filme para quem gosta sobretudo de historias de vingança ou justiceiros solitários. Mikkelsen sempre de olhar frio é perfeito no papel numa obra sem qualquer humor e com um bom par de cenas agoniantes.


A fotografia e o visual do filme estão em destaque e ajudam a paisagem. E por falar em paisagem... a Eva Green neste é mesmo só paisagem. Vejam para descobrir porquê ;)

domingo, 28 de dezembro de 2014

Raspbian com nova... "Imagem"

O Raspbian, o sistema operativo oficial para o pequeno Raspberry Pi foi novamente actualizado! 

Esta nova actualização (24-12-2014) por entre algumas melhorias na firmware (é por isto que este computador é pequeno em tamanho mas grande em funcionalidades), traz consigo um novo ambiente. Ou melhor algumas melhorias visuais e nos menus do LXDE. novas alterações


Na alteração salta logo à vista a barra de menus e tarefas em cima à la Gnome Classic. Uma alteração simples e que vêm ao encontro das minhas preferências que são sempre de cima para baixo. Não sou só eu pois não ? 

A actualização pode passar pela linha de comandos para aqueles que não quiserem efectuar novo download ou nova instalação do Raspbian no cartão SD. Assim na consola:

sudo apt-get update 
sudo apt-get dist-upgrade 
sudo apt-get install raspberrypi-ui-mods

Em breve e segundo os responsáveis existirão mais alterações a implementar visualmente no interface e no ambiente gráfico do LXDE. 

sábado, 27 de dezembro de 2014

Pulsar - Novo addon para Kodi

Pulsar é um addon que apareceu nos meses do verão passado no forum do XBMC/Kodi. Passados estes 4 ou 5 meses é já um dos mais populares addons de video para a plataforma.


Pulsar usa o protocolo BitTorrent para "caçar" filmes e series TV a partir da informação recolhida em sites como o IMDB, TheMovieDB e TVDB. Recolhida essa informação de media, Pulsar pesquisa então em sites bittorrent essa informação procedendo ao streaming da mesma para o computador local em poucos segundos! 

Nota que essa pesquisa é feita com uns addons de terceiros (Providers) que terão que ser instalados a parte deste Pulsar. Nada como uma pesquisa no Google para descobrirem...


O addon funciona em vários sistemas operativos, só apenas a versão para Android não se encontra finalizada ainda. Pulsar "descarrega" as torrents usando o novo libtorrent que usa muito poucos recursos e têm "patches" próprios para o streaming de audio e video.

Mais informações basta visitarem o link oficial do Pulsar no forum do Kodi, aqui.

Basicamente isto é um PopCorn Time, mas dentro do Kodi ;)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

GULEEK i8 - Mini-PC com Windows 8.1

Mini-PCs e Tablets com o Windows 8 estão aparecer cada vez mais. E a DX também já apresenta algumas novidades... 

Eu fico é a perguntar-me quanto custa a versão do Windows 8 ao fabricante para no final venderem tudo por 100 dólares ? Provavelmente isto com Linux ainda ficava mais barato ;)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Magic in the Moonlight (2014)


Principalmente desde o Match Point, que não perco um único filme do Woody Allen. Este Magic in the Moonlight é o seu mais recente trabalho...

Tudo se passa nos anos 20 quando um magico e ilusionista (Stanley) muito pouco crente, passa algum do seu tempo a revelar os fraudes que são os médium pela Europa fora. Um dos seus amigos mais chegados fala de uma jovem americana médium (Sophie Baker) que ele considera real e sem falhas detectáveis. Ele convida então Stanley a conhecer essa jovem...

Mais uma grande comédia romântica de Woody Allen com um Colin Firth (Stanley) e uma Emma Stone (Sophie Baker) impecáveis no par principal. O filme é sempre muito engraçado de seguir, belos diálogos com muitas piadinhas, e com um grande brilho nos fatos, nos cenários e em todo o figurino para representar a época e os anos 20!

A mensagem deste "Magic in the Moonlight" diz-nos que a vida é vivida sempre com um pouco de magia. É uma lição deste jovem de 80 anos chamado Woody Allen. Recomendo a verem...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Olá Kodi


Mais um ano passado e mais uma versão do XBMC... ou melhor o adeus definitivo ao XBMC é agora. Pois acabou de sair a primeira versão estável do Kodi!

Eu que ainda sou do tempo do XBMP (Player), habituei-me ao nome XBMC e agora vou ter que me habituar a chamar-lhes Kodi. É claro que tudo acaba por ser o mesmo e é este software que continuará a ser o que utilizo há mais anos. Não utilizo outro software há tantos anos como este XBMC/Kodi... e isto só é possível porque troquei no passado os Windows pelos Linux ;)

Quanto às novidades que são muitas mas entre elas talvez a mais importante chega com o suporte nativo para H.265/HEVC e VP9. Este novo formato poderá a curto prazo substituir o H.264 devido a ser um formato muito mais eficiente de compressão e que reduz para cerca de 30 a 40% o espaço utilizado com o H.264! Mesma qualidade com os ficheiros de video praticamente para metade em tamanho. O ideal para a aparecimento dos vídeos 4K.

Portanto se andam a pensar em montar um novo HTPC, certifiquem-se que esse têm poder de processamento para esse H.265. Quanto ao resto e ao mais importante por agora... toca a actualizar o XBMC para Kodi ;)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Confusos com o final de Interstellar ?

Provavelmente por esta altura já todos viram o Interstellar. E esses que já viram sabem que não é fácil perceber o seu final. Ou melhor não é um final feito para que todos percebam sem entrarmos em simpáticas discussões ;)


Mas o conhecido astrofísico Neil deGrasse (ele gostou do filme), vêm dar uma ajuda na explicação cientifica de Interstellar e do seu final com este curto video explicativo.

Para quem ainda não vi, mantenha-se afastado desta explicação para evitar obviamente os "SPOILERS" ;)

domingo, 21 de dezembro de 2014

sábado, 20 de dezembro de 2014

Retroarch addon no OpenELEC para Raspberry Pi

Para aqueles que usam a distribuição do OpenELEC no Raspberry Pi, podem gostar de saber que agora já podem adicionar alguns jogos retro através de um addon para instalar o Retroarch.


Este addon surgir de forma não oficial no forum do OpenELEC por um utilizador que resolveu compilar o Retroarch para rodar no Raspberry. Nesta versão o retroarch foi compilado junto com alguns cores de emuladores para alguns sistemas de 8 e 16 bits. A NES, a MegaDrive, a Super Nintendo, o GameBoy, passando pela Atari 2600 até alguns jogos de Arcada com o Mame.

No forum estão os links e às instruções para instalar este Retroarch no OpenELEC. Depois com outro addon que esta disponível no repositório oficial do XBMC/Kodi, o Advanced Launcher. Podem começar a adicionar alguns jogos clássicos e compor tudo com às respectivas capas e informação detalhada de cada jogo com os scrapers presentes no próprio Advanced Launcher.



O Raspberry Pi desenrasca-se relativamente bem a emular a Mega Drive da Sega, sendo que quanto há Super Nintendo nesta poderão haver alguns jogos incapazes de correrem a Full Speed. E isto relativamente e só aos sistemas mais populares de 16 bits.

Depois com um ou dois GamePads ficam prontos para se tornarem nuns retro-gamers ;)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Gone Girl (2014)

Acabei de ver: Gone Girl (2014)

Gone Girl ou Em Parte Incerta em Português, é o mais recente filme do autor de Se7en. David Fincher volta à carga com um thriller  num género que domina como poucos. A previsibilidade do filme é que sabemos que vamos ter "twist" com este a acontecer e sem entrar em "spoilers" a meio da coisa. Mas não é o único porque haverá novas reviravoltas perto do final ;)

Tudo se passa quando um casal com cinco anos de vivência, a mulher acaba por desaparecer misteriosamente e em condições suspeitas ficando mesmo alguns pistas para a policia! A partir daqui começa a crescer o jogo de culpabilidades com os media pelo meio a explorarem e a fazer todas às noticias do desaparecimento.

Confesso que voltei a ficar surpreso com o twist, ou "twists" de Gone Girl. Nunca acerto nestas reviravoltas e não tenho decididamente olho para a coisa ;). Acredito que alguns descubram antes ou até mesmo no inicio fazendo a ligação com a primeira imagem. Mas isso são pormenores por onde passam um Ben Affleck (o tipo precisa de passar pelo ginásio antes de se vestir de Batman), e uma surpreendente Rosamund Pike que acaba por ser mesmo o melhor do filme.


Ohhh Fincher. You've done it again!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Syncthing no OpenELEC

A sincronização de pastas e ficheiros entre varias maquinas é algo de essencial hoje em dia. Não é por acaso que existe um numero crescente de aplicações para isso. Desde a Dropbox ao BTSync até agora este mais recente Syncthing.


Syncthing junta o melhor dos dois mas mantendo-se aberto e sem nada para "esconder". De uma forma descentralizada temos controlo absoluto de onde e para onde vão os nossos ficheiros, e tudo sem quaisquer nuvens pelo meio.

Já utilizo há algum tempo esta aplicação open-source e multi-plataforma. Utilizo-a basicamente para sincronizar pastas entre varias maquinas pela Internet e para todo o tipo de ficheiros. Desde os mais pessoais, outros mesmo de trabalho, ou até aqueles que descarregamos habitualmente da web. E agora com as velocidades de acesso internet a crescerem... faz todo o sentido aplicações como esta instaladas para porque não partilhar também alguns ficheiros de media no OpenELEC ;)

Este passos servem para qualquer distribuição do OpenELEC independentemente da plataforma, mas aqui foram testados no Raspberry Pi...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

The Equalizer (2014)

Acabei de ver: The Equalizer (2014)

Depois de "The Replacement Killers", Tears of the Sun","King Arthur","Shooter" ou mais recentemente "Olympus Has Fallen", é agora com este "The Equalizer" que Antonie Fuqua é o realizador tarefeiro que mais aprecio ;)

Baseado na serie de TV dos anos 80 com o mesmo nome, The Equalizer é um filme de ação dramático cheio de momentos cliché com o tal justiceiro solitário incapaz de se manter neutro na defesa e opressão dos mais fracos. Denzel Washington é Robert McCall, um misterioso e pacato homem que numa questão de justiça sai em defesa de uma jovem prostituta (a Hit-Moretz-Girl). É este ato que vai colocar McCall no meio da máfia russa... Onde é que já vimos isto ?

O filme é bastante interessante de acompanhar devido a curiosidade que temos em relação a personagem principal. Uma excelente presença de Washington, ele que até parece sempre igual em qualquer filme que representa. A primeira cena de ação por volta dos 30 minutos é espectacularmente violenta e deixa-nos logo totalmente presos a figura que é o "The Equalizer". Depois existe ainda o antagonista "Marton Csokas" que é um sociopata do caraças e que têm dois diálogos "deliciosos" em outras tantas cenas com o herói McCall. Só por essas cenas já vale bem a pena verem este filme... ;)


Eu quero mais disto... e sequelas não há ?

domingo, 14 de dezembro de 2014

ODROID-C1 - Mais um Mini-PC!

Foi durante esta semana que passou que ficamos a conhecer o mais recente concorrente do Raspberry Pi. Este Odroid-C1 da Hardkernel...


Este mini-pc é mais uma tentativa por parte da HardKernel de "copiar" o sucesso do RPi. O layout deste C1 é muito semelhante ao modelo B+. Mas é muito mais potente pelos mesmos 35 dólares pedidos!

É um Amlogic S805 SoC quad-core Cortex A5 a 1,5 GHz com chip gráfico Mali 450MP2. Têm 1Gb de RAM e rede Gigabit! Cartão MicroSD UHS-1 SDR50 ou slot eMMC são às opções que possui para instalar os sistemas operativos. Ubuntu 14.04 LTS e Android KitKat para já são os sistemas com suporte.

domingo, 7 de dezembro de 2014

É claro que é para ver...

Saiu esta semana o primeiríssimo trailer de "Terminator Genisys", o novo filme na serie a estrear já no próximo verão!

E estas poucas imagens que vimos parecem vir baralhar tudo o que conhecemos dos filmes anteriores. Não é bem um reboot nem um remake, mas sim um pouco dos dois com às viagens temporais e os paradoxos do tempo a fazerem o resto ;)

Como grande fã dos filmes do Cameron, confesso que estou com um pé atrás. Até o Salvation tinha melhor aspecto que este Genisys nos trailers. No entanto este parece querer copiar o sucesso dos primeiros com batalhas no presente e muitos acidentes de carros.

Mas o aspecto geral... estes primeiros efeitos e aquela caracterização facial "horrível" do John Connor parecem mais de serie B do que outra coisa.

Mas pronto quando isto estrear eu já sei quem não vai ficar em casa ;)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: