quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Autocolantes com layout PT para teclados

Ao comprar online artigos relacionados com ferramentas, gadgets e tecnologia por exemplo, eu já não compro nada numa loja física sem antes comparar o mesmo artigo com os preços da net. Na verdade acredito que cada vez mais pessoas fazem isso também... No entanto existem artigos no comercio além fronteiras que sempre me fazem tropeçar por mais tentadores que sejam. 
Por exemplo teclados e computadores portáteis tudo muito bom... dependendo dos casos obviamente, mas quando chegamos aos tão importantes botões, pimba.! Toma lá um teclado Inglês universal. 

Para uma utilização multimédia ainda "papo" esses teclados, agora para usar mais a serio na escrita ou para programar, os "Ç" e todos os acentos fazem a diferença toda. E nem vale a pena dizer que sei onde estão às teclas porque não é a mesma coisa para quem não trabalha o dia todo a ver monitores.

Isto tudo para dizer que lá experimentei uns autocolantes para colar num teclado universal. Autocolantes com layout PT comprados na AliExpress por meia dúzia de tostões e que podem desenrascar melhor nestas situações. O Antes de depois:



Claro que não é preciso colar todos os autocolantes, pode-se facilmente optar por colar só aqueles mesmo essenciais como os acentos e todos os que são usados na língua Portuguesa. A superfície destes dá para limpar com um pano húmido e transmitem por enquanto a sensação que vão manter-se colados nas teclas e não nos dedos por muito tempo. Existem em preto e em branco

sábado, 24 de dezembro de 2016

Raspbian do Raspberry Pi nos PCs

Há uns meses atrás o Pixel apareceu como um update gráfico do sistema operativo oficial do Raspberry Pi, o Raspbian. Agora a fundação acabou por disponibilizar a versão do sistema operativo também para os PCs. Podemos a partir de agora experimentar o Raspbian Pixel não só nos Raspberrys, mas também nos PCs!


A ideia parece-me ótima, pois com isto a fundação Raspberry dá mais passo de gigante para se afirmar num espaço que têm estado em grande destaque desde o aparecimento do primeira placa Raspberry em 2012. Este sistema super-otimizado pode correr em maquinas com processadores bem modestos com perto de vinte anos desde que disponham de 512Mb de Ram!

Nos próximos dias tenho que experimentar este Pixel no meu desktop... download aqui.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Maluqueiras sobre rodas!

Em muitos aspectos não existe nenhuma formula vencedora como esta que vai já no seu 8º filme! Para mais quando têm sido sempre a subir quer em maluqueira, orçamentos milionários, e resultados nas bilheteiras ainda maiores com o ultimo filme a conseguir algo que parece-me agora inatingível por qualquer outro filme da saga.  E este 8º é o 1º de uma trilogia!!!

E o que sai deste trailer para além de uma "desaproveitada" Charlize Theron, é a maluqueira do costume com tudo virado de pernas para o ar mais uma vez ;)

domingo, 11 de dezembro de 2016

Nexx WT3020 com Gargoyle

Este Nexx WT3020 é provavelmente o mais barato router que podemos atualmente comprar capaz de suportar firmwares Linux como a OpenWRT ou a Gargoyle. Este modelo encontra-se facilmente na Aliexpress por menos de 15€. O modelo têm varias versões, mas as mais interessantes têm porta usb. Todas as versões com porta usb, dispõem também de 8MB de flash RAM.

O Nexx WT3020 é um MediaTek MT7620n com duas portas ethernet (Wan/Lan), 64MB RAM e Wireless 2.4 GHz 802.11n. Com um brinquedo destes podemos fazer algumas coisitas como um wireless repeater, um router para acesso anónimo através da rede TOR, ou simplesmente colocar uma impressora em rede.


Já tive oportunidade de comprar uma destas "pechinchas" ao qual logo atualizei com a firmware da Gargoyle que continua a ser a minha preferida. Fiz o update através do interface web original e correu tudo bem. Na web existem alguns "relatos" dos primeiros modelos do router e das versões de fw iniciais com muitos a ficarem danificados com o update.

sábado, 10 de dezembro de 2016

The Last Guardian (GameSpot Review)

Sem falar em algumas exceções, um bom jogo esta sempre em desenvolvimento 2 ou 3 anos. Nada comparável portanto aos cerca de 10 anos que The Last Guardian esteve em desenvolvimento. Não se sabe quais os problemas que atrasaram a sua produção num lançamento que originalmente estava planeado para a geração anterior na PS3! Este tempo todo é um absurdo, mas será que valeu a pena ?

The Last Guardian, é o sucessor espiritual de clássicos da PS2 como são o ICO e o Shadow of Colossus e partilha com estes elementos de jogabilidade que os tornam únicos nos videojogos. Mais do que dizer que este jogo não é para todos, é dizer que este é um jogo para criar uma empatia com o jogador diferente de qualquer outro jogo! Mesmo diferente destas primeiras e "enjoadas" versões de jogos em VR... lol ;)

sábado, 3 de dezembro de 2016

BulletStorm c/ Duke Nukem

Já sabem que tenho uma pequena paixoneta pelo épico BulletStorm, um jogo que infelizmente nunca teve a devida atenção por parte dos media e dos jogadores. 
Mas esse jogo bem divertido de jogar, sempre lembrou a maluqueira de Duke Nukem... e não é que agora passados estes anos todos, vão editar o BulletStorm com uma nova personagem. Precisamente o Duke Nukem!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

TDT com 7 Canais - TVheadend configuração

O TDT em Portugal não fez grande sucesso no arranque, mas com os devidos ajustes a estrutura tem vindo a melhorar e assistimos agora à chegada de mais dois canais. A RTP3 e a RTP Memoria são os novos canais da oferta do TDT em Portugal!

Aqui em casa o uso do TDT é via TVheadend que tenho instalado num servidor para servir os canais públicos de TV pelos aparelhos aqui de casa. Estava aguardar a chegada dos canais para verificar se o TVheadend os apanhava logo sem ser preciso voltar a mexer nas configurações. E o que aconteceu...

TVheadend detetou logo que havia mais canais mas estes só foram adicionados depois de um mapeamento manual que tive que efectuar: (tarefa que pode ser feita a partir do interface web, no separador Services/Map All)


Após esse mapeamento... bingo mais 2 canais:


Depois a sincronização foi logo imediata, aqui com um cliente com o Kodi:


Em 2017 existirão mais dois canais que por enquanto ainda não sabemos quais serão já que são para operadores do privado e que são atribuídos após um concurso publico. Com esta oferta a crescer vamos ver quais os interesses dos operadores de TV cabo. Certamente isto dá para voltar a fazer contas. Pois nem todos querem dezenas de canais de TV impingidos só por causa do serviço de Internet... Ou sou só eu a pensar assim ?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...