quarta-feira, 8 de outubro de 2008

OpenDNS, a Internet segura para todos!

OpenDNS não é bem um software, nem é preciso instalar nada no computador, é um serviço gratuito de resolução de DNS ( Domain Name System ), que entre outras boas funcionalidades pode dotar a nossa Internet com respostas mais rápidas nos nossos acessos web ou aos servidores de e-mail e etc.



Usar os servidores do OpenDNS e bastante fácil, basta para isso mudar o DNS primário e secundário para 208.67.222.222 e 208.67.220.220 respetivamente nas propriedades da sua placa de rede, PDA ou Router.

Agora vêm o melhor, e a razão principal deste meu Post, se efetuarmos o registo no site do OpenDNS "o registo é livre" o utilizador passa a dispor de mais funcionalidades como vários níveis de bloqueio de sites e domínios. Funcionalidades que se tornam muito úteis caso se pretenda bloquear Spam, Phishing, Adware, Chat, P2P, Encontros de Adultos ou mesmo a visualização de sites de Pornografia o que se torna ideal para computadores utilizados por crianças ou mesmo por adultos que ficam com o computador mais protegido contra vírus e cavalos de Troia e afins, e tudo isto funciona muito bem!




Como foi dito, usar estes serviços e demasiado simples, e uma breve consulta no site conseguirá depois configurar facilmente o seu computador ou router para utilização destes DNS, precisará apenas de apontar os DNS anteriores do seu ISP, caso depois queira voltar a colocar tudo como no inicio. 

Claro que se alterar no router todos os aparelhos ligados a ele ficam a beneficiar dos serviços, mas ATENÇÃO que se tiver um serviço como o IPTV não deve de fazer a alteração no router mas sim individualmente em cada computador em que queira bloquear algo.

No caso dos IP dinâmicos que são a grande maioria, e para manter os bloqueios a funcionar sempre que se ligue e desligue a internet a conta criada no site do OpenDNS deve de estar associada sempre ao novo IP, o que se pode fazer com uma aplicação que o OpenDNS disponibiliza para download. Depois de instalada no computador sincroniza automaticamente qualquer alteração de IP.


Não posso ser o único a achar este serviço de grande utilidade, pois não ?

Companheiros usem e abusem!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: