domingo, 7 de setembro de 2008

howto - Instalar um cliente de Newsgroups, o NZBGET para DNS-323 ou CH3SNAS

Introdução - Depois do cliente de torrents, vamos agora instalar um cliente de newsgroups que vai trabalhar só através dos ficheiros .nzb, os ficheiro .nzb são colocados numa pasta e automaticamente o NZBGET "programa que vamos utilizar" vai adiciona-los em queue e claro fazendo os downloads.

Neste howto, todos os pacotes de software utilizados como sempre são FREEWARES.

1 - É necessário ter o Telnet a funcionar no seu NAS, bem como o fun_plug0.5 instalado, caso não tenha veja os howtos anteriores.

2 - Faça o download dos seguintes pacotes : (No sitio do costume, obrigado ao fonz)

gcc-4.1-2.tgz
libxml2-2.6.31-2.tgz
ncurses-5.6-4.tgz
nzbget-0.4.1-2.tgz
uclibc-0.9.29-4.tgz

3 - Abra uma sessão de Telnet para proceder a instalação dos pacotes. ( Antes coloque os pacotes na raiz dos Volume1 ), e digite :

funpkg -i gcc-4.1-2.tgz
funpkg -i libxml2-2.6.31-2.tgz
funpkg -i ncurses-5.6-4.tgz
funpkg -i nzbget-0.4.1-2.tgz
funpkg -i uclibc-0.9.29-4.tgz

4 - Muito Importante, no pasta /mnt/HD_a2/ffp/etc/ Vai ficar um ficheiro, nzbget.conf este terá que ser editado com os caminhos e as suas contas a utilizar pelo NZBGET. Assim salve-o no seu computador para melhor o editar. ( utilize o Notepad caso utiliza o Windows )

5 - Se der uma vista de olhos no ficheiro nzbget.conf, não terá dificuldade em configura-lo como pretende, mas vou explicar os pontos obrigatórios na configuração :

Linha 26: ( Directoria onde o NZBGET vai deixar os ficheiros ) - Ex : /mnt/HD_a2/News/

$MAINDIR=~/mnt/HD_a2/News/

E da Linha 62 há linha 72, deve de configurar o endereço do servidor que pretende utilizar, bem como a respectiva password, username, porta, e numero de ligações permitidas.
Nota : Pode utilizar varias contas, caso tenha ou pretenda utilizar deve de configurar as restantes linhas, sendo que a ordem de prioridade é definida nas linhas server1-level=0, em que zero é a primeira conta a utilizar, 1 a segunda...etc.

e na Linha 354 : ( Caso queira que todos os PARfiles sejam sacados, util para alguma recuperação coloque )

LoadPars=all

6 - Finalizada a configuração do nzbget.conf, volte a colocar o ficheiro na raiz do Volume1, e vamos move-lo para a pasta etc novamente, telnet e digite :

mv /mnt/HD_a2/nzbget.conf /mnt/HD_a2/ffp/etc/nzbget.conf

Vamos criar a pasta News, que utilizamos como directório na configuração:

mkdir /mnt/HD_a2/News

Para colocar o programa a correr :

/ffp/bin/nzbget -D

Para parar :

/ffp/bin/nzbget -Q

E Pronto! Dentro da Pasta /News/dts/ estarão todos os seus downloads, na Pasta /News/nzb/ aqui são colocados todos os ficheiros .nzb que pretende fazer download, o NZBGET pega neles automaticamente e adiciona-os em queue.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Caso pretenda um interface Web, para visualizar a queue e os downloads do NZBGET, existe o NZBGETWEB, que para instalar :

1 - Precisa ter o Lighttpd e o php instalado, penso que ficam instalados quando da instalação do fun-plug0.5. ( caso não os tenha instalado, deve obrigatoriamente de instalar, encontra-os aqui )

2 - Sessão Telnet, e digite : ( Vamos criar as pastas para o Lighttpd )

mkdir /mnt/HD_a2/www
mkdir /mnt/HD_a2/www/pages
mkdir /mnt/HD_a2/tmp

3 - Certifica-se que o lighttpd inicia sempre que o NAS é reiniciado :

chmod a+x /mnt/HD_a2/ffp/start/lighttpd.sh

Depois faça o download da versão 1.0 do NZBGETWEB aqui, depois de extraído o ficheiro .zip coloque a pasta dentro da pasta pages, que ficará assim : /mnt/HD_a2/www/pages/nzbgetweb.

É preciso editar também o ficheiro settings.php que se encontra dentro da pasta nzbgetweb, têm que edita-lo com a password e username pretendidos para acesso.
Por defeito a password é : pass e o username é : user.

Com o nzbgetweb, pode fazer uploads dos ficheiros .nzb directamente através do Browser para o NAS de modo ao NZBGET adiciona-los em queue, assim na linha 30 , e seguindo o nosso exemplo deverá ficar :

$nzbdir = '/mnt/HD_a2/News/nzb/';

Para finalizar ao ficheiro fun_plug, ( encontra-o na raiz do disco do Volume1), deve-se adicionar a seguinte linha : ( Abra-o e no final do ficheiro )

/ffp/bin/nzbget -D

E pronto, após reiniciar o NAS, o nzbget corre automaticamente e teremos acesso ao nzbgetweb através do seguinte endereço :

http://IP_do_seu_NAS:8080/nzbgetweb/index.php


NOTA-FINAL : Se utiliza o Windows para criar ou abrir os scripts, mesmo com o bloco de notas já existiram alguns problemas, assim use o Notepad++ e no Menu Format > Convert to UNIX Format.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: