sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Como configurar e usar uma NanoStation:

Desde que tenho este blog sempre tenho recebido alguns e-mails de leitores pedindo-me ajuda neste ou naquele ponto, tudo relacionado obviamente com alguns posts que tenho feito. Um dos casos mais comuns é precisamente sobre o material da Ubiquiti mais concretamente as NanoStation e as dificuldades iniciais que afinal são comuns de quem se inicia...

Assim aqui ficam estas breves e básicas instruções para colocarem as vossas NanoStations a funcionarem muito facilmente em 7 passos logo que sejam desempacotadas :) Atenção que é um exemplo para uma NS com as definições de fabrica para funcionar em modo de cliente...


Vou utilizar print-screens de uma NS2 ligada em testes a um dos meus routers (cliquem nas imagens para visualizarem melhor), esta pequena configuração como cliente servirá decerto modo para a generalidade dos equipamentos da Ubiquiti baseados no sistema AirOS 3.0 e superiores (exceto o AirOS 5 que equipa os novos equipamentos com a tecnologia M IEEE 802.11n).....

Ponto 1 - Normalmente quem compra uma NanoStation quer apanhar redes Wireless com sinais abertos ou Hotspots perto de casa por isso deverá desligar todos os acessos a Internet ou redes locais no computador em que pretende ligar a NanoStation.... isto para evitar desde logo possíveis conflitos de IPs.

Ponto 2 - Depois de ligar corretamente a NanoStation à placa de rede do seu computador (ligue corretamente o POE também) e tendo como referencia o Windows XP: / Painel de Control / Ligações de Rede / E na placa de rede onde está ligada a Nano clique com o segundo botão do rato para aceder às propriedades / Depois selecione o Protocolo Internet (TCP/IP) e novamente em propriedades (altere como na figura e faça OK):

    Ponto 3 - Este passo anterior é um truque simples que nós permite aceder desde logo às configurações da NanoStation, para isso e com um navegador web como o Firefox ou IE, digite na barra de endereços: http://192.168.1.20 clicando depois em enter aparecerá uma caixinha pedindo o user e password coloque : ubnt (em ambos os campos) e chegamos ao sistema de configuração da NanoStation o AirOS:


    Ponto 4 -
    No sistema verifique no separador SYSTEM se a firmware da NS é pelo menos uma versão 3.0 ou superior, caso seja inferior recomendo a sua atualização : (é importante porque se bem me lembro as primeiras NS vinham "flashadas" com uma versão 2.0 que as limitava bastante em termos de funções)

    • Podem fazer o download da firmware mais recente neste link: http://www.ubnt.com/support/downloads.php.
    • Há data deste post a firmware mais recente para a NS2 é a v3.5 exatamente a mesma versão desta NS2 que serve de teste.
    • ATENÇÃO que tal como todos os updates de firmware há o risco de "brickar" o aparelho, ao qual eu obviamente não me responsabilizo.
    • No separador SYSTEM é só carregar no botão de upgrade de firmware carregando o ficheiro .bin da firmware previamente descarregado e esperar 4 ou 5 minutos que o processo termine.
    Ponto 5 - Voltando ao AirOS vamos ao menu LINKSETUP e escolhemos o modo station e no botão select que aparece vamos pesquisar pelas redes que a NanoStation apanha na posição em que se encontra... e na caixa que abre será apresentada detalhadamente as redes no alcance da NS: (e selecione a rede a que pretende ligar-se)


    Ponto 6 - A NS seleciona automaticamente o tipo de encriptação da rede isto no caso de uma rede fechada, bastando depois colocarem a respetiva chave da rede que o vosso fornecedor, amigo, familiar ou vizinho lhes forneceu :)
    É MUITO IMPORTANTE que depois da rede escolhida no ponto 5 e já com a chave de rede colocada cliquem no botão Change em baixo e depois em cima quando aparecer o botão Apply para finalmente conseguirem ligação com a rede: (clique nas imagens para visualizar melhor)


      Ponto 7 - PARA FINALIZARMOS volte ao ponto 2 e desta vez desmarque todas as alterações feitas anteriormente no separador das propriedades do protocolo internet TCP/IP escolhendo Obter automati...... como está na figura. Depois finalmente poderá utilizar a NS para aceder a Internet e a outras redes... :)


      Notas: Caso não exista nenhuma alteração na rede previamente configurada nunca mais precisarão de voltar a configurar a NS!!! Ela funcionará em qualquer aparelho com uma entrada de rede sem necessitar de qualquer instalação de drivers!!! PCs, BOXs, Consolas, Cameras..... É ÚTIL NÃO ?

      Altere o user e a password do sistema AirOS "ubnt = toda a gente a sabe" e alguém dentro da sua rede pode aceder a NS! (alteração dentro do separador SYSTEM)

      Lembre-se que a NS precisa de boas linhas de vista para ótimas performances :)

      LINKS ÚTEIS :
      RedesPT - Compre material da Ubiquiti em Portugal.
      Ubiquiti - Site oficial dos fabricantes, visita obrigatória.
      Firmwares - Download do site oficial das ultimas firmwares.
      Utilitários - Um programa que lhes mostra o IP da NS.
      Forum Oficial - Visita obrigatória para retirar duvidas.

      Complete este howto e aumente os seus conhecimentos sobre mais configurações avançadas da NS e do sistema AirOS no excelente Wiki oficial em Inglês ou em Espanhol.

      Caso falte algo deixe nos comentários, essa é também uma maneira de contribuir e ajudar alguém mais "enrascado" :)

      141 comentários:

      1. Muito obrigado pela sua ajuda com esta postagem sobre nanao station me quebrou um galhao
        que deus o abencoe

        ResponderEliminar
      2. Cara quando eu digito no Navegador o endereço 192.168.1.20, não acontece nada e simplesmente tenta conectar mas não conecta vc sabe como se revolve isso?

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. da um resete nela e tenta novamente

          Eliminar
        2. vc tem que configurar a placa de rede do seu computador:
          192.168.1.1, ae que digita no Navegador o endereço 192.168.1.20 ok!

          Eliminar
        3. se tiver usando o google ..tente usar o explore ou firifox entra bem mais rápido no stap

          Eliminar
        4. Esse tipo de aparelho não gera Ip, por isso vc tem que ir na coneção local, clica no icone com dois pcs'zinhos, clica com o botão direito do mouse,depois em propriedades, e depois da dois clicks em TCP/IP, vai abrir uma tela, clica no pontinnho de baixo, e digita, 192.168.1.1, depois da so um click na barrinha de baixo pra entrar a mascara de subrede, depois volta, dando ok nas telas até fechar tudo, dai vc abri o navegador, e digita 192.168.1.20 que é o IP do aparelho, ai vai pedir usuario e senha que é ubnt e ubnt ok.

          Eliminar
        5. que cabo eu conecto a ónde? é só por o nano, no luigar do roteador, coloca na rede atras do pc ????? ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

          Eliminar
      3. @Anónimo

        Lê o Ponto Numero 2 (é o mais importante)

        ResponderEliminar
      4. Eu segui todos os passos corretamente, na primeira tentativa deu tudo certo, consegui entrar nas configurações da Nano, dei uma olhada e no dia seguinte fiz os mesmos procedimentos e não acontece nada, ele fica conectando mas não aparece a tela de login e senha, já tentei trocar de computador e acontece a mesma coisa, por favor aguardo um retorno seu!
        Obrigado

        ResponderEliminar
      5. Olá. Eu tenho 3 NanoStation2: duas estão na casa de um vizinho no ponto mais alto da minha rua servindo como repetidoras. Uma recebe o sinal da internet da empresa de um amigo meu e a outra, como AP, joga o sinal para minha casa, onde está instalada a 3ª NanoStation. Teria como eu configurar o firewall da NanoStation que está como AP para somente os IPs que eu quisessem pudessem acessar o sinal dela? Pergunto isso por que esse meu amigo recebe também o sinal na casa dele, e eu não queria que ele instalásse mais antenas receptoras em outros locais. Se não tiver jeito, então teria como eu descobrir se tem maios alguma NanoStation recebendo o sinal dessa minha AP? Muito obrigado.

        ResponderEliminar
      6. @Anonimo

        Lê o Ponto 2... e vẽ também se não terás nenhuma ligação Wireless ou 3G activada por exemplo no portatil.

        Se já antes estiveste ligado a um router ou AP pela Nano, então o melhor é começares tudo de novo e faz um reset e Nano. Se não tiveres outras redes ligadas e se fizeres tudo como está no Ponto 2 tens que ter acesso a Nano!

        ResponderEliminar
      7. @Cláudio

        Parece-me que o teu amigo também têm os mesmos privilégios de acesso às Nano que tu. Caso sejas só tu o "admin" podes fazer isso muito facilmente se só tu conheceres a password de acesso a rede wireless. (só tu conheces só tu entras)

        Claro que tinhas também de mudar às passwords de acesso a configuração da Nano AP, porque se esta instalada na casa dele ele pode aceder a ela por cabo de rede e assim via à mesma todas às definições ou qualquer alteração de bloqueio deste ou daquele IP.

        Portanto mesmo que lhes dês o acesso por wireless (ele conhece a password) terás que ser só TU a conhecer a password de acesso a Nano.


        Para veres se "ele" têm mais algumas ligadas a Nano AP podes ver isso no separador principal da configuração web da Nano em :

        MAIN TAB/ Extra Info / e selecciona Show Stations (aqui por MAC address é cada aparelho ligado à AP) Activa e vê também o LOG.

        E com estes MAC Address que podes também definir quais aqueles que têm acesso a Nano AP :

        Assim no Separador Link Setup em MAC ACL fazes "enable" e depois seleccionas os MAC Adress da caixa e defines Allow ou Deny conforme o desejado. Por exemplo deixas só o MAC adress da Nano cliente da tua casa e só essa será aceite pela Nano AP.

        Isto do bloqueio por endereço de MAC é um extra na segurança que também é possível de quebrar, mas acho que para o teu caso serve perfeitamente.

        Mas à muito mais opções....

        ResponderEliminar
      8. @Cláudio

        ATENÇÃO - Tem cuidado ao definires quais os MAC adress que têm acesso... porque se bloqueares o Mac Adress da tua Nano de tua casa... terás que ir a casa do vizinho corrigir o problema :)

        ResponderEliminar
      9. Meu amigo estou com o seguinte problema e gostaria da sua ajuda:

        Instalei uma nano aqui em casa que pega o sinal de um roteador de um amigo, até ai tudo bem funcionou beleza, mas quando eu conecto a nano num roteador aqui de casa, o wireless do mu rote não funciona e por cabo só as vezes, fiz todos os procedimentos citados acima, mas o meu problema é somente este, aguardo um retorno, obrigado!

        ResponderEliminar
      10. @Samir

        Tens que ligar a Nano na porta WAN do teu router. (aquela porta que normalmente usas para ligar o modem Cabo RJ45) Depois tem que configurar obviamente o router e o sinal wireless dele. Testa primeiro ligado a Nano a um PC por cabo de rede para veres se o sinal é bom, só depois avança para a configuração ligação do router.

        Existe ainda outro promenor, no caso de teres um Router/ADSL tens que ligar o cabo de rede da Nano numa porta LAN e deves configurar esse router para trabalhar em modo de switch.

        ResponderEliminar
      11. Agradeço a sua atenção, o sinal é bom, eu liguei na porta WAN normal como se faz em qualquer situação porém as vezes ele funciona por cabo, mas por wireless nunca, ele envia um certo numero de pacotes e para, as mesma coisa acontece com os pacotes recebidos, já tentei deixar ativado o DHCP e desativado tbm, vc tem mais alguma dica? Obrigado

        ResponderEliminar
      12. @Samir

        Pela discrição o problema têm que estar no router. Deixa o router com DHCP activado. O Router distribui os IPs pelos aparelhos que ligues a ele (Wireless ou LAN), A Nano ligas ao Router na porta WAN e esta recebe um IP do outro router que lhes fornece a Internet. A Nano funciona apenas como cliente, e nesta configuração é como se fosse um modem!

        Agora o Router que tens em casa sugiro que o configures sem ligares o cabo da Nano a porta WAN. Testa o wireless e a LAN por um ou dois equipamentos que tenhas em casa a ver se funciona primeiro!

        ResponderEliminar
      13. Vou explicar a vc com mais detalhes como estão as coisas, tem um cara na minha cidade que instalou um roteador Dlink DI-524 e uma antena e vende o sinal pela cidade, este cara me deixou encarregado de instalar as antenas para seus clientes, até ai tudo bem, mas esses dias apareceu um cliente que quer usar um roteador Dlink DI-524, em sua casa usando a internet do rapaz q tem o mesmo router e vende o sinal, a partir dai não consigo instalar a nano do router dele, vc tem mais alguma dica? Pois esse esquema que vc me falou eu já tentei fazer! Agradeço mais uma vez, Obrigado!

        ResponderEliminar
      14. @Samir

        Sim, já percebi essa configuração. Agora porque não dá ?

        Eu em primeiro lugar configurava o router dele com os PCs dele, testava o wireless, LAN e etc. Só depois ligava a Nano ao router.

        ResponderEliminar
      15. Eis a questão, esta tudo funcionando perfeitamente bem, a unica coisa que não funciona é ligar a nano em algum router!

        ResponderEliminar
      16. Boa noite samir,to precissando muitto de ajuda,pq moro em uma cidade pequena,e nâo tenho aqui quem saiba me ajudar ,instalei uma nano ubikiti 5.8 ghz em um sobrado ele recebe sinal de um painel,e o sinal è bom -50 so que quando ligo 02 pcs ligado ao um hub um desconecta,nunca fica conectado os dois ao mesmo tempo,conecta um e automaticamente desconecta o outro,sera que è alguma configuraçâo que ta bloquendo ou desconectando,como faço pra configurar a nano pra receber o
        sinal passar pra um hub de 08 portas e distribuir via cabo rj45
        de rede pra outras pessoas e todos ficarem conectado ao mesmo tempo?

        meu msn xandaosouzacosta@hotmail.com

        se tiver algum custo eu acerto com vc.

        obnrigado.

        ResponderEliminar
      17. ola, gostaria de saber se posso mudar a rede de conexão pois existe outras redes com melhor dbm que o meu selecionado, se eu mudar a rede, o provedor precisa fazer alguma coisa?? tenho q contata-los?

        ResponderEliminar
      18. @Anónimo

        Não sei se percebi bem o que pretendes.

        Mas se a pergunta é mudar o canal (1, 2, 3, 4, etc..) podes mudar o canal desde que sejas tu a fornecer a ligação. Neste caso os teus clientes não precisam de fazer nada já que às NanoStation vâo apanhar o novo canal desde que não faças alterações na segurança ou no ssid da rede.

        Isto de mudar o canal pode ser útil no meio de varias redes, aqui selecciona um que não esteja a ser usado.

        ResponderEliminar
      19. Olá amigo, sou pequeno provedor, tinha um sócio que cuidava da tecnica, mas foi embora e me deixou, estou aprendendo aos trancos e sozinho, alguns pontos feito co nano5, deu pau e tenho uma enviando outra recb. que por sua vez joga na omni p\ distr. como faço isso td controlado pelo servidor Mk., obrigado.

        ResponderEliminar
      20. tenho uma nano ja configurada como faço para descobrir a senha e o admnistrador dela.e tem algum programa para isso.e entro com o gatway ou com o endereço ip dela para acessar as configuraçoes
        desde ja agradeço.

        ResponderEliminar
      21. @Anónimo

        Se não sabes o user e password para aceder às configurações da Nano, a unica hipotesse que tens é efectuar um reset a nano.

        Com este reset às configurações voltam às inicias. Mas atenção que perdes toda a tua configuração.

        Mas já agora já tentaste o user e password por defeito, ubnt ?

        ResponderEliminar
      22. Olá amigo estou com o nanostation2 loco aqui e nao consigo configurar:

        veja tenho um amigo que mora a 300 metros de mim e la tem uma antena direcional aquario aquelas pretas quadrada, no meu notebook fica caindo poriso comprei o nano, so nao to conseguindo configurar, a dele la tem senha e na hora de colocar da erro, ali onde diz ex, nao deixa confirmar só se eu mudar pra acsii alguma coisa assim ai vai mais mesmo assim nao conecta
        me da um dica ai mano

        ResponderEliminar
      23. Olá Jorge

        Nesta situações a primeira coisa que faço é remover qualquer segurança da AP.

        Neste caso terás juntamente com o teu amigo fazer uma ligação de testes sem segurança (Sem WEP ou WPA) e sem passwords a ver se consegues uma ligação funcional. Só depois é que vais adicionando os passos de segurança.

        ResponderEliminar
      24. amigo eu tenho 2 NANOSTATION M5 + ROTEADOR D-LINK DIR 600.

        quero montar uma rede wereless.

        quero receber por uma nanostation e jogar sinal pela outra. será que tem como ?


        me mande um email : mazinho2010@r7.com


        ou me add no msn : dj-erike@hotmail.com

        ResponderEliminar
      25. @eRike

        Às NanoM5 utilizam um interface de configuração diferente deste que apresento aqui. A NanoM5 utiliza o mais avançado AirOS5 :

        http://www.ubnt.com/wiki/AirOS_5.2

        Mas tens o equipamento necessário para fazer isso basta teres o router configurado.

        A Nano Station que ligares ao router têm que ser configurada como Ponto de acesso (esta fornece a rede) A outra que liga por wireless é configurada como cliente.

        Podes a mesma seguir este tuturial que ajuda-te sempre, mas para um configuração melhor visita a wiki do seguinte link :

        http://www.ubnt.com/wiki/AirOS_5.2

        ResponderEliminar
      26. ola amigo, eu tenho duas nanostation 5 de 5.8Ghz, eu quero fazer uma rede ponto a ponto para a casa de um amigo meu com distancia de 1 Km e visada perfeita. Eu nao estou conseguindo faser a rede entre as nanostation, ja coloquei elas em ponte coloquei a Chave WEP com o mesmo valor nos dois nanos, mas nao consigo faser a rede, voces poderiam me dar uma luz

        ResponderEliminar
      27. @pereira

        Primeiro que tudo dá uma vista de olhos nas minhas "replys anteriores".

        Posso sempre dar uma ajudinha mas qual é mesmo o ponto onde ficas bloqueado, consegues configurar individualmente casa Nano ? Porque não testas primeiro uma rede aberta sem qualquer segurança ?

        Tenta primeiro configurar às Nano Station em casa e perto uma da outra.

        ResponderEliminar
      28. oi caro amigo bom eu gostaria de montar uma rede wereless,,bom vou ser bem claro eu gostarai de fazer asim... eu tenho internet da oi velox gostaria de comprar um nano station para enviar o sinal para notebooks,ou pcs com adaptadores de wereless neles ,e gostaria de saber si a nano station so funciona com antenas ou outras nano station .desde ja muito obrigado q tu tenhas um bom começo de ano..ahh o meu email e fabinho_22_ft@hotmail.com

        ResponderEliminar
      29. @Fabim

        É assim para essa ligação que queres teras que comprar obrigatoriamente uma NanoStation2, uma que funcione na banda 2.4ghz que é a mesma banda da generalidade das placas wireless dos pcs e dos smartphones.

        Mas atenção às Nanos não são indicadas para isso que queres já que elas funcionem bem de ponto a ponto, e ao que me parece a tua duvida é se podes colocar uma NS em casa e ligar varios PCs. Para isso um router é que é de todo indicado, e uma Nano não serve para isso!

        ResponderEliminar
      30. oi caro amigo intao so para confirmar eu tenho que comprar uma NanoStation2, 2.4ghz para que funcione no notebook, ou pcs com adpitador wireless,intao quer dizer que eu posso comprar uma Nano
        que ira funciona, mas uma duvida e a NanoStation5 de 5GHZ nao irar funcionar..bom caro amigo si vc tiver um telefone para que eu posso ligar para eu saber mais sobre a NanoStation pois na minha cidade nao tem ninquem que sabes mexer com ela desde ja muito obrigado

        ResponderEliminar
      31. @Fabim

        Sim caso compres uma NS a 5GHz esta só funcionará em redes 5GHz. As rede b/g/n que temos em casa funcionam em 2.4GHz por isso tens que comprar uma NS2 a 2.4ghz se queres ligar a essas redes.

        Atenção que também existem as NS Mimo2 a 2.4gz. Tb não deves de comprar esta já que pelo que sei só são compatíveis com um firmware xxx. E comprares a NS2 a 2.4ghz e pronto.

        Mas Fabim presta atenção que qualquer NS é indicada para ligações ponto a ponto e com linha de vista, e dependo da utilização que lhes deres podes ficar muito satisfeito como perfeitamente desiludido com o produto.

        No meu perfil do Blogger tens o meu e-mail caso queiras me contactar.

        ResponderEliminar
      32. Ola estou com um problema to com uma nanostation 2.4 da Elsys não to conseguindo configurar ela em modo cliente ela transmite normal mas como cliente não to conseguindo vc poderia me ajudar ?

        ResponderEliminar
      33. amigo tenho dois nano M5 na minha rede queria usar um terceiro , mais esse eu ia usar nanostation loco 2 para rotear sinal ...como eu faço essa conecção , a internet esta chegando no equipamento 2 . para passa para terceiro como faço ???

        ResponderEliminar
      34. @PEA

        Amigo os equipamentos M5 não se ligam por radio com os 2. Alias até os Mimo5 não se ligam com às NanoStation5.

        Só dá se misturares os equipamentos diferentes e estes ligares por cabo. Por wireless não vai dar.

        Se já tens Duas NanoStation M5 compra outra ou então uma mais barata Loco M5.


        Agora se compraste uma NanoStation Loco 2 para te dar sinal wireless compatível com os equipamentos ai de casa. Então basta ligares por cabo de rede esta Nano a uma das NanoM5 que tenha acesso à rede. Assim consegues misturar os equipamentos e estou a ver que é isso que deves de querer...

        ResponderEliminar
      35. Amigos porfavor me ajudem, tenho 2 Nanostation M5 mas não consigo fazerem ligar, já motem os cabos de varias manheiras mas as luzes atras não ligam, nem mesmo a power, lan1 e lan2, somente a fonte liga.

        Como fasso as ligaçoes dos cabos e fazerem ligar os leds, para para depois configura-los?

        ResponderEliminar
      36. Olá, Nuno.
        Muito obrigado por responder às nossas perguntas.
        Tenho uma dúvida diferente das já citadas:

        Como faço para configurar em DHCP meu sistema de 3 NanoStation2 que uso para ter internet.
        Elas seguem o seguinte esquema:

        1ª NanoStation2 (IP atual **.*.***.118)
        Recebe num ponto alto da rua a internet e através de um switch passa a internet para a 2ª NS2;

        2ª NanoStation2 (IP atual **.*.***.120)
        Joga o sinal do ponto alto para a 3ª NS2;

        3ª NanoStation2 (IP atual **.*.***.137)
        Fica em minha casa e recebe o sinal da 2ª NS2.

        Minha casa fica em um ponto baixo, por isso tive que fazer essa repetidora na casa de um vizinho.
        Agora estou querendo mudar para a internet grátis que o governo instalou aqui em minha cidade, só que o sistema usado é DHCP.
        Como eu configuro as 3 NS2 para acessar nesse sistema DHCP?
        Tenho que colocar todas as 3 NS2 em DHCP?
        O sinal é forte: a antena fonte de sinal fica à 388 metros da 1ª NS2.
        Muito obrigado.

        ResponderEliminar
      37. @Cláudio, não sei se já tiveste antes essas NS2 a funcionar com esse esquema e qual é a diferença para esse tal sistema DHCP.

        De qualquer modo a primeira NS2 terá que ser ligada como Cliente. Nesta terás que a colocar como DHCP de modo a lhes ser atribuído um endereço de IP correcto na rede.

        Eu que eu faria nesta situação era quando liga-se esta primeira NS2, anotaria a gama de endereços desse routeador DHCP. E depois configuraria todas às três NS2 com os mesmos endereços desse routeador, mas definido IP Statics em cada NS2.

        Isto facilitava depois acederes a qualquer uma NS2, pois saberias sempre o seu IP, e não ficavas com elas todas a receber endereços DHCP, deste modo hoje o router dava-lhes um endereço amanhã outro diferente e etc...

        Acho que percebeste... depois a 2 NS2 metes a funcionar como AP e a terceira novamente como cliente. Qualquer cabo de rede que ligues ao Switch fica também com internet que penso que seja dai que o teu vizinho retira partido da internet :)

        Mas claro há mais soluções, mas o melhor e testares esta solução e vê isso bem da primeira NS2. Tenta liga-la e desliga-la varias vezes e verifica se te atribui sempre o mesmo IP. Pois esta é a melhor solução no meu ponto de vista sem mesmo ter testado uma ligação como esta.

        ResponderEliminar
      38. ola meu amigo meu caso é o seguinte o tecnico do provedor de net veio aqui e fez tudo acima mencionado e deixou funcionado,agora queria saber pq quando eu faço a passo 2e digito HTTP://192.168.1.20 diz que a pagina nao foi encontrada e nao abre o menu da minha nano

        ResponderEliminar
      39. eric janauba cara resetei minha nanostation m5 e agora nao consigo acessar pelo ip ja tentei colocar no navegador o ip 192.168.1.20 mais nao da nada
        fasso pelo dos o comando ping e nao da nada

        ResponderEliminar
      40. Para os dois Anónimos...

        Liguem a NanoStation directamente a um computador, facam-lhes reset e sigam todos os passos deste howto.

        ResponderEliminar
      41. ola boa noite eu sou o primeiro anonimo ao qual vc respondeu,se eu resetar a nano nao perderei a senha de segurança do meu provedor,outra coisa andei lendo em alguns blogs que a nanostation5 loco 5.8GHz nao funciona em desktop e nem em noot devido a placa ser 2.4GHz,mais a minha nano é de 5.8GHz e esta funcionado pq?

        desde ja brigado pela atençao e desculpa minha ignorancia é que sou leigo no assunto radio,mais muito interessado

        ResponderEliminar
      42. @Anonimo

        Nesse caso perderás a senha do teu provedor sim. Não apanhas o endereço da Nano porque ela deverá estar com outro endereço de IP. Tenta um ipconfig/all na linha de comandos do windows para veres se descobres.

        E sim a Nano5.8 só funciona com rádios 5.8. Mas se a ligares por cabo ao teu portatil funciona de igual modo. Apenas só se liga por Wireless em radios de 5.8GHZ, o que acho que é o caso. O teu provedor deve de ter algures uma antena de 5.8GHZ

        ResponderEliminar
      43. velho sou o anonimo ao que vc respondeu agora consegui com o ip que eu peguei la nos comandos do windows,agora a situação é a seguinte a senha e usuario UBNT nao sao validos tem como eu descobrir a senha que ele colocou na nano

        ResponderEliminar
      44. Boa Dia para todos,

        tenho uma nanostation loco5, 5ghz e não consigo passar sinal para meus amigos que usavam a dsl comigo, eles tem pc e notbook, pq não consigo passar o sinal para eles e como faço para passar o sinal para os mesmos.

        ResponderEliminar
      45. @Anónimo

        A Nano5 funciona em canais de rede diferentes dos habituais das placas de PC portáteis e etc. (2.4GHZ e 5.8GHZ) Para o que queres terás que misturar os rádios, mas ligando-os por cabo.

        ResponderEliminar
      46. @Anónimo

        Se não sabes a senha da Nano nada feito, estas nas mãos do teu fornecedor.

        ResponderEliminar
      47. Boa tarde,

        então, faço o que com minha antena nanostation loco5, 5 ghz ,não vou usar é isso? posso usar placas nos pcs de 5 ghz ou não existe?

        agradeço a ajuda

        ResponderEliminar
      48. @Anónimo

        A tua Nano5 sozinha não serve de nada.

        Por exemplo se for para ligares dois pontos por wireless, ponto 1 e ponto 2, ambos com rádios 5.8ghz, terias depois de ligar por cabo de rede a tua Nano5 que por exemplo estaria no ponto 2 a um router ou a uma Nano2, e este é que fornecia a rede aos PCs portáteis e a outros com placas de 2.4ghz que é a maioria.

        ResponderEliminar
      49. boa tarde nuno pereira,eu e meu irmao somos usuarios de net via radio e cada um de nos tem uma nanostation5 loco 5.8GHz mais agora a operadora local de dsl passou a atender a minha rua mais ainda nao atende a rua do meu irmao.Agora queria saber se eu com minha nano consigo enviar o sinal da minha dsl pra ele,e ele com sua nano consegue receber o sinal,a distancia é pequena 1,5km e tem otima visada,e se pra enviar o sinal vou precisar ter algo a mais fora a nano

        ResponderEliminar
      50. @Anónimo

        Não vais precisar de mais nada. Se existe boa linha de vista as duas Nano5.8 é tudo o que precisas.

        Ligas a net por cabo a tua Nano, e por sua vez ligas a Nano do teu irmão (cliente) à tua.

        ResponderEliminar
      51. blz nuno gostaria de saber se tem algum programa para que eu possa ver os estatus de SNR,SIGNAL e NOISE da minha nanostation5 loco,pois meu provedor de internet mudou a senha de manutenção(UBNT) entao nao consigo acessar o Air OS do radio,pesquisei e encontrei o Netstumbler mais esse nao identificou minha placa de rede ai nao adiantou de nada

        ResponderEliminar
      52. eu ja li e reli muitos topicos,aprendi a entrar nas configurações só não consegui achare ou entender como configuro as minhas nanos,tenho duas n2 loco e quero enviar o sinal da internet da minha casa para a minha loja q fica a uns 200mts,gostaria q alguem pudesse m dar mais ou menos os passos q devo seguir,fico no aguardo

        ResponderEliminar
      53. Bom dia peço ajuda por favor

        comprei uma nanostation loco m2 2.4, tem como postar um tutorial para configurar esta nono como cliente, pois tenho uma assinatura em um hotspot, quero receber na nano e enviar para um roteador wireless para usar em minha residencia, sem a necessidade de fios espalhados.

        ResponderEliminar
      54. Boa noite nuno nao sei se aqui é o lugar certo para fazer minha pergunta mais la vai
        Tenho um PTP de 7KM com duas airgirdM5 rodando legal ate pouco tempo,mais de uns dias pra ca tem dado ACK alto e CCQ baixissimo,ai andei olhando em alguns blogs que esses radios tem apresentado esse defeito,vc tem alguma opiniao a respeito pois tenho varios clientes com esse radio

        ResponderEliminar
      55. Mateus (mateusts@bol.com.br)17 de junho de 2011 às 23:26

        Boa noite,

        Preciso muito de uma informação, espero que alguem possa me ajudar, pelo mikrotik eu uso o frequency usage para ver qual o melhor canal a ser usado, se eu for usar um nano2.4 em modo ap como faço para ver qual canal esta mais limpo?

        ResponderEliminar
      56. Boa tarde,

        gostaria de saber.

        Tenho um Links 54g em casa, distribuo o sinal no condomínio. mais quero que meu pc pega esse sinal tbm, tenho uma nanostation 2 e gostaria de saber como faço pra usar ela pra mim pegar o sinal?

        bruno-dam@hotmail.com
        obrigado!

        ResponderEliminar
      57. Olá amigo gostaria de saber se ao comprar um aparelho de nanostation tem como eu usar internet de graça sem o proprietario da rede aqui da minha cidade saber e me bloquear????

        ResponderEliminar
      58. Tenho esta mesma antena, mas quando vou colocar "ubnt" como user id e password, aparece um erro, provavelmente senha incorreta, o que eu faço para recuperar esta senha?
        Pois acho que a mudaram.

        ResponderEliminar
      59. @anonimo

        Podes efectuar reset a Nano que as configurações e o username e password voltam aos defaults.

        ResponderEliminar
      60. Boa noite tenho adsl em casa de 1 megas tenho q enviar a 800 metros de minha casa como é a configuração de mandar e a de receber?
        Obrigado...

        ResponderEliminar
      61. boa noite galera é o seguinte
        meu problema é que tem um vcvizinho chato que ta indo na casa de um amigo meu e pegando a senha pq ele usa antena a gradiada
        oque eu gotaria de saber é se tem como regitra os mec de altorizaçao e os que nao tiver registrado serem bloquiados ?
        msn ai cladf1988@hotmail.com

        ResponderEliminar
      62. oola pq a nano2 e tou mandando sinal para 4 pessoas só ta foncionando para duas pessoas
        as otras duas pessoas tentao conectar e nao consegue ou da acesso limitado o se conecta a net fica mto lenta ..
        por exemplo os 2 que conseguem conectar pegão de quatro cinco risco de sinal e e os que da acesso limitado ou nao conecta ou c conecta fica mto lenta a net pegão trés riscos de sinal
        que que eu devo fazer?

        ResponderEliminar
      63. amigo eu não consigo acessar a minha nano station 2 loco por favor se sabes como configurar a minha placa de rede para acessar a mesma me ajuda pois eu ja segui todos os passos e só aparece na minha placa "rede descolhecida" me ajuda por favor.

        ResponderEliminar
      64. Cara plo amor de deus me ajuda, Eu tenho esse nanostion e queria saber como eu fasso para abrir uma porta.. agradeço

        ResponderEliminar
      65. ALGUEM SABE POR QUE NÃO CONSIGO LOGAR ???

        Login: ubnt
        Senha: ubnt

        e NADA T_T HELP ME PLZ

        Vlw

        ResponderEliminar
      66. Primeiro, Parabéns pela atitude de ajudar as pessoas.
        Comprei uma nano 5 13 dbi, tem uma empresa na cidade, que so usa as antenas nano5. as redes são autenticadas pelo mac. então eu queria saber se existe a possibilidade de conectar na sua rede sem ter que pagar mesnsalmente a internet.

        ResponderEliminar
      67. Existe claro... se essa empresa adicionar o Mac adress da tua Nano :)

        ResponderEliminar
      68. Olá amigos.

        Eu tenho um provedor que utiliza servidor Mikrotik com Hotspot. Estou começando a utilizar nano m5 nos clientes. Mas não encontrei nas configurações dele onde eu adiciono o usuário e senha do cliente para que ele não precise logar no servidor a cada acesso, mas que o nano faça isso.

        É possível?

        ResponderEliminar
      69. Olá amigos.

        Eu tenho um provedor que utiliza servidor Mikrotik com Hotspot. Estou começando a utilizar nano m5 nos clientes. Mas não encontrei nas configurações dele onde eu adiciono o usuário e senha do cliente para que ele não precise logar no servidor a cada acesso, mas que o nano faça isso.

        É possível?

        ResponderEliminar
      70. ola amigo , quero fazer o seguinte, colocar uma nano m5 como cliente recebendo o sinal e outra de costa para essa enviando o sinal para a 3 e 4 no mesmo mododa anterior e a 5 na minha casa, mais as 1,2 e 3,4 severiam so de repetidora , nao teria cpu ligados a elas tem como fazer e como ligar elas , direto uma na outra.
        envie a resposta para meu email
        jorge.camargos@yahoo.com.br
        e sua pagina é 10, otima para tirar duvidas

        ResponderEliminar
      71. a sou o anonimo de cima e guantos megas passaria nesta rede sendo uma a 10km da outra

        ResponderEliminar
      72. gostei d seu blog, poderia so mim tirar uma duvida, tenho um nano loco m5 as configurações desse que vc explicou tbm posso aplicar no meu, e so mais uma coisa,qando conecto o cabo o da lan fica so piscando qando ñ ele fica apagado os cabos tao perfeito pode ser problema ja do nano? brigado.

        ResponderEliminar
      73. Olá amigo eu gostei muito do seu blog, espero contar com sua ajuda pois eu pressiso configurar um bulleto 2 e não sei como fazer, não é para fins comercial é residencial [ castroalves2010@live.com] mande email agadeço, PEDRO.

        ResponderEliminar
      74. Boas, tenho um escritorio com serviço de internet e tenho um apartamento a cerca de 300 metros na mesma avenida, possuo ja uma engenius EOC 2610, que ja configurei para receber o sinal do router wireless do escritorio e recebe bem o sinal internet, mas no apartamento nao consegue receber, entao a minha duvida é, se eu comprar uma NanoStation Loco2, e a colocar a transmitir no exterior do escritorio com a engenius no apartamento consigo receber o sinal e ligar a um router wireless no apartamento? ou terei que ter 2 antenas iguais? agradecia ajuda uma vez que sou iniciante nesta materia. Obg
        Nuno

        ResponderEliminar
      75. Bom dia amigo,gostaria de saber como faço para montar um AP?Obrigada,Karim...

        ResponderEliminar
      76. Para o Anónimo da Engenius...

        Sim consegues e é isso mesmo que tens que fazer, comprar uma Nano Station ou uma Nano Station Loco2.

        Atenção que esses 300metros terão que ser abertos, caso exista alguma coisa a bloquear, árvores, prédios não conseguirás a ligação.

        ResponderEliminar
      77. Boas e obrigado desde já, existem prédios, mas estava a pensar colocalas no topo dos prédios e aí em principio fica livre. Estive a testar naquele site que indicas e no teste terá que ser aí a 10 mts de altura, qual a que aconselhas para comprar e obter melhores resultados?

        ResponderEliminar
      78. 300 metros com uma mais barata Loco2 dá perfeitamente para o que queres!

        ResponderEliminar
      79. E no caso de mesmo a essa altura, não se verem uma a outra, existe alguma antena que resolva esse problema? Desculpa ser chato mas sou mesmo iniciante nisto...
        Obg
        Nuno Martins

        ResponderEliminar
      80. Não Nuno, isso n existe. Ou melhor se existe eu também queria :)

        Estas redes Wireless funcionam só com óptima linha de vista.

        ResponderEliminar
      81. Olá estou montando um provedor ,sou nova no ramo,gostaria de saber quais são os equipamentos que me garantem mais segurança,obrigada..

        ResponderEliminar
      82. #dicas
        eu tenho um visinho aki ele tem uma conexao wireless so q ta com senha sera q tem algum pograma q fasa eu descobri essa senha obrigado pela sua ateçao! boa noite

        ResponderEliminar
      83. Cara estou com uma nano loco M2 aqui e gostaria de saber se tem como eu configurar como um Ap normal, caso sim, como devo configura-la? pois ja mexi em tudo aqui e não consegui fazer funcionar. Grato.

        Dayvison.

        ResponderEliminar
      84. @Anónimo, às M2 não são muito compatíveis com os outros dispositivos standard. São usadas para ligações entre si.

        ResponderEliminar
      85. ola, minha net e pela embratel mas eu queria descobrir como faço pra usar ela wireless pelo proprio NS5, sera que consigo sem precisar de rotedor? obrigada!!

        ResponderEliminar
      86. Amigos,
        Tenho duas Nonostation 5. Gostaria de utilizá-las da seguinte forma: Uma retransmitindo o sinal da internet e as outras duas recebendo o sinal. Comodevoconfigurá-las?
        A que ira retransmitir como access point e as demais como Terminal?
        Ficaria agradecido se alguempuder me ajudar.
        Anonimo Antonio

        ResponderEliminar
      87. Boas, estou a pensar comprar uma antena dessas mas primeiro queria saber a distancia que apanha as redes wireless, será que chega a 1km?
        quem tiver dessas antenas que me ajude e urgente...

        comprimentos

        ResponderEliminar
      88. Total linha de vista e duas NanoStation e consegues 7 ou 8 vezes mais que isso!!!!

        ResponderEliminar
      89. ok obrigado, e que eu tenho um amigo que também recebe sinal wireless mas tem uma antena daquelas de grade de 24dbi ligada a uma pen wireless e ja apanha um bom sinal será que o rendimento é idêntico?

        ps: e emissor e apenas um router nao tem qualquer antena externa

        ResponderEliminar
      90. A NS2 tem menos dbi que essa... não sei bem mas é entre os 10 a 15dbi

        ResponderEliminar
      91. sim pois tem, mas queria saber se a NS2 atinge tão bem 1 km como a outra, será que o nível de sinal a 1km e parecido ou causa muita diferença?

        ResponderEliminar
      92. ola pessoal estou com um problema na minha nano e o seguite tenho um amigo que tem net com um router ele dame acesso ao seu sinal
        criptado em wpa2 meti a chave certa mas nao abre a distancia sera mais ou menos 500 metros em linha recta sem obstacolos esperimentei com outro amigo em wpa ai sim funciona alguem me pode ajudar

        ResponderEliminar
      93. boa tarde nuno . . Parabéns pela ajuda que tens dado ao pessoal . 5 estrelas . - agradeço a tua ajuda para a seguinte questão . Tenho net em casa dos meus país e comprei uma casa que fica a uns 350 metros da casa dos meus país . a minha questão é : se eu ligar uma antena externa de 8 dbi ligada ao router e em cima do telhado dos meus país eu serei capaz de apanhar um bom sinal com uma nanostation loco m2 em minha casa ? Sendo que de minha casa consigo ver o telhado e a antena de tv dos meus país . -Estava a pensar por uma antena direcional perto da antena de tv dos meus país! . -Outra questão . . Devo alterar alguma coisa nas definições de distância da m2 loco ? . -O que me aconselhas nesta distância de 350 metros . . Enviar o sinal com antena externa e receber com a m2 loco ou enviar o sinal com a m2 loco e receber com uma pen wireless ? Desde já o meu muito obrigado ;) .

        ResponderEliminar
      94. @d.alves

        É bastante provável que consigas só com a NanoLoco2 obter o que pretendes. Sem ser preciso uma antena externa ligado ao router como falas.

        350 metros e se tens visibilidade para o telhado da casa dos teus pais e se o router estiver logo na casa abaixo do telhado não vais precisar de antenas externas. Experimenta primeiro... para veres

        Atenção é que não podes comprar a Loco M2. Ela não é compatível com os routers que usamos habitualmente em casa. Tem mesmo que ser a Nano Loco2 (Não a Mimo)

        Para usar a LocoM2 precisas de 2 uma em cada casa ligada uma a outra. Esta também é a melhor opção já que terás maior velocidade/desempenho!

        ResponderEliminar
      95. Comprei uma omini unbiquiti 5.8 mas nao consigo fazer navegar com elsys 5.8, conecta mas nao pega ip. serão incompativeis, pergunto.
        respostas para babboto@hotmail.com

        ResponderEliminar
      96. bom dia . . Obrigado pela atenção ;) . Mas eu já comprei a nano loco m2 e ela é compatível com os nossos routers pork trabalha a 5ghz mas também trabalha a 2.4 :) inclusive já a liguei e apanha muitos sinais dos routers dos deus vizinhos ! Tive o cuidado de ler sobre isso :)e até já a liguei a alguns e naveguei atravéz dela :) o k acontece é k consigo apanhar sinais de casas a 70 ou 80 metros mas ao apontar a antena para casa dos meus pais não apanho o sinal deles . E já liguei a nano em casa deles e apanho a rede deles na boa ! Será preciso modificar as definições de distância da nano ? Alguma coisa para aumentar a força da nano ? Avisa-me se tiver k mudar algumas definições para apanhar redes a 50 metros ou a 500 metros :) . É k eu vejo o telhado deles mas só vejo mesmo o topo . . Por isso pensei por a antena externa e assim tinha linha de vista entre a nano e a antena externa! Tenho mais uma questão :) as luzes da nano k nos avisam da força de sinal ao apontar a antena . -Se eu tiver a nano já ligada e configurada a apanhar o sinal de um router . -As luzes só acusam rede se a nano estiver virada para esse router . -Certo ? Mesmo k haja mais redes pelo caminho ? . -muito obrigado pela ajuda amigo ;) continua com o excelente trabalho ;) tudo de bom ;) david alves

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Correcto, podes logo configura-la em casa dos teus pais e depois observas a ligação através das luzes. Ela liga-se automaticamente ao ponto de acesso com que foi configurada. Independentemente de outras redes pelo meio....

          Eliminar
      97. Nuno, tenho duas NS 5, quando uso a segunda direto no PC, recebo sinal de internet, mas quando coloco a nano 5 na porta WAN do roteador, não recebo o sinal da internet, se eu colocar a nano 5 em uma porta LAN, ai eu recebo internet, mas só funciona como swith, queria distribuir o sinal vindo da NS 5 em um roteador GTR 2411 hp, da global tronic.

        ResponderEliminar
      98. Boa tarde,
        Seguinte, preciso obter o sinal wireless do sitio onde moro, o qual fica a uns 5km de distância de minha casa, estou pensando em colocar uma (UBIQUITI NANOSTATION5 5GHZ,14DBI NS5 HOMOLOGADO) em casa e outra na casa do sitio, somente isto irá funcionar? (problemas entre os dois lugares existe um morro).
        Desde já agradeço.

        Denner Teixeira

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Bem o material chega e sobra, agora resta sabes é se existe boa linha de vista, verifica isso com a Calculadora da Ubiquiti:

          http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/2010/12/ubiquiti-outdoor-wireless-link.html

          Eliminar
      99. Olá amigo, eu fiz a configuração de um nano station, consegui conectar na internet, só que quando tah conectado no ap que eu pego internet,eu não consigo acessar o nano station, tanto em dhcp, tanto eu colocando o ip manualmente, tentei colocar direto no pc, continua a mesma coisa, quando eu coloco ip automatico na conexao do windows, da o ip da rede que eu quero pegar internet, você sabe oque pode ser?

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Isso faz todo o sentido, ao acederes a net com a Nano em DHCP, o ip é atribuído automaticamente pela AP.

          Caso saibas os endereços distribuídos pela AP, coloca um deles na Nano no ip manual. Este é o modo mais simples!!

          Eliminar
      100. Vou comprar um Nanostation 2 e trocar minha antena da rádio para pegar um sinal aqui perto de casa de uma lan house.
        Seria necessário comprar um roteador para funcionar com notebook via wireless , ou o Ubiquiti além de "capturar" o sinal enviado pela lan house ele também serve como roteador para meu notebook?

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Sim, para apanhares o sinal wireless precisas de um segundo equipamento.

          Eliminar
        2. Então necessito de um antena Nanostation 2 de 2.4ghz + 1 roteador tp-link para que funcione a internet em toda minha casa ,correto?
          Na lan house tem um equipamento que envia sinal parecido com o ubiquiti ,creio que seja um modelo diferente.
          O ubiquiti serve tanto para receber sinal quanto para enviar sinal ?

          Eliminar
      101. Nanostation 2 tb já vem com cabo de rede azul ,correto?
        Basta instala-la do lado de fora e descer o cabo até a abertura de um roteador?
        Me desculpe pelo excesso de dúvidas, mas estou tendo meu primeiro contato com esse tipo de antenas .

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Não sei ao certo se incluiu algum cabo de rede, mas olha que vais precisar de dois cabos de rede.

          1 Liga diretamente na NS2 e no POE, o outro vai do POE ao Computador ou ao router (ao router/switch caso pretendas ligar mais computadores)

          Do lado de fora como falaste só fica mesma a NS2 e um cabo de rede até ao POE, este fica dentro de casa ligado a uma tomada eléctrica.

          Eliminar
      102. A qualidade de captura do sinal da NS2 é bem superior a essas antenas convencionais da Internet a Rádio ?

        ResponderEliminar
      103. A NS2 é a melhor opção custo beneficio do mercado ?

        ResponderEliminar
      104. Como que eu faço para configurar minha conexão que já tem um ip ativo? esse aqui: 192.168.2.192
        Eu entro aqui http://192.168.2.1/login.cgi mas não aceita a senha e o login como 'ubnt'
        Alguém me ajuda?

        ResponderEliminar
      105. Ola, Nuno! Na cidade de Volta Redonda RJ o prefeito colocou antenas distribuindo internet wi-fi gratuita para os moradores da cidade. Eu comprei uma anntena Nanostation loco M2 e fiz tudo oque esta escrito em seu tutorial; eu concegui um ótimo sinal e como a rede é aberta eu achei que ao aplicar as mudanças, deslogar e mudar o TCP/IP para obter o IP automaticamente, eu iria ter internet aqui em meu computador, mas ao fazer isso, a rede fica com sinal de interrogação e não acessa nem a antena, passando a acessá-la só quando mudo o IP da placa de rede do PC para 192.168.1.10 e ai entra nas configurações da antena denovo. Gostaria de saber como proceder para resolver esta dificundade que estou tendo aqui?

        desde ja agradeço sua ajuda e atenção.

        meu email é xade7@uahoo.com.br

        ResponderEliminar
      106. A propósito, eu esqueci de dizer o nome da rede WI-FI grátis da cidade de Volta Redonda RJ é Aldeia Digital.
        grato.

        ResponderEliminar
      107. Boas!
        Fiz tudo como ta no tuturial mas ao chegar a parte de voltar o ip automatico diz conecao ilimitada ou enexistente. o que poderei ter feito mal.

        Obrigado

        ResponderEliminar
      108. Ola! nano loco m5 inacessivel depois do reset, alguma dica? obrigado

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Depois de um reset todo volta às configurações de fabrica.

          E começares a configurar tudo de novo... ;)

          Eliminar
      109. Olá amigos, A minha nano 5 liga não acende a lan . E no notebook tá dando a mensagem: cabo de rede desconectado . Tem como eu conseguir resolver isso ? Terei que jogar fora? Aguardo! Desde já, obrigado

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Não dá para perceber muito bem onde esta o problema, mas existem algumas coisas que podes ver..

          A luz do power por trás da Nano acende ?

          As primeiras NS tinham uns transformadores de corrente que não duravam muito (os brancos), podes tentar substitui-los por uns equivalentes. Eu tive varias "NS" foi necessário substituir os transformadores 1 ou 2 anos depois.

          Verifica também os cabos de redes e a alimentação do POE.

          Eliminar
      110. Obrigado. Mas deixa eu tenha explicar de novo... tenho uma nanostation 5 aqui , o led power liga normalmente, mas o led lan não liga. No notebook ... na conexão local está dando cabo de rede desconectado. Dei um reset, todos os leds acenderam , menos o led lan . Nunca vi isso . Conhece alguem aqui no RJ que conserte isso? Pode me dar alguma dica? O que deve ser? Será que a porta lan queimou?

        Ouvi falar que trocando o chip componente "Kendin Ks8721b" resolve e a porta volta a acender e funcionar ... vi esse chip no ML por 30,00 . Ou até mesmo pode ser falta de atualização de firmware ...

        ???

        AGUARDO ALGUMA LUZ. aBRAÇOS!

        ResponderEliminar
      111. ola amigo, tenho 01 nanostation loco m5 de 5.8Ghz,eu recebo o sinal em minha casa.....meu irmão mora a uns 500 metro da minha casa e quero dividir o sinal com ele.-Tendo outra nanostation loco m5 de 5.8Ghz seria possivel ??Como faço ??

        Agradeço sua atenção.
        meu email é giosilvio@bol.com.br

        ResponderEliminar
      112. Tenho uma antena nanostation5 e quero instalar no pc e o meu sistema e o windows7.
        Gostaria que me informasse com fazer.

        ResponderEliminar
      113. Amigo por favor me ajude eu conecto minha nanostation ns5 no pc e ele nao identifica oq fazer?

        ResponderEliminar
      114. como faço para liberar portas nesse aparelho

        ResponderEliminar
      115. quais são os matérias necessário para conectar uma nano5,eu tenho a nano 5 faltam o material e como instalar. Muito grato Josué Duarte

        ResponderEliminar
      116. Olá, podem me ajudar ?

        Tem um provedor aqui no meu bairro, porem não consigo encontrar o sinal quando faço a varredura no nano loco m2, acho estranho pois eu tenho outro nano conectado nesse provedor ( pago mensalmente ), sabem me dizer pq não encontro a frequência dele ?

        ResponderEliminar
      117. Boa tarde quero usar essa antenaNS5 em um predio de 3 andares como Wireless(envio de simal) no sistema da copel fibra optica de 40mega,Mas essa frequencia de 5,8 é compativel aos computadores que são de frequencia de 2,4 etem como indicar um tecnico que faça pois moro em curitiba.aguardo. o que devo fazer?

        ResponderEliminar
      118. Ola amigo, gostaria de saber como faço para descobrir o Mac address de minha nanostation2. Obrigado pela atenção e parabéns pelo site.

        ResponderEliminar
      119. Amigo, eu quero compra um nanostation desses o M5 5.8ghz e ligar pelo meu cabo de rede ao meu roteador wifi, so qu meu roteador tem uma frequencia de 2.4 ghz, isso trará algum problema? grato.

        ResponderEliminar
      120. oi amigo não to conseguindo entrar no menu do meu air os me ajuda ja coloquei o endereço ai em cima mas nao consegui valew

        ResponderEliminar
      121. Bom tenho um problema tenho uma nano 5 estava usando internet da prefeitura pois aqui liberan esse sinal via radio, mais eu consegui resetar minha antena e nao consigo mais configurar a antena. fui na prefeitura e la me deram uma nova configuração; essa : network mode router; ip wlan() gateway()dns primario() eles me deran tudo mais não consigo acesso a net ,, como faço pra conseguir configurar novamente minha antena

        ResponderEliminar
      122. Boa tarde

        nano 5 loco, posso ligar no roteador direto, ou tenho que ter alguns acessórios, se sim quais..se não prq...
        Parabéns!!!!
        obrigado...



        obrigado

        ResponderEliminar
      123. Boa noite.
        Tinha minha nano station m5 em pleno funcionamento, me mudei para um apartemto a 10 quadra da minha antiga casa e após seis meses ao religar a antena ela não capta sinal. Apenas a luza de ligada fica acesa e a de Lan pisca as vezes.
        Sabe me explicar o que ouve?

        ResponderEliminar
      124. opa, bom dia queria uma luz sobre meu problema, configurei tudo porem ao fazer download a antena desliga, alguém poderia me explicar o pq? NS5

        ResponderEliminar
      125. bom dia, só estou com um problema aqui configurei tudo certo. internet chegou, porem ao fazer download a antena desliga automaticamente oque pode ser? NS5 obrigado desde já

        ResponderEliminar
      126. A minha só funcionou quando escolhi estados Unidos como pais e também em 20mghz no wireless

        ResponderEliminar
      127. A minha só funcionou depois que deixei como estados unidos como pais e no wirelles 20mghz ..não sei se e um bug. De firmware.

        ResponderEliminar

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      Popular no Blogue: