sábado, 15 de dezembro de 2012

Ajustar a hora automaticamente no Raspberry Pi

No meu RPi que têm feito de servidor web tenho tido alguns problemas com a hora e a data a ficarem alteradas não sei bem mas possivelmente quando existe um corte de energia ou algo do gênero. Este problema já me causou alguns transtornos em aplicações instaladas no Raspbian que trabalham com datas e horas. A instalação minima do Raspbian que tenho instalada e que têm sido alvo destes meus artigos e tutoriais para o RPi não sincroniza a hora e pior perde definições!

Para me prevenir que isso não venha acontecer novamente vou instalar um programa que sincroniza às horas e a data automaticamente no boot do RPi com a internet. Essa sincronização é feita com um programa em modo de cliente, o ntpdate.

1 - Instalo o ntpdate no Raspbian:

apt-get install ntpdate

2 - Já com o ntpdate instalado vou colocar os servidores de internet no ficheiro ntp.conf:

No meu caso e para Portugal, os servidores para a sincronização são os seguintes:

server 1.pt.pool.ntp.org
server 1.europe.pool.ntp.org
server 3.europe.pool.ntp.org


Abro o ficheiro ntp.conf para editar:
nano /etc/ntp.conf

E adiciono às seguintes linhas mais o simbolo # à frente nas restantes de modo a que fique assim:


# pool.ntp.org maps to about 1000 low-stratum NTP servers.  Your server will
# pick a different set every time it starts up.  Please consider joining the
# pool:
#server 0.debian.pool.ntp.org iburst
#server 1.debian.pool.ntp.org iburst
#server 2.debian.pool.ntp.org iburst
#server 3.debian.pool.ntp.org iburst

server 1.pt.pool.ntp.org
server 3.europe.pool.ntp.org
server 2.europe.pool.ntp.org

CTRL+X fecho o nano gravando alterações. No próximo reboot do RPi, às horas e a data vão estar certas ao segundo ;)

Mais dicas sobre o Raspberry Pi... naveguem aqui por esta etiqueta ;)

2 comentários:

  1. Estou no brasil, qual servidor eu colocaria ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, fiz a sugestão deste artigo e usei os servidores abaixo, no lugar do europeu. Funciona 100%.

      server 0.br.pool.ntp.org
      server 1.br.pool.ntp.org
      server 2.br.pool.ntp.org
      server 3.br.pool.ntp.org

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: