domingo, 28 de setembro de 2014

Trovoada = 4 portas de rede queimadas!

O mau tempo dos últimos dias voltou a fazer das suas aqui em casa infelizmente... É a segunda vez que me acontece nos últimos anos. Isto diz-me que além de não ter o equipamento devidamente protegido, que trovoadas de verão são efetivamente "mesmo" mais perigosas!

A verdade é que tenho todos os equipamento eléctricos por trás de  tomadas de supressão de picos de energia incluído a rede telefônica e o adsl. Os estragos aconteceram todos na rede ethernet de casa no total de quatro portas em três equipamentos distintos. Duas portas no router MEO, mais a porta WAN do router da FON que estava ligada ao MEO, e por ultimo a porta ethernet de um dos meus RPi.




É frequente eu desligar os equipamentos que não estou a utilizar recorrendo sempre ao botão de ligar e desligar das tomadas de supressão de picos. Faço isso principalmente por questões energéticas e os únicos equipamentos que estão sempre ligados acabam por ser esses dois routers. Já o RPi estava ou ficou ligado por esquecimento. Além destes tenho ainda sempre ligado a minha nova Cubietruck mas esta por sorte não ficou danificada ou então a porta ethernet desta é de melhor qualidade ;)

Pois é os "volts" a mais tiveram que surgir na rede telefônica e passaram pela respectiva tomada de supressão de picos da marca Trust que já tenho há alguns anos. Devo eu reclamar ?

A identificação das portas ethernet danificadas foi logo visual com os respectivos leds apagados. E a solução passa agora primeiro pela breve substituição do router da MEO pelos técnicos. Ele funciona excepto nas portas 3 e 4! Esta falta de portas agora eu resolvi temporariamente adicionando-lhe um switch.... easy ;)

Já o router da FON felizmente ele funciona em modo Bridge mesmo sem a porta WAN danificada e como só o quero para isso nem me chateio mais. Quanto ao RPi que por sinal era o melhor que tinha (512MB)... a este vou adicionar-lhes um adaptador de ethernet por USB ou uma placa Wifi. Acessórios estes que até tenho de compras passadas na DX ;)

Agora para isto não me acontecer uma terceira vez, será que tenho que ir para uma boa UPS ? E mesmo assim o que me garante que a linha telefônica fica protegida ? Desta vez não ficou com uma tomada que garantia essa proteção ;(

1 comentário:

  1. Acontece-me idêntico quase todos os anos. Portas do router queimadas e impressora ligada por cabo de rede também. Através da corrente eléctrica também uso a tomada para evitar os picos de tensão. Também gostava de saber o que usar para proteger os equipamentos da linha telefónica.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: