Avançar para o conteúdo principal

Raspberrys, Overclock, RetroArch e Tekken 3

Se pensavam que eu andava já com os meus Raspberrys encostados, estão muito enganados. Tenho trazido poucas novidades aqui para o blogue, mas continuo a gostar de partilhar configurações e experiencias que vêem do bichinho de gostar de mexer nestes gadgets tão populares hoje em dia.

Já deixei aqui no blogue algumas dicas de overclock para retirarmos o máximo dos Raspberry. Hoje trago uma atualização em que incluímos overclock também do leitor de cartões do Pi com ganhos de leitura que vão até aos 100%!! Sim podemos dobrar a velocidade de leitura no cartão de memoria, no entanto a velocidade de escrita essa mantem-se praticamente igual.


Estas configurações já foram testadas por mim em meia duzia de Raspberrys e funcionou em todos eles. Uso só cartões Class 10 da sandisk, fáceis de encontrar por exemplo nas Wortens. Os resultados podem no entanto variar de Pi para Pi e conforme, o cartão, alimentação, etc. Convém sempre é efetuar um backup do cartão antes de começar com este overclock porque se der para o torto o cartão fica corrompido e necessita ser formatado.


Em relação aos diferentes modelos dos Raspberry e para uma utilização de media center com o Kodi... É de todo recomendável o overclock do Pi Modelo B ou B+, ao contrario do seu irmão mais novo o modelo 2. O RPi 2 é de outro campeonato por assim dizer e não vejo necessidade disso a não ser que queiram retirar o máximo dessa pequena board para por exemplo juntarmos ao Kodi o RetroArch com alguns emuladores e com o Tekken 3 como veremos depois ;)

Para os Raspberry 1 é editar a config.txt com o seguinte:

 arm_freq=1000
 core_freq=500
 sdram_freq=500
 over_voltage=6
 force_turbo=1
 dtoverlay=mmc
 dtoverlay=sdhost
 dtoverlay=sdhost,overclock_50=100

No passado também tive bons resultados com estas definições.

Já para o Raspberry 2 este não necessita de todo de overclock a não ser que queiram ganhar algum speed com o excelente RetroArch a emular a PlayStation. E sabem vocês que este novo Pi trata mesma a PlayStation por tu.... eheh ;)

Para um mais modesto overclock que funcionará em todos os RPi2... digo eu:

arm_freq=1000
over_voltage=2
gpu_freq=333
gpu_mem=320
force_turbo=0
dtoverlay=mmc
dtoverlay=sdhost
dtoverlay=sdhost,overclock_50=63

Para puxarem ainda mais pelo vosso Pi2, este modo também funciona muito bem. Atenção aos cabos e transformador que alimenta o Pi. Não podem ser dos "chineses":

arm_freq=1000
core_freq=500
over_voltage=4
gpu_mem=320
force_turbo=1
gpu_freq=400
v3d_freq=300
avoid_pwm_pll=1
dtoverlay=mmc
dtoverlay=sdhost
dtoverlay=sdhost,overclock_50=100

Dizer-vós que além de efetuarem primeiro um backup do cartão, tomem nota que o Pi vai aquecer. Principalmente esta segunda configuração para o modelo 2!

Dependendo do ambiente e agora com estes dias quentes de verão é fácil a board chegar aos 70º e poucos graus!! Dissipadores acho-os ainda assim desnecessários, são barulhentos e mesmo sabendo que hipoteticamente estão a encurtar a vida dos componentes da board. Esta se vai demorar menos tempo... é porque irá ser substituída por um modelo mais recente e por vocês.

Agora, OpenELEC + RetroArch é no seguinte vídeo: Nele o RPi2 está com o overclock mais modesto e roda perfeitamente o Tekken 3 a mais de 50 frames por segundo.


Estas ActionCam (SJ4000) por muito populares que sejam, este olho de peixe é que... ;(

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)