terça-feira, 2 de setembro de 2008

howto - Instalar um cliente de torrents (Transmission) em DNS-323 ou CH3SNAS.

Este Tutorial foi alvo de pesquisas minhas na net durante algum tempo até conseguir eu próprio arranjar esta solução no meu CH3SNAS, por isso é com vontade que partilho e deixo este howto em Português para futuros interessados.


INTRODUÇÃO - NAS ou Network Attached storage, são soluções como um disco rígido externo tão usais hoje em dia, mas com a finalidade de distribuir e arranjar espaço numa grande ou pequena rede, e em vez da ligação USB são ligados por cabo de rede, ao Router por exemplo.
Além disso têm muitas mais funções como servidor de FTP, UPnP, SMB, e tb são óptimos como maquinas de Backups entre muitas outras funcionalidades.

Eu penso que estes aparelhos vão "explodir" brevemente no mercado, porque são ideais para termos todos os "nossos" documentos "centrados" num único aparelho lá em casa e facilmente acessíveis a partir de qualquer PC, PDA, Consola ou iPod, afinal quem e que não teve já problemas....onde tenho o tal documento ou aquela foto?
São aparelhos preparados para estar ligados 24H por dia, consomem pouca energia, são silenciosos e por terem um pequenino CPU podemos fazer "MUITAS" coisas com ele, como ............instalar um programa de Torrents.

Antes de começar, todos os pacotes de software utilizados neste howto são FREEWARES, e de livre utilização.

Este howto é para os D-Link DNS-323 ou Conceptronic CH3SNAS (tb deverá funcionar nos D-Link, 313, 343 e DSM-G600 ou pelo menos as instruções serão muito semelhantes).

E preciso ter Telnet no seu NAS, através do fun_plug0.5, caso já tenha salte para o passo nº6

NOTA: Numa Sessão de Telnet você pode danificar irreversívelmente o seu aparelho, fica o aviso.

1 - Faça o downloads destes ficheiros fun_plug.tgz e fun_plug ( Obrigado ao fonz )

2 - Coloque esses 2 ficheiros na raiz do disco do Volume1 do seu NAS ( se puder faça-o por FTP ) Use um programa como o Filezilla.

3 - Depois faça um reboot ao NAS e aguarde 3 ou 4 minutos, se encontrar uma pasta com o nome ffp ao invés do ficheiro fun_plug.tgz siga para o próximo passo. Caso contrario volte ao principio.

4 - Agora você já deve ter acesso ao NAS por Telnet, assim vamos agora precisar de um programa como o Putty para aceder ao NAS. O Putty e um programa simples que você não deverá ter problemas em usar, basta colocar o endereço do IP do seu NAS, e a porta que normalmente é a 23.( No exemplo IP = 192.168.1.68 ) Ver foto : ( Atenção que deverá usar o IP do SEU NAS ).

5 - Caso tenha acesso a uma linha de DOS como na foto, está tudo correcto e já fez o "mais difícil",
tem Telnet activo no NAS.
6 - O Cliente Bittorrent escolhido é o Transmission, Transmission é digamos o utorrent dos MAC e Linux, assim vamos então fazer o download dos pacotes necessários : transmission-1.33-ffp0.5.tgz, curl-7.18.1.tgz, uclibc-0.9.29-4.tgz este ultimo não deve de ser necessário mas pode instalar também. ( Obrigado ao Kylek, responsável pela compilação do Transmission )

7- Assim depois de colocar esses 3 pacotes na raiz do disco do Volume1, abra uma nova sessão de Telnet e na consola digite :

mkdir /mnt/HD_a2/.transmission-daemon
chown nobody:501 /mnt/HD_a2/.transmission-daemon


"A Pasta DOWNLOADS, e onde ficarão todos os seus downloads"

mkdir /mnt/HD_a2/DOWNLOADS

chmod 777 -R /mnt/HD_a2/DOWNLOADS

"Instalar os Programas:"

funpkg -i curl-7.18.1.tgz
funpkg -i uclibc-0.9.29-4.tgz
funpkg -i Transmission-1.33-ffp0.5.tgz

"Mostrar o Caminho do Clutch: (Clutch é o Interface Web do Transmission), depois reinicie o NAS"

export CLUTCH_HOME=/ffp/share/transmission/web
reboot

"finalmente, vamos abrir o Transmission"

/ffp/start/transmission.sh start

"Com o seguinte comando Transmission começa automaticamente sempre que ligue o NAS"

chmod a+x /mnt/HD_a2/ffp/start/transmission.sh

"Se tudo correu bem,
você poderá aceder ao Clutch através de qualquer Browser como o Firefox no seguinte endereço :"

http://192.168.1.68:9091/transmission/web/
(Substituia 192.168.1.68, pelo IP do SEU NAS)

Com o Clutch, você poderá fazer o resto das configurações, nas preferências coloque novamente o caminho : /mnt/HD_a2/DOWNLOADS/


E pronto pode fechar de vez o utorrent no Windows.

Wiki DNS-323, neste site e forum, lá existe uma grande comunidade com vários howtos, que são uma referencia a quem tenha uns belos aparelhos destes. Visite e registe-se.

3 comentários:

  1. Primo, obrigada pela tua estreia de comentário no nosso blog. Decidi retribuir... mas não percebi nada do que aqui escreveste!!!
    Bêjos & abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá "NASP"!
    Fiquei surpreendido por várias razões ao encontrar o teu blog.

    - Já há alguns meses que ando a pensar adquirir o NAS da Conceptronic (era um produto esperado há algum tempo, depois de ter conhecido o NAS200 da Linksys), devido principalmente à possibilidade de acesso via ssh (e às demais vantagens GPL/Open Source).
    - E dentro desta aldeia dos bits e dos bytes estamos ainda mais próximos (conterrâneos)!!!

    Parabéns pelo teu interesse nessas matérias.

    Já agora, a implementação do fun_plug em sistema de raid1 também deve ser transparente(não?)

    1Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Obrigado pelos teus comentarios.

    Tenho os meus discos em modo standard, para os meus backups caseiros não queria perder um disco inteiro ( Raid1 ), faço alguns backups automaticos e semanais entre algumas pastas do disco 1 para o disco 2.

    Quanto a tua pergunta penso que ficarás com o fun_plug no dois discos, mas o fun_plug apenas trabalha apartir do Volume1, podes instalar o fun_plug em qualquer modo Raid suportdo que não haverá problemas.

    cumpts

    Nasp

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: