segunda-feira, 16 de março de 2009

Instalar um Kernel mais recente no Ubuntu

O kernel é o coração de qualquer sistema operativo, é digamos o pacote de software mais perto do hardware de um PC.
É o núcleo de todo o sistema que gere a entrada e saída de dispositivos, gestão de memoria a gestão de arquivos entre outras coisas.

Compilar o kernel é uma tarefa algo demorada e para utilizadores já com alguns conhecimentos avançados, o que desde logo afasta alguns muitos utilizadores a efectuar tal tarefa. Mas também para que serve compilar um novo kernel quando uma distribuição como o Ubuntu já possui o kernel funcional ?

Como resposta, esta pode vir ao encontro de muitos utilizadores ,com este ou aquele problema no PC, nos Portáteis com aquela placa wireless que não é detectada ou a placa de som ou a webcam etc..etc, por isso nada como confirmar se o suporte já vem com a nova versão do Kernel ou se este ou aquele bug desapareceu.

É por ai que mais uma vez a Canonical/Ubuntu "estão lá" com a criação de um "lugarzito" na net com as varias versões de Kernel prontas e já compiladas conforme as configurações e os critérios utilizados no Ubuntu, tudo em pacotes .deb, prontos para a rapaziada poder testar , é só clicar e instalar.

O lugarzito é este :
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/
O tutorial em inglês no site do Ubuntu é aqui :
https://wiki.ubuntu.com/KernelMainlineBuilds

É fácil e pode dar imenso jeito ao pessoal mais impaciente....

Usem e Abusem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: