terça-feira, 5 de maio de 2009

AptonCD - O repositório portatil de software.

AptonCD não é um programa novo, alias até foi dos primeiros programas que conheci e utilizei em algumas distribuição derivadas do Debian, e isto até ao actual Ubuntu.

AptonCD é uma útil ferramenta que permite guardar todos os downloads e actualizações de pacotes via apt-get, aptitude ou synaptic em CD ou DVD! Desta forma temos um repositório portátil útil para levar e instalar noutros computadores ou para utilizar em situações em que não exista banda larga ou até numa situação catastrófica de ter que reinstalar todo o sistema.

Outra das suas "mais valias" e a de criar e restaurar backups dos pacotes há medida que vamos efectuando as normais actualizações do Ubuntu ou baixando manualmente alguns pacotes da Net, para isso basta correr novamente o programa restaurando o anterior CD ou DVD e a estes adicionar os novos pacotes.


Como já devem ter percebido, é um programa "obrigatório" numa instalação do Ubuntu, mesmo já com outros limites de tráfego e maior largura de banda, AptonCD é ideal até para partilhar o melhor do software livre com os amigos!

Esta disponivél nos repositórios do Ubuntu, abrindo a consola, basta um:

sudo apt-get install aptoncd

Usem e abusem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: