terça-feira, 27 de outubro de 2009

CH3SNAS - Montar discos de rede (NFS) no Ubuntu - 1ª Parte:

Este pequeno howto é muito simples e servirá para aceder a ficheiros e pastas pela rede através de NFS (Network File System). Os Ficheiros encontram-se no NAS da Conceptronic CH3SNAS e serão acedidos por um computador com o Ubuntu.

Os discos de rede serão montados logo no boot do PC e podemos utilizar as pastas e os ficheiros através do explorador do Ubuntu tal como se fossem discos internos no PC!

  1. Firmware da ch3snas tem que ser pelo menos a 1.03 no entanto recomenda-se sempre a utilização da ultima fw, a data deste howto é a 1.05b5. Download aqui!
  2. A ch3snas têm que estar já fun-plug.d (fun_plug 0.5) Como proceder? Podem ver por exemplo aqui neste meu howto anterior.
- Vamos aceder ao NAS por telnet, assim na consola do Ubuntu digite : (utilize o ip da sua ch3snas)

telnet 192.168.1.20

- Vamos activar o NFS, e depois reiniciamos a ch3snas :

chmod a+x /mnt/HD_a2/ffp/start/nfsd.sh

sudo reboot

- Continuando na consola precisamos de um pacote de software para o Ubuntu e vamos instala-lo:

sudo apt-get install nfs-common

- Vamos cria o ponto de montagem no Ubuntu editando o ficheiro fstab:

sudo gedit /etc/fstab

- No final do ficheiro cole a seguinte linha :

CH3SNAS:/mnt/HD_a2 /home/nasp/CH3SNAS/NFS/ nfs rsize=8192 and wsize=8192,noexec,nosuid

- Antes de guardar o ficheiro altere a seu gosto, onde :

CH3SNAS:/mnt/HD_a2/ - Nome do servidor e pasta que estamos a montar, neste exemplo estou a montar todo o disco 1.

Outros EX : 192.168.1.20:/mnt/HD_a2/data/videos/ ou ch3snas:/mnt/HD_a2/musica

/home/nasp/CH3SNAS/NFS/ - Pasta local no Ubuntu onde teremos acesso aos ficheiros da rede.
É muito importante criar as pastas antes
, neste caso criei a pasta CH3SNAS e a subpasta NFS, tudo na minha home folder........... a casa do Nasp :)

Outros EX: /home/deanna/documentos/ ou /home/james/imagens/avatar/

Caso pretenda fazer o mesmo para o disco 2 da ch3snas tem que adicionar uma segunda linha no fstab, agora para : ch3snas:/mnt/HD_b2/ , não esquecendo da criação das pastas na home folder.

E pronto acho que não me esqueci de nada.... reinicie o Ubuntu.

Testado no Ubuntu 9.10 RC e na Ch3snas com fw 1.05 (31-12-2008).

Na 2ª Parte deste howto, vamos configurar basicamente o mesmo mas para um acesso a redes Windows (Protocolo samba na ch3snas).

3 comentários:

  1. Tanta complicação para montar isso? Até me desincentiva de me tentar meter nessas coisas dos NAS! :)

    ResponderEliminar
  2. É, mas qualquer NAS têm já pelo menos um servidor Samba a funcionar praticamente out-of-the-box apartir dos "teus" locais de rede do Sistema Operativo, num entanto este metodo é melhor.

    Não sei como é que consegues passar sem ter um NAS em casa, afinal estamos a falar do Super-Geek Carlos Martins!

    A Possibilidade de por exemplo ter o PC desligado e ter acesso aos meus ficheiros em casa ou na internet, para mim é tudo!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Tenho o meu Pseudo-NAS, com discos USB pendurados num PC "always-on" (que também faz mais coisas obviamente.)

    Gostava de ter um NAS dedicado, mas é complicado encontrar o equilibrio perfeito entre: gastar pouca electricidade, ter redundância caso um disco pife, capacidade de expansão a longo prazo, não ficar preso a nenhum hardware específico (em caso de avaria, poder rapidamente resolver o problema.)

    O meu plano por agora é usar um PC "normal" para servir de NAS, com os power savings no máximo... Haja tempo para andar a brincar com isto. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: