quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desempacotando o meu Fonera 2.0n

Chegou hoje pelo correio o meu fonera wireless N... No dia 23 de Setembro a FON pós a venda na Europa o seu mais recente router o Fonera 2.0n, logo no dia seguinte reservei uma unidade para mim!

As principais novidades neste router da FON em relação aos seus anteriores modelos não são só esteticas! Pois agora e finalmente já temos 4 portas ethernet disponíveis, a norma wireless actualizada para 802.11n e claro, a util porta usb 2.0 colocada agora na parte frontal do router para ligação de discos rígidos, webcams, usbpens e pens 3G!

Para além do serviço de partilha da FON com os seus 2 SSIDs, um privado e um publico para "vender-mos" Internet, este fonera vêm carregado com uma panapolia de utilitários que vão desde cliente de torrents, download manager que funciona com contas rapidshare e megaupload, ou o ainda melhor uploader de vídeos e fotos para os principais serviços como o Youtube, Flickr, Facebook e etc... Este fonera é um "expert" que até nos manda mensagens sms de estado via twitter!! :)

Logo para experimentar o Youtube uploader, fiz este pequeno vídeo desempacotando o fonera:



Mantenham o F5 ligado aqui no blog, porque nós próximos dias vou testar melhor este bichinho.

NOTA IMPORTANTE: Nos modelos que a FON está agora a distribuir existe um bug na fw que afecta os utilizadores de língua Portuguesa que utilizem um browser em PT ou PT_BR. O bug não permite ter acesso as configurações do router como esta explicado aqui neste forum. A resolução é muito simples, basta usar um browser temporariamente num idioma diferente para aceder ás configurações do fonera é efectuar o update de firmware disponivél que corrige precisamente este bug. Depois do update já podemos "brincar" com o fonera em PT :)

3 comentários:

  1. Oi , recebi hj o meu , conseguiste por alguma placa 3g a funcionar?

    ResponderEliminar
  2. @Ricardo

    Não ainda n testei isso, na realidade não uso 3G, por isso não vou testar isso tão cedo.

    Apenas andei a testar a velocidade e o alcance do router aqui em casa, e também efectuei o flash da firmware DEVELOPER para ter acesso a linha de comandos SSH para poder brincar mais a serio.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo já tentaste seguir a Wiki :

    http://wiki.fon.com/wiki/3G_Configuration

    vê também se possui uma placa compativél com o Fonera :

    http://wiki.fon.com/wiki/3G_compatibility

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: