sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Gerador de sources.lists para o Ubuntu:

No Ubuntu o ficheiro das sources.list contém os endereços dos repositórios de software que servem para o computador instalar e actualizar os programas.

Esse ficheiro está em /etc/apt/sources.list e nalguns casos...... em especial utilizadores mais curiosos (como o Nasp por exemplo), que após alterarem esse ficheiro sem efectuarem previamente um backup acabam mais tarde por perder ou achar falta nalguns importantes endereços para o sistema.

Não é fácil criar esse ficheiro manualmente pois ele difere consoante a versão do Ubuntu que se utiliza.... por isso existem alguns sites que geram automaticamente esse ficheiro facilitando a coisa :)

Um dos mais recentes sites é este: http://repogen.simplylinux.ch/ que permite escolher e personalizar muito bem o ficheiro das sources.list adicionando também alguns repositórios não oficiais mas muito úteis de aplicações de terceiros!

Depois de gerar correctamente as suas fontes no site (É MUITO IMPORTANTE escolherem correctamente a versão do Ubuntu) é só copiar depois o resultado para o ficheiro original das sources.list utilizando por exemplo a consola :

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Feche salvando o ficheiro podendo desde logo executar o update do sistema :

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Isto é algo muito útil que já me ajudou no passado, por isso guardem esta dica :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: