sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Osmos (iPod/iPhone)

Como alguns de vocês já sabem, agora que já tenho um iPod Touch da Apple, deixem-me escrever aqui qualquer coisa sobre a melhor descoberta que fiz nestas últimas semanas em que ando de iPod no bolso :)

Se uma das grandes desculpas que me levaram a comprar este produto da Apple foram os jogos que actualmente podemos encontrar na App Store. E embora tenha passado já algumas dezenas de horas ao tiro neles com alguns óptimos shmups, nada se compara ainda há experiência e ao relaxamento que um jogo como o Osmos me conseguiu proporcionar...


Osmos é um jogo de 2009 da Hemisphere Games que eu apanhei praticamente ao acaso e em promoção na App Store a 0.79 centímos!!! Nunca tinha ouvido falar do jogo e comprei-o por achar os screenshots um pouco fora do vulgar.

A primeira vez que comecei a jogar achei-o demasiado simples e por vezes até igualmente aborrecido. Osmos é mesmo um jogo simples em 2D com grafismo também simples em que nós controla-mos uma pequena bola (ou molécula) de energia azul. Essa bola de energia vai-se mantendo no jogo à medida que vai crescendo.

E como é que ela cresce ? Engolido às bolas mais pequenas! Osmos é mesmo isso do come ou ês comido... é a velha lei do mais forte :)


Osmos passa-se em varias fases divididas por níveis, em que cada nível têm um objectivo que pode ser tornar a nossa bola na maior de todas ou simplesmente absorver só a bola da biosfera.

Osmos é um jogo de muita paciência, porque se os primeiros níveis são muito fáceis depressa as coisas se complicam porque nós ao movermos a bola ela vai ficando mais pequena. Isto obriga-nos a repensar e a estudar não só o nosso caminho mas todos os movimentos das bolas pequenas que queremos engolir e das bolas grandes que queremos evitar! O encosto numa bola maior que a nossa (bolas vermelhas) rapidamente desaparecemos para dentro dela originando logo Restart Level.....

É após algumas dezenas de minutos a olhar para o trajecto das bolas, e a aumentar e a diminuir o zoom do ecrã para calcularmos às melhores trajectórias (muitas de raspão.. lol), que começamos então a descobrir esse mundo fantástico e a envolvência que Osmos consegue transmitir para quem está a frente dos comandos.

A musica que podemos escutar no jogo surge como complemento e consegue de uma forma subtil agarrar o jogador ao jogo, colocando-o no centro do já fantástico ambiente criado por Osmos... sei lá, mas é como se fossemos o Sol no meio do Sistema Solar, sendo às bolas os planetas e as estrelas. Tudo tal e qual como às melhores projecções que tenham visto numa qualquer aula de Física ou nalgum Pavilhão de Conhecimento :)

Depois a musica parece ser obra de Deuses, muito minimalista toda ela electrónica é do melhor que alguma vez ouvi em videojogos! Um assombro musical que consegue elevar o jogo para um nível de brilhantismo incomum em empresas independentes de videojogos como é esta Hemisphere Games!


Sei que estou um pouco agarrado a este jogo, afinal são muitos minutos já ao fim de vários dias a relaxar e a aliviar o stress com o Osmos :) Mas sabendo isso e porque já cá ando a muitos anos a jogar jogos de vídeo, tenho que afirmar que Osmos é uma obra-prima. É um jogo com um "Ambiente" incrível para jogar numa sala às escuras e de fones nós ouvidos!

Osmos além das versões iPhone/iPod, esta também disponível para o iPad, para o Windows, Mac e Linux!

Não há razão pois para vocês não experimentarem esta autêntica aspirina para às dores de cabeça que é este jogaço chamado OSMOS.

Hemisphere Games, I SALUTE YOU


1 comentário:

  1. Tem bom aspecto realmente.
    Uma versão lite (gratuita) do jogo é que valia a pena (a coisa está a ficar preta)...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: