terça-feira, 15 de março de 2011

Acabei de comprar: Dlink DNS-320

Não era exactamente o que queria, já que pretendia substituir a minha CH3SNAS por um novo NAS de quatro discos para usar em RAID5...

Mas como o orçamento é que manda e os NAS da Qnap ou da Synology a continuarem bastante caros, a opção acabou por recair numa das novas caixas de rede da Dlink, a económica DNS-320!


É um produto novo da Dlink com dois slots para discos sata de 3.5, enfiados tipo torradeira fazendo com que a caixa seja realmente muito pequena! Possui uma porta USB2.0 frontal com botão de backup, e uma porta de rede Gigabit.

A DNS-320 têm 128 MB de ram e um processador 800 MHz Marvell 88F6281, o que faz com seja "equivalente" aos melhores Pentium 3!



É portanto mais poderosa que a minha CH3SNAS, e irá substituir brevemente esta numa ligação sempre de 24/7. A minha Conceptronic CH3SNAS terá finalmente um merecido descanso ao fim de cerca de 3 anos de intensa utilização (foi uma das minhas melhores compras de informática), ficará só para backups e de algum modo vai colmatar a falta do tal NAS de quatro slots.


A DNS-320 é um produto com suporte fun_plug, possibilidade de instalação também de pacotes de software Optware, e como se isto não fosse já suficiente a própria Dlink disponibiliza uma instalação chrooted do Debian Linux. Tudo coisinhas essenciais para quem gosta de brincar com estes aparelhos, e algumas das razões determinantes para a minha escolha.

Podem encontrar esta nova Dlink DNS-320 online com preços abaixo dos 100€...o que é óptimo!

Links:
Wiki-DNS320
NAS-Tweaks.net/dns320

2 comentários:

  1. Amigo, estou pesquisando esse nas.
    Nesse quase 1 ano de uso, como estão as coisas?

    Grato

    ResponderEliminar
  2. Olá Ice

    Usei-a durante cerca de 6 meses, depois vendia em segunda mão, tal como a ch3snas. Não porque não estivesse satisfeito, mas porque precisa de algo maior. (Montei um unRaid Server)

    Da Dns-320 é uma excelente compra se procuras um nas de dois slots. O preço dela é muito bom. E defeitos só o ventilador que ela traz faz um bocado de barulho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: