sexta-feira, 29 de julho de 2011

unRaid Server - A solução ?

Hoje em dia com os discos rígidos a chegarem aos 3TB, imaginem o que é perderem os ficheiros armazenados num desses discos!!! 

Discos externos usb todos têm ao lado do PC ou do portátil. Normalmente sempre cheios e provavelmente sem backups do seu conteúdo. Existem ainda outros tipos de armazenamento mais caseiros como os discos de rede, ou NAS. 

Pessoalmente à muito que guardo parte dos meus ficheiros nesses NAS. E como o espaço acaba por faltar sempre mais tarde ou mais cedo. Tudo acaba por ser gerido monetariamente... afinal é sempre mais fácil comprar outro NAS de dois slots ou outro disco usb de 2tb ou invês de apostar numa solução maior e com mais garantias.

É exactamente isso que me acontece actualmente... vários discos usb uns na gaveta outros na sala, dois NAS, e já não sei bem onde tenho o quê! Para além de perder imenso espaço porque tenho copias de uns e outros, um desperdício porque tudo esta separado!

E neste sentido que há pouco conheci este software, este unRaid Server da Lime Tech! Este sistema operativo para gestão de servidores e NAS é especialmente vocacionado também para conteúdos de ficheiros digitais de vídeo imagem e áudio para HTPC e outras coisas claro.

Este S.O é baseado no Slackware Linux mas não é open source, é proprietário. Possui na minha opinião algumas vantagens super-interessantes em relação a outros sistemas de Raid e outros softwares como o FreeNAS ou outros sistemas como o Drobo que são uma roubalheira em termos de preços. Este sistema corre a partir de penUSB em hardware que seja compatível com Linux. Possui também imensos add-ons com muitos programas para os mais diversos fins, alguns bens interessantes como um "Encoder" de vídeo em tempo real para distribuir vídeos por outros aparelhos na rede... e etc!


Podemos pois montar o nosso servidor consoante às necessidades e consoante o orçamento disponível! Em cima disto que já é bom, agora vêm grande parte das vantagens deste software... pois podemos aproveitar os discos que temos, grandes ou pequenos, de diferentes marcas e diferentes capacidades!!! Com o tempo podemos juntar mais discos ou até retirar discos do servidor mantendo os dados que ficam nos outros discos!

Todos os discos têm enorme flexibilidade porque podem ser retirados um a um do servidor para se ligarem em outros PCs! Em caso de discos danificados o unRaid Server só recupera sempre um de cada vez! Dois discos danificados ao mesmo tempo significa perda de dados, mas não nos outros discos bons!

Ainda em cima disto tudo e ao contrario também de outros sistemas usar o armazenamento não significa que teremos todos os discos a trabalhar! Usamos um disco e só esse disco sofre o "wake-up"! Todos os outros ficam em modo sleep, uma grande vantagem se pensarmos em sistemas de 6, 8 ou mais discos com todos "acordados" e a gastar energia desnecessária. Este era claramente um factor que me afastou durante muito tempo dos sistemas Raid tradicionais.

unRaid Server é um software proprietário e é distribuído em três versões:

  • FREE, unRAID Server Basic: Up to 3 drives: 2 data, 1 parity
  • $69, ($99 for two), unRAID Server Plus: Up to 6 drives: 5 data, 1 parity
  • $119, ($149 for two), unRAID Server Pro: Up to 16 drives: 15 data, 1 parity 
Uma excelente solução caseira que como já devem ter percebido já me convenceu plenamente. Nas próximas semanas vou construir o meu primeiro unRaid Server! Estejam então atentos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: