domingo, 4 de setembro de 2011

O meu servidor unRaid...

Depois de aqui há uns meses atrás ter conhecido o software unRaid da LimeTech (graças mais uma vez ao XBMC...lol), não consegui ficar muito mais tempo sem construir o meu primeiro servidor UnRaid... e ele aqui esta:

Já vós disse no passado algumas das funcionalidades que me levaram a escolher este software. Entre elas o grande destaque é obviamente a sua tecnologia de raid única muito mais flexível em relação aos raids mais usuais...

Repetido-me um pouco, UnRaid Server é especialmente concebido para armazenamento de ficheiros de média. É tão flexível que podemos aumentar ou diminuir a capacidade do servidor com vários discos de diferentes marcas ou tamanhos. Ide ou Sata os discos podem até ser posteriormente ligados a outro computador que não existe perda de dados! Com isto e no pior dos cenários caso falhe mais do que um disco ao mesmo tempo, só se perdem os dados desses discos! No caso de um só disco avariado, o unRaid recupera esses dados com o disco de paridade que é apenas um e é capaz de recuperar até 22 discos que é o numero máximo actual suportado por um servidor com o unRaid!!! 

Outra das vantagens é que termos um servidor com 10 ou 12 discos em raid não significa que todos os discos estão ligados e a gastar watts! Isso é bom para os outros sistemas de raid.... Com o unRaid se estivermos a ler dados de um disco só, é só esse disco que se encontra acordado... no caso da escrita, e esse disco mais o disco da paridade... isto sim é um Green Server!

Todos os watts contam era essa a minha principal prioridade!


Inicialmente pensava em adquirir uma placa mãe com Atom integrado, ou mesmo uma das novas AMD Fusion. Para gostar pouca energia estas motherboards mini-itx estarão certamente no topo das listas das mais poupadinhas. No entanto e porque com um servidor unRaid podemos usar add-ons para descodificar audio e video em tempo real, algo que um processador Atom limitaria certamente... e por isso estas acabaram por ser as minhas escolhas:


Mobo : Asus P8H67-M LE REV 3.0
CPU   : Intel Core i3 2100T 3M Cache   Celeron 1.6GHz G440 35W TDP
PSU   : Corsair Builder Series CX600W V2 80PLUS
Case  : Nox Max (Budget Case for 6 disks, and more 3 / 5.25 bays)
Corsair 2GB 1333 mhz DDR3
2 x 120mm Nox Blacid Acer
1 x 80mm Nox Blacid Acer
USB Pen Kingston DT100G2/8GBZ (com o UnRaid Server Plus)

Os discos já os tinha e foi só retira-los das minhas "outras" caixas externas e NAS:

2 x WDC_WD20EARS-00MVWB0 2TB
3 x SAMSUNG_HD204UI 2TB
1 x 2.5 drive disk WDC_WD1600BEVS 160GB

EDIT: O CPU foi substituído por um Celeron G440 uns meses mais tarde, com iguais valores de consumos em Idle.
EDIT - Novembro 2012: Substitui a caixa NOX por uma maior e com gavetas removíveis, ver aqui.

Este disco pequeno não faz parte do Array, é apenas para usar para às aplicações, ou também para usar como cache drive de alguns dos meus "shares" no servidor.

O processador é o novo Core da segunda geração (Sandy Bridge) i3 2100T que a Intel diz conseguir uns espantosos 35W TDP!!! Com base neste escolha e na board com socket 1155 para o i3 o orçamento inicial previsto ficou logo destruído :)

Note-se que a placa e a caixa é micro-atx. Gosto de computadores pequenos e para montar isto num formato ainda mais reduzido como o mini-itx para além de ser mais difícil devido ao numero de discos era ainda muito mais dispendioso.

Esta caixa permite levar no máximo 10 discos de 3.5". Isto se contar com às três baías de 5.25" que podem ser transformadas em espaço para 4 discos de 3.5", com o respectivo adaptador claro! Por ser barata esta caixa também permite um futuro upgrade fácil... mas por agora e suficiente até porque não tenciono utilizar mais do que 6 ou 7 discos com estes a crescerem de capacidade...


O software corre inteiramente a partir da ram do computador. O boot é efectuado na PenUSB que copia os dados para a memoria ram. Isto além da execução rápida permite obviamente que todos os discos possam ficar adormecidos já que não existem qualquer aplicação a correr neles... Green Server!



Os 2gb de memoria ram do computador chegam e sobram para qualquer das tarefas. No entanto existe também a possibilidade de instalar maquinas virtuais em cima do unRaid Server. E ai sim a adição de mais memoria e de todo recomendada... algo para o futuro :)

Dei o meu melhor na arrumação dos cabos... :)


A caixa é pequena mas com espaço para levar três ventiladores para manter o sistema o mais fresco possível. Nota que modifiquei as ligações dos ventiladores de 120mm Nox Acid e liguei-os só a 5V. Com isto além de manterem o ambiente  fresco tenho também um sistema super silencioso. Os discos não chegam aos 40ºg o que acho que é bom.


O fonte tem controlo automático de velocidade... e sinceramente nunca a ouvi! Já o ventilador do CPU encontra-se definido na bios da board para trabalhar em modo de silencio, a temperatura roda os 35º a 40ºg!

Nos primeiros testes com transferências de ficheiros através de redes samba eis os resultados... Primeira imagem leitura, segunda imagem escrita :


Quer por FTP ou por redes NFS estes valores serão certamente superiores. No caso da escrita estes valores podem ser facilmente melhorados com a adição da tal drive de cache.

E umas imagens do ambiente de gestão e configuração do unRaid...


Um array com 8 TerraBytes de espaço protegidos por apenas um disco de paridade! (super expansível graças a este único e fabuloso sistema de raid)


E afinal será este um Green Server ? Quantos watts uma maquina desta gasta ?


33.6 Watts é o valor em idle (todos os discos desligados)
102 Watts é o valor máximo que acontece quando se liga o servidor.
52 Watts com todos os discos ligados e a efectuar copias de dados.
35 Watts com o disco de 2.5 ligado e o SABnzbd em descargas.
1.4 Watts com o servidor desligado.

Backups, vídeos, audio, fotografias, utilização do Transmission e do SABnzbd. FTP, Samba, Video Transcoding para dispositivos moveis, e uma gigante base de dados do XBMC... Só para começar!

Um sistema destes e pelo menos recomendado para todos aqueles que tenham discos externos cheios e espalhados lá por casa :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: