sábado, 31 de dezembro de 2011

Renomear múltiplos ficheiros de uma só vez com o Thunar nunca foi tão fácil.

Esta é daquelas dicas que todo o mundo já precisou de saber, fazendo com que muitos acabassem por optar pela maneira mais chata e cansativa de mudar nomes a vários ficheiros individualmente! Para além dos que rapidamente desistiram de tal ideia ;)

Pois bem aqui no blogue já falei em aplicações para essas tarefas de renomear múltiplos ficheiros muito facilmente com o gpRename, e mais recentemente com o pyRenamer.

Ambas estas aplicações são óptimas, no entanto e na minha opinião existe ainda uma opção mais fácil de renomear essas dezenas ou centenas de ficheiros em dois ou três cliques. E desta vez explico como o podem fazer com o próprio explorador de ficheiros Thunar!

Com o Thunar basta abrirmos a pasta onde estão os ficheiros que queremos mudar o nome, seleccionar os ficheiros fazendo renomear com o segundo botão do rato...


Abre-se uma nova janela onde são apresentadas varias opções como substituir, inserir, retirar, mudar maiúsculas ou minúsculas...etc. Basicamente todas às opções que são precisas para "ajeitar" os nomes dos ficheiros a gosto de cada um!

Na mesma janela das opções vê-se o novo nome que o ficheiro terá antes mesmo de efectuarmos a alteração. Útil não é ?


O Thunar não é o explorador de ficheiros padrão no Ubuntu, mas podem facilmente encontra-lo nos repositórios oficiais com o seguinte comando:

sudo apt-get install thunar

Excelente dica esta para ultimo artigo do ano... hein!

Feliz Ano Novo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: