segunda-feira, 28 de maio de 2012

5 linhas de: Bulletstorm

Bulletstorm é um jogo de ação que estoirou nos PCs e nas consolas em Fevereiro de 2011. Desenvolvido pela People Can Fly e pela Epic Games, este FPS acabou por ser uma surpresa agora que o terminei...

Apanhei-o numa promoção diária na Steam da Valve custando-me apenas 5€. Um baratucho download digital que se revelou altamente compensador. Demorei cerca de 12/13 horas a terminar a campanha no modo normal do jogo.

Sendo um FPS, este Bulletstorm funciona bem para desenjoar de shooters de ação como a serie Call of Duty. Bulletstorm não tem o realismo desses jogos e parece mais uma evolução de Duke Nuke, pelo menos na forma e violência louca como despachamos os inimigos.



É pois um jogo direto de ação simples mas divertido em que ganhamos pontos conforme a maneira como nos livramos do inimigo. Para que isso aconteça das mais variadas formas e feitios temos um longo chicote tipo laser com que puxamos os inimigos e até movimentamos e abrimos partes dos cenários. Podemos usar também as pernas para aplicar violentas patadas nos adversários. Tudo combinado com as poderosas armas e com os cenários do jogo cheios de armadilhas a matança torna-se obviamente mais que divertida. Eu adorava por exemplo puxar o inimigo com o chicote, aplicava-lhes uma patada para depois em câmara lenta disparar um tiro certeiro na cabeça ;)
Estes ganhos, estes pontos depois traduzem-se em novas armas e upgrades que podemos comprar. Todas as armas têm segundas funções e só as conseguimos sendo bastante engenhosos a despachar os inimigos já que recebemos mais pontos conforme cada kill.

A historia do jogo essa passa-se num planeta distante chamado de Stygia onde o herói Hunt se despenha. Hunt é um militar traído que quer destruir todos aqueles para quem trabalhou no passado. Nada de especial mas funciona e tem aquela introdução digna de grande ideia para aparecer num próximo grande filme SciFi. Falo claro naquele momento em que eles descem aquele arranha-céus por fora na horizontal a andarem com qualquer coisa como umas botas especiais!!



Graficamente os lugares de Stygia são soberbos com muita variação de lugares e cenários, mesmo que pelo meio acabemos por regressar a zonas semelhantes. A versão do jogo nos PCs vêm bloqueada às 30 frames por segundo a 1080p, (60fps só a 720p). Foi assim que desfrutei do jogo em FULLHD num ecrã de 50" com todos os detalhes no máximo acabando por ficar por vezes deveras impressionado e num estado de awesome total com algumas belas vistas. Tudo isto é realizado com o conhecido motor de jogo Unreal Engine 3 muito bem afinado.

Na campanha uma das situações mais engraçadas e quando pilotamos um T-REX mecânico com um comando na mão e com o bicho metálico a destruir tudo o que aparece a sua frente. A certa altura até existe uma pequena e engraçada canção sobre o T-REX que muito me fez rir e que inevitavelmente tive que ouvir uma e outra vez. ;)

Outro momento do jogo que recordo é perto do final quando a bordo de uma nave em fuga ficamos radeados de tropas especiais. Cena esta que muito me faz lembrar os episódios finais da serie de animação para TV, Conan: o Rapaz do Futuro!



Como todos os bons FPS não falta também o modo sniper em Bulletstorm. Este modo sniper é um acréscimo de qualidade e divertimento assinalável já que é verdadeiramente espetacular! Depois de fazermos mira nos inimigos e logo que disparamos o tiro seguimos a bala numa perspetiva de terceira pessoa. Neste modo a câmara segue mais lentamente e podemos desviar a trajetória da bala já que os inimigos também eles se desviam milimétricamente nos últimos momentos.

Tenho também que dizer que existe algumas semelhanças no ambiente e no grafismo do jogo e das personagens com a serie Gears of War da mesma Epic Games. Isto é pois mais um elogio e uma comparação que posso fazer a quem conhece bem a qualidade dos GOW. Já o modo multiplayer de Bulletstorm é talvez o seu aspeto mais fraco com poucas opções. Existe também o modo cooperativo com que podemos levar um amigo para jogar a campanha em duo. Coisas que deixei para trás já que como jogador sempre me tenho focado mais nos modos historia.

A musica também ela é de primeiríssima qualidade com destaque principal para o tema do Menu principal. Uma soundtrack do compositor Michael Cielecki!

Já perceberam que gostei bastante deste Bulletstorm. É divertido, é um FPS de ação sem realismo algum, mas em contrapartida é muito old-school como eu gosto! Uma verdadeira pechincha que apanhei por 5€ na Steam. E a este preço meus amigos... não há pirataria que resiste ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: