terça-feira, 8 de maio de 2012

myHTPC 2: A versão dois!

Praticamente três anos passaram desde que montei o meu PC para servir de Media Center... Sabem vocês que mesmo com tantas soluções como os PopCorn e os Xtreamers que por ai há para o efeito, continuo a preferir montar eu peça a peça uma maquina dedicada para a minha sala de home-cinema.


Nesta nova maquina que montei nas ultimas semanas o propósito principal será o de continuar a utilizar o XBMC para visualização de conteúdos de áudio e vídeo praticamente a 100% em streaming.
Também algum "gaming" com jogos retro e emuladores mas estando a plataforma de jogos da Steam a cabeça com muitos jogos adquiridos digitalmente. Não há pois muita intenção de usar formatos físicos, é mesmo tudo na Cloud! Para mim às caixas e discos de plástico já eram...

OS COMPONENTES:

Os componentes nem todos são novos, usei alguns de outras maquinas e até troquei peças entre elas de modo a equilibrar tudo como queria, isto mantendo orçamentos baixos! O formato escolhido foi novamente o mini-itx que têm evoluído bastante sendo capaz de montar PC poderosos sempre com consumos baixos de energia.

A principal diferença entre esta versão dois do myHTPC, foi a troca do Ubuntu pelo Windows 7. Não porque não esteja satisfeito com o Ubuntu, mas porque o "gaming" e a plataforma da Valve assim o exigiram! Foi por causa dos jogos que senti a necessidade do upgrade. Foi por causa dos jogos que também tive que adicionar um componente novo que não fazia parte da anterior versão. É que por mais que os CPUs e os gráficos onboard tenham evoluído, quando toca aos jogos nada como a ajudinha de uma placa gráfica.


Eis então os componentes:

Caixa: Apex MI-008
Mobo: Gigabyte GA-H67N-USB3-B3
CPU  : Intel i3 2100T
RAM : 4GB DDR3 1333mhz Corsair Value Select
Disco : 3.5" e 1.5TB Seagate 5400rpm
Gráfica : PowerColor ATI HD7750 1GB DDR5

Comentado rapidamente os componentes, a caixa têm um preço bastante baixo e já traz uma fonte de 250W. Têm boas dimensões para o que queria, com painel frontal bonito em preto espelhado. Embora não tenha tão boa ventilação quanto a Sugo SG05 que usei anteriormente. Possui um perfil mais baixo e ideal para eu colocar em gaveta com era a intenção. A board Gigabyte com socket 1155 para ser compatível com o CPU. Esse CPU veio do meu servidor Unraid, troquei-o por outro de modo a aproveitar algum músculo deste i3 não gastando qualquer €uro neste componente ;)

A RAM foi da mais económica, o disco transitou igualmente de outra maquina. Espaço mais que suficiente mas o facto de ser de 5400rpm acaba por não ser o mais indicado em termos de velocidade. Mas pronto é componente que se troca facilmente...

A questão da gráfica foi a mais complicada, primeiro devido ao pouco espaço disponível na caixa (apenas um slot), e depois porque isto de escolha de gráficas têm que se lhes diga... Acabei por escolher um modelo novo da ATI, o chipset HD7750 por ser indicada mesmo para este tipo de computadores media center apresentando consumos assinaláveis para uma placa gráfica. E depois é de apenas um slot, é silenciosa e pequena para caber dentro da caixa. Ao usar esta placa troquei as fontes entre os myHTPCs, já que a fonte da Sugo SG05 de 300W é mais indicada e segundo as contas que fiz precisava de uma fonte de 278W para estes componentes todos.


A MONTAGEM:

A montagem foi mais difícil na parte óbvia de arrumação dos cabos e demorei até algum tempo a deixar tudo minimamente em condições. É apenas na montagem que gostaria que a caixa fosse maiorzita claro esta... ;)

Com espaço adicionei também duas ventoinhas silenciosas de 120mm ligadas a 7v para manter a caixa arejada. Também coloquei um leitor/gravador de DVDs Asus que serviu até agora para instalar o sistema e silenciar o disco...lol


DICA: Usei um LiveCD do Ubuntu com o hdparm para calar o disco que era o componente do sistema que mais barulho fazia. Este comando não resulta em todos os discos... para mais em discos Sata e é provável que aconteça uma pequena quebra de velocidade. Mas o mais normal é não notarem nada a não ser o silencio, se funcionar claro!

O comando foi este:

hdparm -M 128 /dev/sda

OS TESTES: 

Usando o software PerformanceTest para um rápido teste há maquina eis os resultados principais:


Já os consumos foram de 54Watts em utilização normal do Win7 + XBMC a ler conteúdos de áudio e vídeo. Este valor facilmente baixava para menos de 40W se não usa-se a placa gráfica. Algo que era mais que suficiente para HTPC com apenas este Intel i3 que possui gráficos HD2000 incluídos.

Mas como disse os jogos mandaram e com esta placa em "full-power" os consumos rondam os 88Watts. Valor que confirma esta placa HD7750 como uma das mais económicas... penso eu ;)

Já nos jogos consigo rondar as 60 frames/720p com tudo no máximo no Bulletstorm!!! Em 1080p o jogo encontra-se bloqueado nas 30 frames o que também é conseguido.

Confesso que fiquei um tanto surpreendido com estes resultados, pois jogar a 720p eu já ficava satisfeito. Estes números aliados ao socket 1155 da board, quer dizer que este myHTPC como maquina de jogos pode durar uns bons anitos com um CPU quad-core ivy-bridge por exemplo...


E quanto aos preços uma maquina destas monta-se atualmente por cerca de 380€, isto sem contar com o valor do disco rígido e do software!

Em termos futuros bem sei que um CPU i5 2500K ou um disco SSD tornavam este media-center mais explosivo, mas por agora vai ficar assim até porque o software não pede mais.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: