segunda-feira, 23 de julho de 2012

Actualização de firmware e desbloqueio do USB Media Player nos modelos Plasma LG PK/PJ de 2010

Foi há poucos dias que resolvi efetuar o update de firmware do meu plasma LG 50PK250. Comprado em Maio de 2010 encontrava-se ainda com a firmware de origem, a versão 3.14.

Durante este tempo a LG lançou vários updates firmware (seis no total) sendo a ultima versão a 3.28. As melhorias ganhas com a actualização do plasma são ao nível de qualidade de imagem com melhores cores, imagens mais claras, e melhorias também no comando remoto com respostas mais rápidas ao pressionar das teclas.

Este update é só possível e só deve ser feito nas TV Europeias, servindo para os modelos produzidos pela LG durante o ano de 2010. E que são os seguintes: (PJ250, PJ350, PJ550, PJ560, PK250, PK350, PK550, PK560).

Embora os modelos sejam diferentes, o software/firmware é único para todos esses modelos. Por isso mesmo acaba por ser possível desbloquear o leitor de media que se encontra oculto nos menus do PK250 e que por exemplo já é visível e é utilizado pelos utilizadores do modelo seguinte, o PK350. Esse leitor de media por USB 2.0 dá para rodar MP3, JPEGs e vídeos DivX HD com suporte de legendas e tudo!


Todas estas informações foram retiradas da Wiki OpenLGTV onde se encontra até muito mais informações que estas que eu acabei de descrever. Existe ainda uma pequena modificação aplicada na firmware (LGMOD), que permite que tenhamos rede na TV através de um adaptador de Ethernet por USB compatível. Isto não permite que se tenha internet no plasma infelizmente, mas serve mais essencialmente para ter acesso a redes NFS, Samba, e UPNP como cliente.

Voltando ao desbloqueio do leitor de media por USB, esse desbloqueio pode ser feito mesmo na firmware de origem, sem ser preciso efectuar nenhum update de firmware ou alguma modificação mais complicada. Este processo é feito através de um patch que é aplicado na firmware. Basta para isso colocar-se o código respectivo dentro de um ficheiro chamado de patch.sh na raiz de uma penUSB formatada em FAT. Depois é só ligar o plasma com a pen ligada e esperar uns segundos adicionais que o plasma reinicie uma segunda vez e pronto. Se o ficheiro "patch.sh" estiver com o nome "patch.sh_used"  então tudo correu bem e já terão dois menus adicionais com o leitor USB desbloqueado no vosso plasma.


Estes updates podem ser feitos por partes e de forma separada. Firmware, LGMOD, e desbloqueio do leitor de USB. Eu efectuei os três pela ordem de primeiro a firmware, depois o LGMOD e finalmente o desbloqueio do leitor de usb. Todos estes passos podem depois ser eliminados e ficar tudo como antes. O risco de acabar com um gigante pisa-papeis existe por isso não façam nada sem saberem realmente o que estão a fazer e lembrem-se que nisto dos updates de firmware a malta esta sempre por sua conta e risco ;)

Os Links:

OpenLGTV - Toda a informação necessária e muito mais...
Descarregar a Firmware - Serve para os modelos de 2010 da LG, ultima é a 3.28
LGMOD - Explicação da modificação e funcionalidades da LGMOD
PK/PJ Activar o leitor de USB - Tutorial completo (Podem ignorar o passo da LGMOD)
Activar o leitor USB / Codigos por firmware - Tabela com os todos os patch conhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: