domingo, 29 de julho de 2012

Wifi Hack no Tablet Ainol Aurora 2

Certamente que um dos pontos mais importantes num tablet seja a sua capacidade de ligação a internet. Por ethernet é apenas uma opção que deverá ser muito pouco considerada, já o 3G pode ser um extra indispensável, mas é o Wifi que surge como obrigatório!

É logo nesse ponto tão importante que o novo tablet Chinoca da Ainol, o Aurora 2 falha ao vir carregado de problemas com a captação Wifi. Problemas esses que eu como possuidor de um já confirmei com o aparelho a ter muito pouco alcance e perdendo muitas vezes a ligação, tantas que se torna muito pouco utilizável na minha modesta opinião.
Este é um problema já relatado por muitos compradores deste tablet e que surge como uma "fava" presente segundo os relatos nas primeiras series e nos primeiros modelos a saírem de fabrica. A qualidade do sinal num raio de 10 metros do router sem paredes no meu caso é de cerca de -75dbm e com a placa a ligar-se só com 1 ou 2Mbps!

Nos foruns do SlateDroid surgiu um utilizador que felizmente conseguiu descobrir uma maneira simples de resolver este problema da placa wireless do Aurora 2. Técnica essa que eu tive que aplicar também no meu Ainol tal eram os problemas...;)

A alteração é no hardware e consiste em aumentar a captação do sinal com uma folha de alumínio que é soldada na placa. Envolve claro abrir o tablet e soldar em três ou quatro pontos uma pequena folha de alumínio de cerca de 25mm X 30mm!


A foto de cima pertence ao meu Aurora 2 e nela pode-se ver a folha de alumínio (daquelas de cozinha) soldada na placa da antena do Ainol. Soldei-a só em 2 ou 3 pontos devido há dificuldade que é soldar folhas de alumínio. Por cima coloquei fita adesiva apenas para segurar a folha já que esta apenas se encontra soldada por baixo e na placa Fuwit.


Os resultados conseguidos no meu caso com esta simples modificação são soberbos com o tablet a ligar-se já a 54mbps e a qualidade do sinal a ser de -51dbm. Já vejo vídeos no Youtube em HD sem perdas e já tenho um tablet minimamente como deve de ser ;)

Uma alteração que dificilmente será resolvida pela Ainol com algum update de firmware já que o problema é efectivamente de hardware. 

Em baixo os links que me ajudaram na resolução deste problema...

2 comentários:

  1. boa noite, desde já muito obrigado pelo post, eu tenho o mesmo problema com o wifi do meu ainol. mas o meu perde o sinal por completo várias vezes. já o consegui abrir para tentar fazer o procedimento indicado e ver se resolvia o probelma, mas deparei-me com outro problema. o meu ainol não tem essa placa de wireless. tem apenas uma peça em chapa onde está soldado o fio. será normal esta situação? agradeço todo o apoio que possam prestar. cumprimnetos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: