terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ligar discos e Pens-USB ao Raspberry Pi

Continuando a minha serie de artigos para o Raspberry Pi, hoje vamos montar um disco ou uma pen-usb no RPi.

Isto pode ser feito de imensas formas, e convém lembrar que numa versão do Raspbian com ambiente gráfico, num OpenElec ou num Raspbmc, os discos e pen são montados de forma automática. Mas isso não acontece numa versão minima do Raspbian como esta que eu tenho usado para estes artigos. A não ser que instalemos um utilitário como o USBmount!

Mas também não é isso que vamos fazer, vamos dar seguimento ao artigo do servidor samba, vamos criar uma pasta dentro dessa partilha que já esta criada, e vamos montar o dispositivo USB lá dentro! Deste modo é como matar dois coelhos numa cajadada só... ;)


Neste exemplo vou usar um Pen de 4GB formatada em NTFS, havendo opção também para uma pen formatada em EXT4. Aconselho a que usem o sistema EXT4, porque o NTFS consome recursos adicionais que são precisos no pequeno RPi.

Com esse espaço extra ganho no RPi, podem utilizar como diretório de torrents do transmission ou podem partilhar o que quer que seja na rede. O sistema do Raspbian e às aplicações essas continuam no cartão de memoria SD...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Evil Dead 2013

Um dos meus filmes favoritos de sempre vai ser alvo de remake... o clássico Evil Dead de Sam Raimi vai ser refeito e tem já estreia agendada para meados de 2013.

Bruce Campell e o próprio Sam Raimi produzem a fita que é dirigida pelo jovem Fede Alvares que tinha só três anos na altura da estreia deste clássico do gore e horror que é Evil Dead!

Original ainda me assusta a valer, e este tratando-se de um remake é bom que consiga pelo menos metade do efeito que o primeiro filme consegui. Ainda que no seguinte trailer seja mais parecido com partes das cenas do Evil Dead 2 ... ;(

domingo, 28 de outubro de 2012

MySQL e biblioteca partilhada do XBMC no Raspberry Pi

Depois das Torrents e depois do servidor Samba, chega a vez de instalarmos a base de dados MySQL no pequeno Raspberry Pi! Esta base de dados segundo este artigo servirá para alojar a biblioteca do XBMC!


E se já estão a perguntar para que serve realmente isso... a resposta é que torna-se indispensável para quem tem mais do que uma maquina a rodar o XBMC em casa! 

Com esta biblioteca partilhada por exemplo, o XBMC da sala atualiza a biblioteca, se ligarem o XBMC do quarto este já terá a biblioteca atualizada. Podem começar a ver um filme na sala e terminarem a visualização no quarto do ponto onde anteriormente ficaram.

Obviamente torna-se também útil para garantirem a biblioteca a salvo numa posterior reinstalação do sistema operativo e do XBMC.


Mas existem desvantagens sendo que não recomendo a utilizarem isto em versões diferentes do XBMC. Não existe compatibilidade entre a versão 11.0 EDEN e a mais recente e ainda não lançada versão 12.0 FRODO. Alias mesmo em duas maquina com o XBMC FRODO não é recomendável que utilizem versões compiladas em espaços muito grandes de tempo. Por exemplo em duas maquinas usa-se uma versão FRODO compilada em Outubro e não com muitos meses diferentes entre elas.

Estas desvantagens só surgem porque esta possibilidade de biblioteca partilhada, tornou-se mais uma importante função em desenvolvimento no XBMC e muitas melhorias chegarão com uma versão final do FRODO.

sábado, 27 de outubro de 2012

U.F.O: Try To Remain Calm (International Trailer)

Ora aqui esta um filme que inevitavelmente lá terei que ver...

Uma invasão de UFOs e Aliens com a terra a entrar em caos total sem comunicações e com uma guerra a rebentar... onde é que já vi isto ;)

Filme SciFi de baixo-custo de Dominic Burns com um elenco onde se destaca estranhamente a presença de Van-Damme. Mas que raio faz o Van-Damme num filme destes ?

Pode ser que seja bom, pelo menos vê-se qualquer coisa de diferente no trailer:

Servidor Samba no Raspberry Pi

Continuando a minha serie de tutoriais para transformar o pequeno Raspberry Pi numa maquina muito útil... hoje mostro como instalar um servidor Samba neste brinquedo de 35 dólares!


O sistema é o mesmo, uma versão do Raspbian minima sem interface gráfico e acedendo a ele via SSH. Esta instalação do servidor Samba é muito simples mesmo, sendo que por agora continuo com estes tutoriais configurados apenas para o cartão SD que serve o Raspbian. 

Assim um único utilizador têm acesso de leitura e escrita a uma pasta partilha em rede samba. Essa partilha encontra-se fechada com password... :

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Torrents no Raspberry Pi

Hoje com este artigo vou iniciar uma serie de tutoriais que pretendo colocar aqui no bloque sobre o popular Raspberry Pi. Com este pequeno computador de 35 dólares vou instalar e configurar nas próximas semanas vários serviços como download de torrents e nzbs,  partilhas de rede Samba, servidor de FTP, base de dados MySQL e mais algumas coisas ;)

O Raspberry Pi vai ser usado com uma maquina da qual não vou ter problemas de me esquecer dele ligado 24H/D (afinal consome só 3.5W). O Rpi até se encontra ligado ao router aqui de casa como mostro na seguinte foto:


O sistema escolhido é uma instalação minima do Raspbian sem ambiente gráfico e com todos os programas e configurações a correrem num cartão SD de 8GB Classe 10. O acesso ao sistema será por SSH, e é na consola que farei todas as instalações e configurações.

Se tudo vai funcionar como se pretende ainda não sei, e sinceramente até duvido que tudo possa funcionar ao mesmo tempo!! Mas isso é o que vou descobrir nas próximas semanas após cada instalação e cada artigo que colocarei aqui no blogue.

Vou começar já com o Raspbian instalado e atualizado no Raspberry Pi e acendo a ele por SSH, vou instalar um programa para downloads de Torrents. O Transmission que é um dos clientes mais populares sendo bastante levezinho em recursos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dupla de Trailers: Iron Man 3 e Universal Soldier Day of Reckoning

O bilionário Tony Stark regressa em Iron Man 3 e desta vez terá que enfrentar o vilão Mandarim (Ben Kingsley). Resta saber é se na altura dos maiores enrascadelas ele não se lembrar de chamar o Hulk ou qualquer amigo dos Vingadores ;)


O segundo trailer é mais uma sequela da serie Universal Soldier, o capitulo 4 Day of Reckoning! É pancadaria da bruta e sem sentido nenhum com muita chunguice e tralha à mistura, mas fazendo ver que parece que temos aqui algo que faltava afinal nos The Expendables 2!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TEKKEN Tag Tournament 2 - Live Action Vídeo

Alguém que me diga porque é que estes pequenos videos em live action são sempre melhores que as adaptações de cinema ?

A curta que se segue foi filmada pela Wild Stunts Europe e vêm publicitar muito bem diga-se, o novo jogo de vídeo Tekken Tag 2 da Namco Bandai que saiu no mês passado para Xbox360 e PS3.

Os pormenores das personagens, os seus tiques e golpes bem como a propositada dessincronização do áudio do Japonês... colocaram logo este vídeo nos meus favoritos do Youtube. Épico ;)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chernobyl Diaries (2012)

Acabei de ver: Chernobyl Diaries (2012)

Três jovens casais de turistas americanos viajam em passeio na Europa e acabam por visitar a Ucrânia onde contratam um guia local de turismo para levá-los a cidade fantasma de Pripyat perto das instalações de Chernobyl, onde se deu o fatídico desastre nuclear. Rapidamente coisas estranhas começam a surgir com os jovens depressa a descobrirem que não se encontram sozinhos neste sinistro local.

Devo dizer que o ambiente e o local do filme é fantástico, e por si só cria um clima de medo horrível e fascinante ao mesmo tempo. Uma cidade abandonada e em que a natureza com a passagem do tempo se vêm sobrepondo a um local antes habitado pelo homem. Mas infelizmente isto é só o que existe de bom neste Chernobyl Diaries porque tudo o resto chega com uma mediocridade igual a dos piores filmes do gênero. 


Não nós trás nada de novo e pior de tudo é que nunca chegamos a meter bem os olhos nos supostos mutantes radioativos! Para isso nem às habituais cenas escuras de lanterna na mão disfarçam a pouca criatividade que existiu. Fraco!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Raspberry Pi agora com 512MB de Ram!


O pequeno computador de 35 dólares, o modelo B do Raspberry PI passa agora a ser disponibilizado com 512MB de ram ao invés dos anteriores 256MB. Este update é já para todas às encomendas feitas a partir de agora na RS Components e na Element14/Premier Farnell para o modelo B do RPI. O preço esse mantem-se igual!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dishonored

Dishonored é um novíssimo jogo de aventura e ação jogado na primeira pessoa que promete muita originalidade ou muita coisa diferente do que se joga habitualmente...

Publicado pela Bethesda Softworks, em Dishonored vivemos o Corvo Atano, um assassino com capacidades sobrenaturais e com muita sede de vingança conhecido mais pela sua mascara perturbadora. Atano terá que eliminar os inimigos de forma muito criativa com tudo depois a influenciar o decorrer do jogo e o terminar das missões com diferentes finais.

Dishonored é um FPS que mistura elementos do Bioshock com o Deus EX, sendo no entanto muito mais violento que estes e tendo claro o seu quinhão de originalidade. Na banda sonora a Bethesda teve a coragem de fazer uma nova versão do cântico "The Drunken Sailor" chamado aqui de "The Drunken Whaler" e que combinado com o jogo deixa-nos completamente arrepiados ;)

Dishonored é já um dos candidatos a jogo do ano...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Plurality

Plurality é um espantoso mini-filme de ficção cientifica sobre os direitos das pessoas e sobretudo sobre a sua privacidade num futuro muito, muito próximo rodeado de alta tecnologia. Muito bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...