domingo, 17 de fevereiro de 2013

RetroArch para Android

Nesta semana que passou experimentei este emulador chamado de RetroArch que se encontra disponível gratuitamente no Google Play no meu Tablet Android Aurora 2.

Este RetroArch é um emulador tudo em um e que suporta varias plataformas e sistemas de jogos do passado e consolas como a PlayStation, SNES ou Sega Mega Drive entre muitas outras.

Mesmo para quem já tenha experimentado outros emuladores, este RetroArch é um software especial e único na medida em que roda os mesmos emuladores em varias sistemas diferentes que vão desde o Windows, a Xbox360, o Raspberry Pi, Android e etc.. Tudo a partir de uma API chamada de libretro, um emulador generalista!


A versão que experimentei foi para Android que descarreguei gratuitamente do Google Play directamente para o meu Ainol Aurora 2. Experimentei uma imagem de um jogo da PSX que correu lindamente sem qualquer tipo de falhas. O emulador suporta "Plug and Play" de dispositivos USB e Bluetooth e rapidamente pode confirmar isso ligando o meu comando Xbox360 por USB ao tablet. Logo funcionou tal como previa sem ser preciso configurar nada!

Entre outras opções e para além destes controles externos, o RetroArch possui os controles por touch screen com layouts personalizados e uma opção tipo de "volta atrás" em que no jogo podemos voltar atrás e corrigir algumas falhas que tivemos no próprio jogo... ;)
Também não faltam os "SAVES" automáticos com possibilidade de guardamos o progresso do jogo quando quisermos, sincronização vertical e auto-rotação, bem como ajustar "refresh rates" mantendo o "aspect ratio" original dos jogos.

Actualmente o RetroArch para Andoid suporta às seguintes plataformas:

- PlayStation 1 (emulator: PCSX ReARMed)
- Super Nintendo (emulator: SNES9x Next)
- Nintendo Entertainment System (emulator: FCEUmm / NEStopia)
- GameBoy / GameBoy Color (emulator: Gambatte)
- GameBoy Advance (emulator: VBA Next) (*)
- Arcade (emulator: Final Burn Alpha)
- Neo Geo Pocket Color (emulator: Mednafen NGP)
- Virtual Boy (emulator: Mednafen VB)
- Sega Genesis/Mega Drive (emulator: Genesis Plus GX)
- Sega Master System/Sega Game Gear (emulator: Genesis Plus GX)
- Sega CD / Mega CD (emulator: Genesis Plus GX)
- PC Engine / PC Engine CD (emulator: Mednafen PCE Fast)
- WonderSwan Color / Crystal (emulator: Mednafen Wonderswan)
- Cave Story (game engine: NX Engine)
- Doom 1 / Doom 2 / Ultimate Doom / Final Doom (game engine: prBoom)

E vamos agora imaginar o sucesso que fará em consolas como a Ouya ou em outras maquinas Android como os MK802 e outros aparelhos capazes de levar o retro-gaming para a sala de estar com este fabuloso emulador.

Link para download de RetroArch no Google Play

Video no Youtube do RetroArch a correr no novo Archos GamePad:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: