quinta-feira, 25 de abril de 2013

Streamripper no Raspberry Pi

Quem é que têm saudades dos tempos dos discos pedidos e das gravações de radio FM feitas em cassete ? Lembro-me de passar horas e horas às vezes a ver se apanhava aquela musica especial para depois quando surgia... lá aparecia o "maldito" do locutor a estragar a gravação ;)


Tempos que já não voltam mas que podemos repetir de alguma forma com as novas tecnologias e digitalmente. Por isso se têm um Raspberry Pi que tal usa-lo para ripar estações de radio via internet ? E o melhor de tudo é que nem precisam estar presentes para carregar nos botões de PAUSE e REC 

É no seguimento dos meus tutorias para o pequeno computador de 35 dólares que hoje vou instalar o Streamripper. Um programa bem levezinho que corre em modo consola e que é capaz de ripar estações de radio online em ficheiros .MP3!


Usando a distribuição oficial do Raspbian e acedendo a ele por SSH:

Instalamos o Streamripper que se encontra nos repositórios oficiais do Raspbian:

sudo apt-get install streamripper

Para correr o programa basta digitar:

streamripper

E vão aparecer opções que podemos usar com o streamripper, e que até podem ser vistas mais detalhadamente se digitarem:

man streamripper

Mas para rapidamente usarmos o programa basta digitar:

streamripper http://url_da_estação_de_radio

O streamripper grava então musicas com os nomes correctos dentro de uma pasta com o nome da estação que estão a gravar. Essa pasta fica na directoria onde correm o comando streamripper. Caso o streamripper não reconheça a musica ou fique incompleta essa vai para a respectiva sub-pasta dos ficheiros incompletos.

Mais fácil ou de um modo mais organizado corremos o streamripper + estação de radio + o directório onde queremos os ficheiros gravados com o comando -d, assim:

streamripper http://url_da_estação_de_radio -d /media/USB/

Existem milhares de estações de radio na internet, dêem uma saltada por exemplo só na SHOUTcast e certifiquem-se que o Raspberry têm espaço suficiente se tencionam que ele fique noites inteiras gravando musicas.


Com isto espero que não deixem de comprar CDs... afinal o botão do REC já existia também nos Walkmans e nos sistemas Hi-Fi de antigamente ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: