domingo, 4 de agosto de 2013

Ouya - Um mês de uso!

E esta nova consola da Ouya foi um dos projectos de maior sucesso apresentados no Kickstarter há mais de um ano atrás. Quem anda nisto das internets e dos gadgets, acho que é impossível não a conhecerem!


Recebi a minha há cerca de um mês atrás, depois de ter feito a pré-reserva no próprio site de Ouya em Dezembro do ano passado. Esperava ou estava com receio de a encomendar ser caçada pela alfandega e a coisa ficar-me bastante mais cara. Felizmente não foi o caso e recebi-a como presente enviada da Alemanha. Ao que percebi a encomenda foi enviada de Hong Kong para a Alemanha e só depois para Portugal. Com isto e com os portes incluídos e porque paguei em dólares, esta brincadeira ficou em 92€ convertidos! Nada mau hein ;)



Depois de ver o seu lançamento adiado umas poucas de vezes e pelo meio algumas dezenas de reviews da consola francamente negativas, os ânimos por aqui arrefeceram bastante. E a verdade é que também não fiquei surpreendido positivamente com este novo brinquedo depois destas primeiras semanas. Têm coisas boas, mas também têm muitas coisas que precisam de ser resolvidas...

NEGATIVO:

Se existe algo que detesto é tentarem impingir-me coisas sem eu ver primeiro como é. Esta Ouya infelizmente começa logo desse modo e a primeira vez que ligamos a consola não conseguimos avançar sem primeiro colocarmos o nosso numero de cartão de crédito!! É incrível mas é verdade eu não consegui passar sem lá meter um cartão temporário gerido pelo "MBNET". Acho que isto é injustificável e espero que a Ouya corrija isto num upgrade de firmware pois esta forma de "chulanço" não condiz nada com o carisma independente presente em mais de 90% dos jogos da sua loja. Fiquei francamente desiludido por causa disto, algo que pode parecer insignificante para muito de vós!


Bugs, bugs e mais bugs, no sistema da Ouya mesmo após dois ou três upgrades de firmware ocorridos neste ultimo mês. Os "Bugs" parecem ser já imagem de marca do sistema. Por vezes não sei se a consola esta bloqueada tal são os travamentos que acontecem nos menus. A rede por wireless essa também é bem manhosa para funcionar sem interrupções!

A Ouya seguiu o seu caminho criando a sua própria loja e com isso distanciando-se negativamente da Play Store da Google. Isto até se pode perceber com a necessidade da Ouya em tornar-se numa plataforma de distribuição de jogos. Jogos e mais jogos não faltam na loja para descarregar e para jogar. No entanto a sua qualidade muitas das vezes é no mínimo duvidosa se levarmos em linha de conta que é para ligar a um LCD em 1080p. Jogos exclusivos da Ouya são fáceis de contar, os outros são já conhecidos da Store da Google mas os melhores a maioria... essa ainda não chegou a Ouya.

Do comando tenho a dizer sendo eu um "Arcade Gamer" que acho no mínimo estranho a ausência dos botões Star e Select. Por vezes dou comigo há procura deles tal é o habito. Ainda a colocação das pilhas no comando que é estranha (uma pilha em cada pega) e acaba por lhes retirar alguma rigidez.

Os menus alaranjados do sistema também são muito simples e básicos. É verdade que são funcionais mas acho que para um produto de consumo deviam ter mais algumas opções com skins personalizáveis e alguns extras como por exemplo o Youtube. Como é que a Ouya não disponibiliza o Youtube nativamente é algo que também acho injustificável no século XXI, mesmo sendo isto um produto destinado para jogos.

POSITIVO:

O preço e o hardware da consola, incluindo o comando. Mesmo o facto do Tegra 3 que equipa a Ouya não ser já tão interessante como quando foi apresentado, não deixa de ser potente e capaz de executar muitas tarefas para além dos jogos. O comando é certo que não esta ao nível da referencia que é um comando da Xbox 360, mas cumpre bem e têm aquele pequeno touchpad no centro que é um mimo quando usamos no browser nativo da consola. Quanto ao preço uma caixa que não deixa de ser Android, têm um comando e um processador Quad-Core, parece-me efectivamente e é uma excelente proposta por 99 dólares!


É bonita e pequena capaz até de passar despercebida há frente do LCD. Aquece bastante e se jogarem com um som baixo são capazes de ouvir o seu cooler a trabalhar, mas não se preocupem que não incomoda.

Qualquer jogo da loja dá para ser jogado antes de comprar e há jogos de todo o tipo separados por categorias e tudo, mas também era isso que se pedia ;)


Consola é aberta e podemos instalar outras aplicações Android que não estejam na loja da Ouya. Para isso basta descarregar a aplicação com o browser da consola, e depois abrir para instalar a aplicação no sistema na zona de downloads. Não é muito intuitivo mas também não se pode dizer que seja demasiado complicado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

É claro que com um gadgets destes já fiz mais algumas coisas como instalar logo o XBMC e a Play Store da Google... 

O XBMC funciona bastante bem com aceleração por hardware em 1080p e tudo, excepto alguns addons que não funcionam. É muito rápido e não têm nada a ver com o XBMC executado no pequeno Raspberry Pi, embora não possua ainda o trabalhar mais certinho deste.

Com a Play Store da Google instalada temos acesso aos nossos jogos comprados e podemos instala-los e usa-los na Ouya. Não funcionam todos e é preciso arranjar forma de colocar o comando da Ouya a funcionar nesses jogos, pois só os jogos descarregados da loja da Ouya se encontram pré-configurados para o comando.

A Ouya em si é um produto deverás interessante, mesmo aquelas falhas encontradas são maioritariamente de software e por isso capazes de ser resolvidas futuramente. Depois ainda há a comunidade que se pode formar por detrás deste apetecível gadget, quer em termos de jogos, quer em termos de sistema multimédia para a sala de estar. Mas em qualquer dos casos há um longo caminho a percorrer ainda...

Já sabem que não dou classificações nas minhas poucas analises que faço, para esta Ouya aquelas palavras de "é um gigante adormecido" são por agora às mais indicadas. 

2 comentários:

  1. Bom review, Nuno. Já tive contato com o Ouya e fiquei com as mesmas impressões, todavia a minha não chegou. Vou aguardar o meu para tirar mais conclusões. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga para a alfandega e dá o tracking number, o meu só chegou no fim de Julho e só foi levantar na semana passada porque os gajos da Alemanha esqueceram-se de meter o nr da porta da minha rua... enquanto que os de Hong Kong deram tudo certo e deram como entregue...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: