terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Midnight Commander: Pesquisas de ficheiros

Desde que uso servidores não dispenso a utilização do Midnight Commander para efetuar algumas tarefas que nem sempre dão jeito só com uma linha de comandos. E particularmente onde não existe qualquer ambiente gráfico, como é comum num PC de rede.

Este MC é uma ferramente indispensável quando queremos às tarefas habituais de exploradores de ficheiros mais avançados mas na linha de comandos!!

Há pouco precisava de pesquisar um certo tipo de ficheiros dentro de uma pasta e respectivas subpastas. Precisa de copiar todos esses ficheiros de uma vez, sem andar a navegar pasta a pasta perdendo muito tempo! Acabei por descobrir que também é possível de fazer isso no Midnight Commander.

1 - No menu Comando/Find File:



2 - Colocamos a pasta em que queremos efetuar a pesquisa. No exemplo é em /media/USB/XBMC

E depois o tipo de ficheiros. No exemplo vou pesquisar pelos ficheiros com extensão .xml:


3 - Dependendo da maquina e da quantidade de ficheiros na pasta e respectivas subpastas, em alguns segundos aparecem os resultados:


4 - Em baixo nos resultados se selecionarem a opção Panelize, todos os ficheiros ficam selecionados e imediatamente todos disponíveis num dos painéis do MC independentemente das subpastas onde se encontram. Yup ;)


5 - E com os ficheiros todos num dos painéis, é tão fácil depois mover ou copiar os ficheiros...

Muito simples e pratico para organizar ou reorganizar ficheiros. A mim deu-me muito jeito quando precisei de reagrupar todas às imagens que tinha no NAS. 

É caso para dizer, estamos sempre a aprender ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: