quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Router da FON com Bridge Mode!

Foi mesmo só na semana passada que descobri que o meu velhinho Fonera 2.0n dá para ligar em modo de ponte com a minha atual rede!

Ora bem esta função esta disponível desde a firmware 2.3.6.0 que saiu em meados de 2010...uiii e só para o Fonera 2.0n. Os outros routers da Fon não permitem este tipo de ligação.


Com esta funcionalidade fica resolvida um dos problemas que sempre achei no serviço prestado pela FON. Algo que me impedia de ligar o router pois não achava piada nenhuma ter três redes wireless em casa diferentes.!!! Uma do serviço FON_FREE, a "My Place" que nunca servia para nada, e a rede wireless do meu serviço IPTV que não é ZON.

Neste modo "bridge" o fonera 2.0n, fica ligado ao serviço da FON e distribui os IPs pela rede FON_FREE. O resto dos IPs são distribuídos pelo router principal do serviço IPTV. Inclusive a rede wireless "My Place" que podemos alterar e usar desligando a rede wireless do router principal pois tudo fica na mesma rede. Todas às maquina são vistas por todas o que não era possível sem esta ponte ;)


A FON têm um tutorial muito pratico para colocar este modo bridge a funcionar no fonera 2.0n. É só verem aqui. Acrescento só que devem ligar um cabo de rede entre a porta WAN do fonera e uma porta LAN do router principal. 

Às restantes portas LAN do Fonera ficam funcionais dentro da rede do router principal. Imagino que esta tenha sido mesmo uma das funcionalidades mais pedidas na FON. Dá para manter ativo o serviço FON, e aproveita-se o router FON para a rede de casa.

Já usava a rede PT-Wifi, agora tenho mais a rede FON sempre ligada, o que vai dando para combater os patéticos tarifários 3G/4G que infelizmente temos por cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: