Avançar para o conteúdo principal

Apt-Pinning no Raspberry Pi

Para quem usa a distribuição do Raspbian no Raspberry Pi, sabe que a maioria dos pacotes de software encontra-se já um pouco "datada". O Raspbian como sabem é baseado no Debian que oferece sempre grande estabilidade em detrimento do software sempre actualizado e pouco testado.

Existe no entanto uma forma bastante pratica de utilizarmos software mais actual na versão Stable do Raspbian Wheezy por intermédio de Apt-Pinning!

Apt-Pinning e um método usado no Debian para misturar software no mesmo sistema entre versões Stable, Testing e Unstable. Com isto podemos ter um sistema estável mas com alguns pacotes de software da versão Testing e etc...

Aproveitando os repositórios do Jessie (próxima versão estável do Raspbian), vou indicar em dois ou três passos o necessário para colocarmos isto de "Apt-Pinning" a funcionar no Raspbian Wheezy!


1 - Adicionamos os repositórios Jessie nas sources.list:

sudo nano /etc/apt/sources.list



E colamos o seguinte (adicionamos uma copia das fontes do Wheezy só substituídas pela palavra Jessie):

deb http://mirrordirector.raspbian.org/raspbian/ jessie main contrib non-free rpi
deb http://archive.raspbian.org/raspbian jessie main contrib non-free rpi
deb-src http://archive.raspbian.org/raspbian jessie main contrib non-free rpi


Fechamos gravando o ficheiro...

2 - Agora precisamos definir prioridades para actualizações de software:

sudo nano /etc/apt/preferences


E colamos o seguinte no ficheiro...

Package: *
Pin: release n=wheezy
Pin-Priority: 900

Package: *
Pin: release n=jessie
Pin-Priority: 600

Package: *
Pin: release o=Raspbian
Pin-Priority: -10

Fechamos gravando o ficheiro...

E o que fizemos foi manter a prioridade do software na versão estável actual Wheezy. Ou seja o Raspbian vai actualizar-se sempre com as fontes do Wheezy. E depois de correrem os comandos de update e upgrade (sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade) temos o sistema pronto a receber também versões mais actualizadas de software da versão Jessie... E como ?

sudo apt-get install -t jessie transmission

Com este comando instalamos (por exemplo) o transmission e as suas dependências a partir do repositório jessie. Simples,  pratico e muito útil ;)

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)