Avançar para o conteúdo principal

Como aceder ao OpenELEC com o FileZilla?

Uma das dificuldades para quem acaba de chegar ao Linux através do OpenELEC, é como aceder aos ficheiros da pen ou do cartão SD do Raspberry onde esta instalado o OpenELEC com o Windows da Microsoft!!

Existem vários métodos para aceder aos ficheiros, um deles é através da rede deixando a maquina com o OpenELEC ligada e com outro computador acede-se as pastas partilhadas na rede. 

Mas quando se trata de copiar, alterar ou apagar muitos ficheiros o método que mais utilizo é com um cliente de FTP chamado FileZilla. O FileZilla é um software freeware que pode ser instalado em vários sistemas operativos desde o Mac OS X, Linux até o Windows da MS.

Com o FileZilla instalado e mantendo há mesma a maquina com o OpenELEC ligada, acedemos aos diretórios do OpenELEC através de uma ligação SFTP com o FileZilla. Desde modo podemos facilmente efetuar múltiplas transferências pela rede usando opções do Filezilla. Por exemplo dá até para retomar transferências interrompidas entre outras opções que não temos no "copy e paste" do explorador do Windows.

Além da maquina com o OpenELEC ficar ligada, é preciso também que nas definições configurações do OpenELEC o SSH esteja ativo:


Depois é só instalar e abrir o FileZilla noutra maquina que esteja dentro da mesma rede do OpenELEC e colocar o seguinte nos campos:


Servidor: É o ip da maquina com o OpenELEC
Nome de utilizador: root
Palavra-passe: openelec
Porta: 22

Clicando depois no botão onde diz Ligação Rápida.


Depois de aberta a ligação, em baixo aquele duplo painel no FileZilla é onde navegam pelas pastas dos ficheiros. Do lado esquerdo é o directorio do computador onde corre o Filezilla, lado direito é o computador com o OpenELEC (/storage)

Tomem só atenção que devem deixar intocáveis os ficheiros ou pastas da raiz do sistema OpenELEC para não quebrarem o sistema no próximo arranque. Trabalhem pois só dentro dos diretórios /storage "music/videos/tvshows/pictures/download". Podem criar outras pastas se precisarem, mas todas a ficarem dentro da /storage. Por ultimo não apaguem as pastas que começam com . (ex: .update .xbmc) dentro da /storage. Essas guardam todas as configurações do sistema por isso já estão a ver às chatices caso apaguem uma delas ;)

UMA DICA EXTRA: Podem utilizar este método para efetuarem DOWNGRADES ou UPGRADES da distribuição do OpenELEC! Entre versões estáveis e betas chega sempre a altura em que é preciso efetuar pelo menos uma vez o update manualmente! 
Assim descarregam o ficheiro .tar correspondente ao vosso sistema OPENELEC deste link. Depois basta copiar esse ficheiro .tar com o FileZilla para dentro da pasta que diz .update que no próximo reboot do OpenELEC ele vai atualizar-se para a versão que lá deixaram ;)

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)