segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como aceder ao OpenELEC com o FileZilla?

Uma das dificuldades para quem acaba de chegar ao Linux através do OpenELEC, é como aceder aos ficheiros da pen ou do cartão SD do Raspberry onde esta instalado o OpenELEC com o Windows da Microsoft!!

Existem vários métodos para aceder aos ficheiros, um deles é através da rede deixando a maquina com o OpenELEC ligada e com outro computador acede-se as pastas partilhadas na rede. 

Mas quando se trata de copiar, alterar ou apagar muitos ficheiros o método que mais utilizo é com um cliente de FTP chamado FileZilla. O FileZilla é um software freeware que pode ser instalado em vários sistemas operativos desde o Mac OS X, Linux até o Windows da MS.

Com o FileZilla instalado e mantendo há mesma a maquina com o OpenELEC ligada, acedemos aos diretórios do OpenELEC através de uma ligação SFTP com o FileZilla. Desde modo podemos facilmente efetuar múltiplas transferências pela rede usando opções do Filezilla. Por exemplo dá até para retomar transferências interrompidas entre outras opções que não temos no "copy e paste" do explorador do Windows.

Além da maquina com o OpenELEC ficar ligada, é preciso também que nas definições configurações do OpenELEC o SSH esteja ativo:


Depois é só instalar e abrir o FileZilla noutra maquina que esteja dentro da mesma rede do OpenELEC e colocar o seguinte nos campos:


Servidor: É o ip da maquina com o OpenELEC
Nome de utilizador: root
Palavra-passe: openelec
Porta: 22

Clicando depois no botão onde diz Ligação Rápida.


Depois de aberta a ligação, em baixo aquele duplo painel no FileZilla é onde navegam pelas pastas dos ficheiros. Do lado esquerdo é o directorio do computador onde corre o Filezilla, lado direito é o computador com o OpenELEC (/storage)

Tomem só atenção que devem deixar intocáveis os ficheiros ou pastas da raiz do sistema OpenELEC para não quebrarem o sistema no próximo arranque. Trabalhem pois só dentro dos diretórios /storage "music/videos/tvshows/pictures/download". Podem criar outras pastas se precisarem, mas todas a ficarem dentro da /storage. Por ultimo não apaguem as pastas que começam com . (ex: .update .xbmc) dentro da /storage. Essas guardam todas as configurações do sistema por isso já estão a ver às chatices caso apaguem uma delas ;)

UMA DICA EXTRA: Podem utilizar este método para efetuarem DOWNGRADES ou UPGRADES da distribuição do OpenELEC! Entre versões estáveis e betas chega sempre a altura em que é preciso efetuar pelo menos uma vez o update manualmente! 
Assim descarregam o ficheiro .tar correspondente ao vosso sistema OPENELEC deste link. Depois basta copiar esse ficheiro .tar com o FileZilla para dentro da pasta que diz .update que no próximo reboot do OpenELEC ele vai atualizar-se para a versão que lá deixaram ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: