Avançar para o conteúdo principal

Raspberry Pi em modo "Super Turbo"

Os tempos em que os cartões SD no Raspberry Pi ficavam corrompidos com os modos de overclock desapareceram. A fundação e a comunidade em torno deste mini-pc continua muito ativa levando o que o Raspberry Pi continue a ser uma escolha muito valida mesmo quando comparado com outras boards e mini-pc bem mais poderosos. Nestes equipamentos o suporte acaba por ditar parte do seu sucesso e no Raspberry Pi isso é bem evidente com os mais de dois milhões de unidades vendidas!

Na ultima semana andei a efetuar algumas invenções num dos meus RPi (B+). Invenções essas que passaram por testes de Overclock que até aqui vinha usando o modo Turbo (force_turbo=1) sem problemas.

E sem problemas continuo, mas agora com um modo "Super Turbo" que mantém o RPi a correr com o OpenELEC bastante estável e sem nenhum bloqueio em já mais de 50 horas ligado! E a temperatura do SoC mantém-se baixa com 38ºC em idle e sempre a menos de 50ºC mesmo com o Pi em reprodução de videos. Tudo sem qualquer dissipador... Considero também isto dos dissipadores e alguns exemplos que tenho visto na web em relação ao Pi tudo coisas completamente desnecessárias em 95% das vezes.


As definições colocadas na config.txt foram copiadas da RPiconfig oficial por mim:

arm_freq=1150
core_freq=500
sdram_freq=600
over_voltage=8
force_turbo=1


Nota-se bastante todo o sistema a responder mais depressa e mais capaz, e já nem uso o sistema na USB como antes! Tenho um cartão MicroSD da SanDisk UHS-I Class 10 e com o Pi ligado por cabo USB ao meu Plasma TV. Gosto de fazer da TV uma SmartTV... pois! A versão do OpenELEC é a mais recente 5.0 com o Kodi. 

Já também experimentei este modo "Super Turbo" noutro Pi modelo B que tenho, mas esse têm temperaturas em idle de 55ºC! Talvez também porque o tenho numa casa que me parece mais quente. No entanto esses 55ºC estão longe do limite seguro que são os 85ºC como devem saber.

Aqui há dois anos atrás ainda me lembro bem dos bloqueios contantes do Pi quando o levava aos 950... é para estas coisas que servem os updates de firmware ;)

Tudo isto não quer dizer que funcione em todos os RPi. Alias não deverá funcionar em todos os modelos pois há chips melhores que outros para o Overclock. Agora não custa nada vocês experimentarem também... ;)

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)