Avançar para o conteúdo principal

Raspberry Pi Zero + Kodi : Opinião

Esta semana com o lançamento do novo modelo da família Raspberry, o RPi Zero chegamos ao "ponto" em que uma placa de hardware que custa apenas 5 dólares é suficiente para correr o Kodi. E valerá a pena ?


Bem a minha opinião baseia-se na experiência que tenho com todos os modelos Raspberrys anteriores a este, e ainda mais como utilizador do XBMC/Kodi há anos e anos. É verdade não tenho ainda este modelo que seria o mais importante para uma opinião mais correcta mas quando o hardware é o mesmo não vai fugir muito.. ;)


A fundação Raspberry lá vai desenvolvendo modelos e revisões atrás umas das outras deste popular computador que é o Raspberry. Acho curioso que eles, conseguem lançamentos "à Apple" no sentido em que anunciam o produto e no dia seguinte ele esta disponível para venda. E depois que base melhor para o sucesso que é lançar sempre modelos compatíveis com o software anterior para contentamento da comunidade.

Valerá a pena então comprar um RPi Zero para utilizar com o Kodi ? Se começarmos a fazer contas percebemos rapidamente que não são precisos apenas os 5 dólares que custa a placa se não tivermos em casa o resto dos cabos e de tudo o que é preciso:

  • Uma placa RPi Zero, óbvio!
  • Um cartão Micro-SD (Preferência Class 10) 
  • Um cabo ou adaptador Mini-HDMI para HDMI
  • Uma penWifi ou um adaptador USB para ethernet
  • Um cabo Micro-USB de 5V para alimentação
  • Um cabo Micro-USB Fêmea (Equipa a placa com uma porta USB utilizável)

Isto é o mínimo e muitos acabarão por não dispensar em adicionar um HUB-USB com transformador para alimentar o Raspberry, e ao mesmo tempo fornecer mais portas USB para conectar mais dispositivos como um comando remoto por exemplo. Agora é só somarem os preços dos componentes...


Em utilização com o Kodi não terão grandes problemas na visualização de diferentes conteúdos de media, pelo menos nos que são mais utilizados actualmente na internet para streaming. Já em experiência de navegação nos menus do Kodi, este modelo Raspberry vêm já com o overclock turbo activado. E por isso os tais 40% de performance adicional em relação aos primeiros modelos como eles dizem. Ainda que acredito que o chip tenha sido revisto, pois muitos dos anteriores não suportavam o modo overclock turbo por isso alguma coisa foi feita. 

Mas tudo isso pode não satisfazer porque efectivamente é lento em muitas das tarefas dentro do Kodi e na utilização de addons que esgotarão os 512MB de ram da placa. Será engraçado para mostrar a amigos com o Kodi a correr, mas para uma utilização mais intensiva com maior regularidade e não dispensado alguns dos cabos que são precisos no modelo Zero, o Raspberry Pi 2 é uma compra mais acertada ainda que custe certa de 7 a 8 vezes mais!! Agora com isto até parece que o modelo 2 é caro... :)

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)