Avançar para o conteúdo principal

Como partilhar a partição "Storage" na rede (OpenELEC)

O OpenELEC já vem com um servidor samba a funcionar e com um serie de partilhas já configuradas. Aceder às pastas do OpenELEC noutro PC/maquina por redes samba é bastante fácil:


Tudo muito certo até aqui, mas se precisarem de aceder a raiz da partição "Storage" onde estão todas às pastas partilhadas já não é possível com este método. A não ser que configuremos o servidor samba para isso mesmo...

Assim para acedermos a raiz dessa partição "Storage", vamos ter que adicionar algumas linhas de configuração no ficheiro "samba.conf".

Esse ficheiro encontra-se dentro da pasta "Configfiles" que podem aceder via samba:


1 - Inicialmente vão ter renomear esse ficheiro de samba.conf.sample para samba.conf 

"Atenção - Que o ficheiro não pode ficar com outra extensão que não seja a .conf"

2 - Depois é abrirem o ficheiro com um editor de texto como o gedit ou mesmo com o bloco de notas e adicionem o seguinte no final do ficheiro:

[STORAGE] 
path = /storage 
available = yes 
browsable = yes 
public = yes 
writable = yes

Fechem o ficheiro gravando alterações. E mais uma vez atenção não alterem a extensão do ficheiro!



Depois de reiniciarem o OpenELEC, o servidor samba assume às definições do ficheiro samba.conf que alteramos nos passos anteriores e com isso passaremos a dispor do acesso à partição "Storage" agora na rede:


Podem utilizar este "truque/método" para partilharem ou adaptarem a outras pastas que tenham dentro do vosso OpenELEC.

Wiki OpenELEC

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)