terça-feira, 26 de julho de 2016

Alteração de servidores DNS no Debian

Há vários métodos de alterar os DNS sendo que o mais eficaz é efetuar alteração no próprio router de acesso à internet. No entanto esta é provavelmente a opção menos utilizada, o que leva-nos alterar manualmente em cada PC ou naqueles que é necessário.


Recentemente num Raspberry que corre o Raspbian/Debian, precisei de alterar os DNS num Raspberry que primeiramente se liga na Internet por Wifi! Essa ligação à Internet por Wifi pode ser feita diferentes pontos de acesso. Ou seja tinha que colocar manualmente os servidores de DNS da Google em cada ligação!!! No entanto na Wiki do Debian descobri o seguinte...

Instalando o programa resolvconf, e adicionando uma linha com os servidores DNS no ficheiro interfaces é tudo o que é preciso para qualquer ligação à web independentemente do ponto de acesso ou ligação Wifi! Fantástico é mesmo isto que preciso ;)

Já testei este método no Ubuntu 16.04 e no Raspbian, e o mesmo deverá funcionar obviamente no Debian e em todos os seus derivados.

1 - Verificar ou instalar o programa resolvconf:

sudo apt-get install resolvconf

2 - Adicionar os servidores DNS no ficheiro interfaces:

sudo nano /etc/network/interfaces

E no ficheiro adicionamos então a seguinte linha (Servidores do Google):

dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4

Importante: O servidor DNS 1 e 2 ficam separados com um espaço. Ao copiar para o ficheiro interfaces colem a linha logo abaixo da primeira linha/iface que encontrarem.  O exemplo do meu ficheiro depois de alterado:

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback
dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4

Depois é reiniciar a rede, ou efetuar um reboot no PC para entrar com às novas definições. Podem ver os servidores que estão a usar com o seguinte comando:

cat /etc/resolv.conf 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: