Avançar para o conteúdo principal

Alteração de servidores DNS no Debian

Há vários métodos de alterar os DNS sendo que o mais eficaz é efetuar alteração no próprio router de acesso à internet. No entanto esta é provavelmente a opção menos utilizada, o que leva-nos alterar manualmente em cada PC ou naqueles que é necessário.


Recentemente num Raspberry que corre o Raspbian/Debian, precisei de alterar os DNS num Raspberry que primeiramente se liga na Internet por Wifi! Essa ligação à Internet por Wifi pode ser feita diferentes pontos de acesso. Ou seja tinha que colocar manualmente os servidores de DNS da Google em cada ligação!!! No entanto na Wiki do Debian descobri o seguinte...

Instalando o programa resolvconf, e adicionando uma linha com os servidores DNS no ficheiro interfaces é tudo o que é preciso para qualquer ligação à web independentemente do ponto de acesso ou ligação Wifi! Fantástico é mesmo isto que preciso ;)

Já testei este método no Ubuntu 16.04 e no Raspbian, e o mesmo deverá funcionar obviamente no Debian e em todos os seus derivados.

1 - Verificar ou instalar o programa resolvconf:

sudo apt-get install resolvconf

2 - Adicionar os servidores DNS no ficheiro interfaces:

sudo nano /etc/network/interfaces

E no ficheiro adicionamos então a seguinte linha (Servidores do Google):

dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4

Importante: O servidor DNS 1 e 2 ficam separados com um espaço. Ao copiar para o ficheiro interfaces colem a linha logo abaixo da primeira linha/iface que encontrarem.  O exemplo do meu ficheiro depois de alterado:

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback
dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4

Depois é reiniciar a rede, ou efetuar um reboot no PC para entrar com às novas definições. Podem ver os servidores que estão a usar com o seguinte comando:

cat /etc/resolv.conf 

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)