Avançar para o conteúdo principal

SDCard, Backups com o sistema em utilização

Fazer backups do SDcard do Raspberry Pi não são novidade aqui no blogue. Haverá de chegar a altura que é essencial dispor de backups do cartão de memoria. Seja para restaurar um sistema corrompido ou seja mesmo para copiar tudo para um novo cartão e um novo Raspberry.

Para fazer os backups do cartão, já por aqui deixei duas ou três opções como esta e mais esta por exemplo. E qualquer uma destas opções são melhores que a opção que vou descrever hoje. Ao invés de retirarmos o cartão do Raspberry, vamos efetuar o backup a partir do próprio RPi com o sistema em utilização. É mais pratico certamente, mas... Esta opção não é pois a mais indicada e apresenta alguns problemas que no entanto podem ser resolvidos em mais de 90% das vezes ou em todas às vezes que experimentei.


Assim antes de começarmos devemos ter obrigatoriamente um armazenamento externo montado no sistema como uma penUSB, um disco externo, ou uma qualquer localização de rede. Depois acedendo à consola digitamos (com às devidas alterações):

sudo dd if=/dev/mmcblk0 of=/media/USB/raspbian_rpi2.img bs=1M &

O processo demora largos minutos, e por isso o no final do comando para este ficar a correr até estar terminado. Este comando copia todo o cartão mmcblk0 ficando um backup .img utilizável depois com o DD ou com o Win32 Disk Imager. 

Como o backup é feito com o sistema montado e em utilização, o mais provável é ficarem erros na partição do sistema. São esses os problemas que não conseguimos contornar mas que dão para resolver... A opção é quando introduzirem o cartão no Raspberry, o Raspbian automaticamente detecta e corrige esses erros. Ainda existe sempre a opção também de verificar e corrigir o cartão no computador com o GParted por exemplo.

Como explicado esta opção serve para quem não pretende retirar o cartão do Raspberry, mas que pretende à mesma criar um backup. Funciona no Raspberry, funciona também na Cubietruck e provavelmente em outros sistemas.

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)