Avançar para o conteúdo principal

BunsenLabs Linux - A Distro que faltava...

Para aqueles "nerds puros" que gostam de experimentar e utilizar ambientes de trabalhos bonitos simples e leves. Que lembram os Desktops que vemos nos filmes de Hollywood... este BunsenLabs Linux é isso tudo e muito mais!


BunseLabs é a continuação da distro CrunchBang que entretanto acabou descontinuada. Utiliza o OpenBOX como gestor de janelas por entre uma coleção de scripts instalados em cima da versão mais recente do Debian, o Jessie.


Não existe qualquer alteração do sistema Debian em como este é administrado, uma garantia para quem usa o BunsenLabs.... Pois esta a utilizar provavelmente o mais seguro sistema operativo do mundo, o Debian. Alias é possível instalar esta coleção de scripts através do Debian e até da imagem de instalação da web ou por repositório, migrando assim do Debian para o BunsenLabs.

O sistema precisa de pouquíssimos recursos como são os 256Mb de RAM e 10GB de espaço em disco. Uma distribuição para fazer voar os computadores mais antigos.
No fórum, além das novidades e das ajudas, também encontramos vários tópicos com os utilizadores do BunsenLabs a partilharem o seu ambiente de trabalho e alguns são completamente incríveis.

Pessoalmente irei adquirir em breve um portátil novo que me vêm fazendo falta para tarefas como escrever os artigos aqui para o blogue, para estudo de redes e Linux, e para o YouTube. Será um portátil de entrada de gama que o mais certo é levar como este BunsenLabs à força toda.. ;)

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)