Avançar para o conteúdo principal

RetrOrangePi : Distribuição para RetroGaming

Às pequenas placas desenvolvimento como o Raspberry Pi ajudaram a criar um grande movimento em torno dos emuladores e do Retro Gaming. A distribuição que trago hoje aqui para o blogue é a RetrOrangePi que por sua vez é baseada na excelente distro Armbian e que entre outras coisas usa o popular script do RetroPie para instalar dezenas de aplicações e software para jogos retro.


RetrOrangePi é desenvolvido para um dos concorrentes do Raspberry, que são às mais baratuchas placas OrangePi com processador AllWinner H3. Estas placas pareciam até há bem pouco tempo incapazes de concorrer com a grande comunidade Raspberry com o pouco suporte a nível de software. mas com este RetrOrangePi às coisas parecem estar a mudar pois o Retro Gaming, o Kodi e um ambiente desktop completo com o Jessie são algumas das coisas que podemos usufruir destas pequenas e simpáticas placas.

A placa tem varias versões com às mais baratas a custarem na casa dos 15€, portanto mais baratas que um RPi Zero e mais potentes que um Raspberry Pi Model 3!!

Podem ver aqui algumas das funcionalidade do RetrOrangePi. Nos sites do Aliexpress, Banggood ou Gearbest encontrarão facilmente às placas para comprar. Eu acho que é agora que vou encomendar a minha para brincar um pouco...

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)