Avançar para o conteúdo principal

Mais duas placas...

A semana passada o carteiro deixou aqui em casa mais duas placas, mais dois mini-computadores. Um já bem conhecido Raspberry Pi 3 e um novo OrangePi Lite.


O Pi3 é já o meu segundo pois uso um com o LibreELEC, e este foi adquirido porque tenciono começar a construir um novo RetroPie Stick em breve. 

Já o OrangePi é uma board também interessante sobretudo porque custa menos de metade do Pi3. Tenciono primeiro testar a placa e sabendo que não tem de perto nem de longe a comunidade do Raspberry, é interessante de ver como se comporta com distros como o Armbian ou o RetrOrangePi.

Eis às fotos do OrangePi Lite:


O OrangePi Lite é um Quad-Core com 512MB Ram, têm duas portas USB, possui Wifi e custa menos de 15€. Má compra não pode ser ;)

Comentários

Mensagens populares:

Linha de comandos: SED

Já me ocorreu ter que adicionar valores alfanuméricos em todas as linhas de um ficheiro de texto. Dependendo do numero de linhas esta pode ser uma das tarefas manuais em que desistimos logo antes de começarmos. Ou não se utilizarmos então o comando sed.
Através da consola de linux, o comando sed permite adicionar letras ou outros valores alfanuméricos antes ou depois das linhas de texto já previamente escritas num determinado ficheiro.
Ex: Em cada uma das linhas do ficheiro lista.txt, eu pretendia adicionar no inicio o seguinte (Inicio da linha). Com estas alterações a ficarem num novo ficheiro com o nome de "nova_lista.txt":
sed 's/^/Inicio da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Com o mesmo exemplo mas para o final da linha:
sed 's/$/Fim da linha/' lista.txt > nova_lista.txt Também podemos combinar tudo num único comando que seria assim:
sed "s/.*/Inicio da linha&Fim da linha/" lista.txt > nova_lista.txt O resultado do ficheiro nova_lista…

The Zero Terminal (Portable Pi Zero W)

Há projectos do caraças e este Zero Terminal é um daqueles que faz todo o sentido quando utilizado com o novo Raspberry Pi Zero W!

Com um tamanho de um iPhone, têm ecrã de 3.5", uma bateria de 1500 mAh, HDMI Out e um teclado QWERTY completo deslizante. Só porque sim, quero um ;)

Fonte (AadM)