quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Moonlight Game Streaming

Aqui por casa tenho usado bastante a solução de streaming da Nvidia que permite de uma forma fácil e eficaz jogar por exemplo os jogos do "PC artilhado" numa outra qualquer divisão da casa em outro monitor ou até num ecrã de um tablet!


Esta "solução" não é propriamente recente pois a Nvida tem esta tecnologia já há bastante tempo e podemos utilizar em computadores com placas a partir de uma Geforce GTX 650 até aos modelos mais recentes da gama GTX.

Na sala, uso o LCD de 50" que tem um Raspberry Pi 3 ligado a correr o LibreELEC. Por sua vez este têm instalado o addon do Moonlight que é aplicação cliente do servidor/PC onde corre o jogo. No Raspberry também tenho um gamepad Xbox360 Wireless conectado para a experiência de jogo ser completa!


Toda a configuração é bastante simples e requer para além de uma placa GTX, ter aplicação da Nvidia Geforce Experience instalada no PC. Depois é descarregar o addon do Moonlight dos repositórios oficiais do LibreELEC e configurar com o IP do PC partilhado depois o PIN pedido. 


Por cabo de rede e numa resolução a 1080p 60fps não tenho qualquer problema na qualidade do streaming. O mesmo já não posso dizer se o fizer por Wifi! Claro que tudo depende das distancias ao router e da qualidade da rede e do próprio sinal Wireless pois já tive alguns problemas no smartphone em algumas divisões da casa. 
Aplicação cliente, o Moonlight pode ser instalado em vários sistemas e maquinas diferentes como no Android descarregando aplicação da Play Store por exemplo...

Uma solução bastante pratica e que dispensa utilização de mais do que um computador de jogos como cheguei a ter no passado em duas divisões da casa. Em termos de "performance" nunca consegui ainda medir nos jogos porque a verdade é que não noto diferença no desempenho do computador em streaming ou sem streaming.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: