Finalmente consegui ligar dois monitores em simultâneo ao meu Raspberry Pi 4. Esta tarefa pode parecer demasiado simples mas foi concluída com algumas dificuldades!
Primeiro o layout do Pi e o espaço entre às portas Micro-HDMI é muito pouco e só cabem mesmo dois cabos com fichas micro-HDMI ao lado um do outro e não com adaptadores de micro para HDMI como estava a tentar montar. Mas depois de tudo conectado fiquei com alguns problemas com resoluções incorretas num dos monitores.
Um dos monitores utiliza um painel de um velho portátil que passa por uma placa de TV que serve a conexão e pode ser derivado a isso que o Pi não detetava corretamente a resolução. Ajudar a resolução do monitor é aquela esquisita de 1050p, ou 1680x1050.
Sabia que podia definir no arranque do Pi e no ficheiro config.txt a resolução pretendida, mas como são dois monitores diferentes ia acabar tudo baralhado quando liga-se apenas um monitor.
Para apanhar o modelo da placa, abrindo a consola digitamos:
sudo tvservice -l
O resultado mostra-me Display Number 2 que esta ligado no HDMI 0, e é esse monitor que no Raspbian esta identificado como ligado na porta HDMI 0:
Utilizando agora o "2" digitamos:
sudo tvservice -v 2 -n
E voilá o modelo da placa detectada é MST-MStar Demo.
Com esta identificação já posso criar na config.txt a definição correta do monitor separada de tudo o resto de modo a que o Pi só associe esta resolução e configuração a este monitor independentemente de outros que posso vir a ligar.
Abrindo a config.txt (sudo nano /boot/config.txt), adiciono as seguintes linhas que são a resolução correta suportada pelo monitor (1680x1050):
[EDID=MST-MStar_Demo]
hdmi_group=2
hdmi-mode=58
[all]
#E esta Feito!
Sem comentários:
Enviar um comentário