domingo, 9 de agosto de 2020

Opinião: Projetor BlitzWolf BW-VP1 Pro

Já há algum tempo que andava de "olho" neste projetor Blitzwolf BW-VP1 que acabei por adquirir no passado mês de Julho na Banggood. Sendo a minha primeira experiência neste tipo de aparelhos, os contatos antes foi só com os  projetores de esplanadas publicas e alguns no emprego, aqui fica a minha opinião.
A BlitzWolf é uma empresa Chinesa que têm crescido a um ritmo gigantesco com produtos de todo o tipo sendo já uma pequena Xiaomi. Este projetor é apenas um dos vários que a empresa comercializa sendo que este é a versão PRO do BW-VP1. Esta versão PRO adiciona a comunicação Wireless possibilitando emparelhar por exemplo um smartphone projetando o seu ecrã.


Na caixa vêm tudo o que é preciso para a primeira experiência incluindo um cabo HDMI e um adaptador para video composto/AV. Apenas o comando fornecido não trás pilhas mas existem botões físicos no projetor para todas às operações.




E saídas para HDMI, AV, VGA e Headphones. Internamente é possivel a tal ligação por Wireless. A ficha USB serve para ligar um smartphone ou um armazenamento externo para reproduzir conteúdos com o leitor que o projetor possui. Não testei o leitor do projetor porque tenho utilizado um Raspberry Pi 3b+ que têm estado ligado precisamente a partir dessa ficha USB. Portanto é uma ficha de boa qualidade que disponibiliza os tais 2.1A a 2.5A que um RPI3b+ precisa.


Por cima a roda para focar a projeção que depende do quanto temos afastado o projetor em relação a parede. O recomendado é qualquer coisa de 1 metro a 3 metros que permite um ecrã de 100" quando estamos nos 3 metros distancia. Junto da roda de focagem esta ainda uma outra que roda num sentido para endireitar o ângulo da imagem projetada.


Vamos a experiência de utilização... tenho usado sempre uma distancia de 2.5 metros a 3 metros e a imagem é muito boa quando não existe luz. Por exemplo tenho utilizado o projetor na varanda e é quando anoitece que dá para começarmos a utilizar. A imagem a 720p é bastante boa e nas melhores condições lado a lado claro que esta a milhas de um televisor Oled, mas para arranjar um termo de comparação parece-me equivalente aos LCDs da Samsung e LG que começamos a ver há uma década atrás. Não sei se isto serve de abono ao projetor mas tenho um LCD desses de 32" da Samsung de 2008 e a imagem deste projetor é pelo menos equivalente a isso.

A focagem também é fácil de fazer... mas colocar a imagem direita é bem mais difícil até arranjar uma modo em que os cantos de cima estão tão bem focados com os cantos de baixo. Isto dá para ver bem é com letras em ambos os cantos e não sei mas para uma focagem a 100% acho que nunca é conseguida. O que estou a dizer é que o nível de focagem nunca é 100% igual nos cantos de cima VS cantos de baixo.
Este ponto de focar o ângulo da imagem pode passar despercebida em muitos utilizadores e considero que não me chateia por assim dizer.




O projetor possui uma coluna de 2Watts que dá sempre jeito nestes aparelhos é verdade, mas que para uma sessão de cinema ou de jogo não serve. Na minha opinião o som da coluna além de ser baixo é ridículo em termos de qualidade. Mas pronto não faltam certamente opções para ligar colunas numa cena destas.

A ligação Wireless interna também foi testada por mim, uma ou duas vezes e podemos projetar às instruções de conexão antes o que é muito bom. No entanto a ligação têm um arrastanço terrível pelo menos na primeira vez que conectei o meu smartphone!



Resumindo é absurdo o preço Chinês deste projetor Blitzwolf BW-VP1 PRO capaz de uma imagem até 100" a 720p! Aqui há uns anos não se comprava uma lâmpada de substituição por este preço. A coluna ou a ligação Wireless foram às coisas que gostei menos. E falando agora no ventilador de arrefecimento que o aparelho possui, este só se ouve se for utilizado em casa e a projectar imagens.

Esta compra foi via Banggood com opção da linha prioritária EU selecionada. Entregue pela transportadora na morada em cerca de duas semanas e meia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: