segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Upgrades de discos...

Isto era um upgrade já planeado há algum tempo...... dois discos totalmente diferentes para duas situações diferentes:


Há esquerda da imagem, um disco Sata Samsung 3.5p HD154UI com 1.5TB de espaço, 5400rpm e 32mb de buffer para substituir um disco de 500GB no meu NAS (CH3SNAS).

Neste caso e porque o disco é utilizado no NAS para além do espaço outra das características mais importantes é o consumo de energia pois o NAS está praticamente ligado 24h/dia e por isso a escolha de um disco de 5400rpm da Samsung. Este F2 EcoGreen é super económico para poupar alguns watts aqui na conta de casa.
O facto de ser um disco mais lento de 5400rpm não prejudica em nada a performance a retirar, porque afinal é para ser usado na Conceptronic CH3SNAS!

Já há direita da imagem, um disco SSD Sata de 2.5p Intel de 40GB X25-V(Value) para substituir o disco de 160gb de 5400rpm do meu Netbook.

Aqui a escolha foi muito mais ponderada, primeiro porque não pensava de comprar já um disco SSD tão cedo (estes discos têm preços proibitivos), mas porque ando um pouco irritado com a performance do meu Asus N10J (powered by Atom N270) quis lhes dar uma segunda vida e testar realmente se com um disco SSD a coisa vale a pena :)

Este disco SSD de 40GB foi dos que encontrei com preço mais acessível, algum espaço e boa performance, penso que é ideal para usar no meu netbook que aqui e a semelhança do NAS, o processador Atom não conseguirá aproveitar totalmente.

Com 40GB parece que estou a recuar 10 anos no tempo, mas para uma instalação do Ubuntu + uma partição swap, serão terão que ser suficientes. O que conta é que vou conseguir "speedar" o meu netbook......... depois conto como são os resultados :)

Ambos os discos comprados na Pixmania!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: