Deixando para trás os
últimos posts "todos relacionados com cinema", para vós falar na minha mais recente descoberta, a minha nova e favorita distribuição de Linux: #! ou CRUNCHBANG LINUX.
Não não é aquela famosa canção dos
Roxette mas é sim uma das mais recentes distribuições não oficiais baseadas no popular
Ubuntu.
CrunchBang usa o
levezinho gestor de janelas
OpenBox sendo
distribuído em 3 versões, a
Desktop,
Lite e a
CrunchEee.
#! não é especialmente desenvolvido para computadores mais antigos mas por usar o
Openbox como gestor, ele é muito
rápido mesmo com algumas limitações de hardware. Uso-o a cerca de 2 semanas. Como disse #! é baseado no
Ubuntu e por isso tenho o
Crunch e o
Ubuntu na mesma maquina mudando entre eles
através do gestor de sessões,
Gnome é o
Ubuntu,
Openbox é o
CrunchBang.
#! possui já as mais conhecidas aplicações de software como o Firefox,
VLC,
Pidgin,
Skype, etc..... coisa que podemos rapidamente estender
através do gestor de pacotes
Synaptic e dos numerosos
repositórios de software existentes para o
Ubuntu totalmente
compatíveis com o
CrunchBang, por isso quem
já conhece o
Ubuntu não terá dificuldades em experimentar este.
O Interface é muito
simples e vêm com uma tema branco e preto por defeito muito bonito e muito
"eye candy", na edição
CrunchEee que como o nome indica é especialmente virada para os
Eeepc e para os
Netbooks em geral, fazendo com que estes pequenos
portáteis de 7, 8, 9 e 10 polegadas fiquem com um desempenho muito superior tirando vantagens de um
kernel especialmente otimizado da
Array.org.
O Meu Ambiente de trabalho atual :
O meu
Asus N10 agradeceu esta instalação, o desempenho é muito superior se iniciar uma sessão no
Openbox e como tal sendo eu um "suspeito do costume" só posso recomendar a todos a utilização desta
disto, especialmente a todos aqueles que possuem um dos novos
netbooks ou
Eeepcs.
Downloads do
CrunchBang aki , podem instalar numa
pendrive num cartão de
memoria num disco
rígido externo etc....etc.... caso pretendam instalar dentro do
Ubuntu/
Kubuntu utilizem os
scripts e as
instruções disponíveis também
aki, as razões e as alternativas de instalação são mais que muitas.
Viva o Linux, o Ubuntu e longa vida ao CrunchBang..
PS: Não me responsabilizo por danos no seu computador, mesmo que ele faça Crunch e Bang!!!!