Mostrar mensagens com a etiqueta Asus N10. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Asus N10. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SSD on Asus N10J - Tweak and test :

Agora que já tenho o meu “primeiro disco SSD” montado no meu netbook Asus N10J, e depois de alguns dias de utilização aqui ficam alguns dos testes e resultados conseguidos com este particular e “dispendioso” upgrade:

A montagem deste Intel X25-V SataII SSD de 40GB foi fácil, pois o disco têm o tamanho standard dos discos rígidos normais de 2.5p. Na realidade este SSD até é mais fino (na imagem aquele rectângulo preto pode ser removido), só lá esta para igualar fisicamente o disco ao dito tamanho standard. O disco trás ainda um adaptador para ser usado em gavetas de 3.5p.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Upgrades de discos...

Isto era um upgrade já planeado há algum tempo...... dois discos totalmente diferentes para duas situações diferentes:


Há esquerda da imagem, um disco Sata Samsung 3.5p HD154UI com 1.5TB de espaço, 5400rpm e 32mb de buffer para substituir um disco de 500GB no meu NAS (CH3SNAS).

Neste caso e porque o disco é utilizado no NAS para além do espaço outra das características mais importantes é o consumo de energia pois o NAS está praticamente ligado 24h/dia e por isso a escolha de um disco de 5400rpm da Samsung. Este F2 EcoGreen é super económico para poupar alguns watts aqui na conta de casa.
O facto de ser um disco mais lento de 5400rpm não prejudica em nada a performance a retirar, porque afinal é para ser usado na Conceptronic CH3SNAS!

Já há direita da imagem, um disco SSD Sata de 2.5p Intel de 40GB X25-V(Value) para substituir o disco de 160gb de 5400rpm do meu Netbook.

Aqui a escolha foi muito mais ponderada, primeiro porque não pensava de comprar já um disco SSD tão cedo (estes discos têm preços proibitivos), mas porque ando um pouco irritado com a performance do meu Asus N10J (powered by Atom N270) quis lhes dar uma segunda vida e testar realmente se com um disco SSD a coisa vale a pena :)

Este disco SSD de 40GB foi dos que encontrei com preço mais acessível, algum espaço e boa performance, penso que é ideal para usar no meu netbook que aqui e a semelhança do NAS, o processador Atom não conseguirá aproveitar totalmente.

Com 40GB parece que estou a recuar 10 anos no tempo, mas para uma instalação do Ubuntu + uma partição swap, serão terão que ser suficientes. O que conta é que vou conseguir "speedar" o meu netbook......... depois conto como são os resultados :)

Ambos os discos comprados na Pixmania!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Activar o controlador VDPAU no XBMC.

VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix), é uma das maiores inovações que ocorreram recentemente nos controladores da Nvidia para as placas gráficas em ambiente Unix.

Com o VDPAU activado em programas de vídeo, grande parte do trabalho de processar vídeos é retirado do CPU e executado pelo GPU, fazendo com que alguns PCs mais "limitados" possam ler conteúdos em alta-definição e logo em 1080p com grandes resultados, isto claro desde que se tenha uma placa gráfica Nvidia que suporte o VDPAU, tudo em ambiente Unix.

Recentemente testei este controlador no meu pequeno Netbook Asus N10, através da mais recente versão do XBMC já com o suporte para VDPAU e pude comprovar os incríveis resultados, o N10 que possui um Atom N270, 1Gb de ram e uma gráfica 9300M GS lê ficheiros .mkv em 1080p sem problemas, alias a utilização do processador desce para uns incríveis 30%!! algo impossível de acontecer caso não tivesse activado o VDPAU, pois mesmo em 720p os arrastanços do vídeo eram bem notórios e não permitiam a sua correcta visualização.

Nesta pagina estão as gráficas da Nvidia que fazem uso deste verdadeiro "achado", basta ter uma destas placas instaladas com a versão das drivers Nvidia a partir da 180.06 num computador em Unix (Linux, Ubuntu, etc), e com o programa de vídeo a utilizar a suportar também o VDPAU.

No XBMC basta ir ás configurações/vídeos/reprodutor/método de renderização/ e escolher VDPAU:


Os resultados são brilhantes, para mais quando estes processadores Atom são muito conhecidos pelos "engasgos" constantes num browser web em vídeos em flash!

Este é um dos pequenos "truques" também que o novo chip ION já falado aqui no blog varias vezes vai trazer..... especialmente ao "mundo dos HTPC".

domingo, 8 de março de 2009

CrunchBang Linux - A minha nova distro..


Deixando para trás os últimos posts "todos relacionados com cinema", para vós falar na minha mais recente descoberta, a minha nova e favorita distribuição de Linux: #! ou CRUNCHBANG LINUX.

Não não é aquela famosa canção dos Roxette mas é sim uma das mais recentes distribuições não oficiais baseadas no popular Ubuntu. CrunchBang usa o levezinho gestor de janelas OpenBox sendo distribuído em 3 versões, a Desktop, Lite e a CrunchEee.

#! não é especialmente desenvolvido para computadores mais antigos mas por usar o Openbox como gestor, ele é muito rápido mesmo com algumas limitações de hardware. Uso-o a cerca de 2 semanas. Como disse #! é baseado no Ubuntu e por isso tenho o Crunch e o Ubuntu na mesma maquina mudando entre eles através do gestor de sessões, Gnome é o Ubuntu, Openbox é o CrunchBang.
















#! possui já as mais conhecidas aplicações de software como o Firefox, VLC, Pidgin, Skype, etc..... coisa que podemos rapidamente estender através do gestor de pacotes Synaptic e dos numerosos repositórios de software existentes para o Ubuntu totalmente compatíveis com o CrunchBang, por isso quem conhece o Ubuntu não terá dificuldades em experimentar este.

O Interface é muito simples e vêm com uma tema branco e preto por defeito muito bonito e muito "eye candy", na edição CrunchEee que como o nome indica é especialmente virada para os Eeepc e para os Netbooks em geral, fazendo com que estes pequenos portáteis de 7, 8, 9 e 10 polegadas fiquem com um desempenho muito superior tirando vantagens de um kernel especialmente otimizado da Array.org.

O Meu Ambiente de trabalho atual :



O meu Asus N10 agradeceu esta instalação, o desempenho é muito superior se iniciar uma sessão no Openbox e como tal sendo eu um "suspeito do costume" só posso recomendar a todos a utilização desta disto, especialmente a todos aqueles que possuem um dos novos netbooks ou Eeepcs.

Downloads do CrunchBang aki , podem instalar numa pendrive num cartão de memoria num disco rígido externo etc....etc.... caso pretendam instalar dentro do Ubuntu/Kubuntu utilizem os scripts e as instruções disponíveis também aki, as razões e as alternativas de instalação são mais que muitas.

Viva o Linux, o Ubuntu e longa vida ao CrunchBang..

PS: Não me responsabilizo por danos no seu computador, mesmo que ele faça Crunch e Bang!!!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Repositorio com Kernel optimizado para os Ubuntu eeepc.


Com a chegada em massa dos Netpc, incluindo os originais Asus eeepc e as varias distribuições Linux e Ubuntu optimizadas para estes computadores mais "limitados" como o Ubuntu-eee ou o Eeebuntu. Foi criado recentemente um novo e excelente repositório com vários Kerneis e outros pacotes optimizados especialmente para estes computadores.
Em Array.org, existem principalmente 2 compilações de Kernel, a eeepc e a eeepc-lean:

Enquanto que a eeepc é um Kernel compilado o mais próximo do original kernel das distribuições do Ubuntu, onde foram retiradas algumas funções mas onde é assegurada a compatibilidade para outros dispositivos e hardware semelhantes aos eeepc e etc. Já a eeepc-lean e um kernel compilado basicamente só com os módulos e drivers do hardware que fazem parte da família da Asus.

Posso afirmar que depois de instalar a versão eeepc no meu Asus N10 notei ligeiro aumento de rapidez, utilizo a 2.6.27-8-eeepc que é originalmente desenvolvida para o Intrepid mas eu estou a usa-lá no meu Hardy LTS.
Não existe problema e normalmente tenho sempre 2 a 3 versões diferentes de kerneis instalados depois é escolher no menu de arranque do Grub qual quero utilizar.

Podem ver as instruções de instalação aqui, e adicionem o repositório correcto conforme a distribuição que estão a utilizar.

O Meu N10 esta agora cheio de saúde.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Actualização de kernel no Ubuntu Hardy Heron!

Depois de ter feito um regresso ao Ubuntu Hardy Heron, decidi fazer um upgrade ao Kernel do Hardy, utilizando claro o Kernel mais atual utilizado no Intrepid.
No excelente serviço Launchpad , mais um da Canonical, foi só adicionar os repositórios do Kernel-ppa a minha sources.list e efetuar o update, assim e na consola :

sudo gedit /etc/apt/sources.list

adicionei :

deb http://ppa.launchpad.net/kernel-ppa/ubuntu hardy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/kernel-ppa/ubuntu hardy main

depois :

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

e:

sudo apt-get install linux-headers-2.6.27-9 linux-headers-2.6.27-9-generic linux-image-2.6.27-9-generic

Fácil, após reiniciar o PC, o Kernel está disponível para selecção no menu do Grub juntamente com o Kernel anterior agora e só escolher o que quero utilizar.
Na conta Kernel-ppa da Launchpad, os Kerneis ai disponíveis possuem já os "toques" necessários em termos de compatibilidade para o Ubuntu, o que e útil para poderem serem utilizados ou testados em segurança.

O Meu Asus N10, antes e com o Kernel 2.6.24-22 não suportava a placa wireless Atheros ( ath9k ), tinha que instalar o modulo posteriormente, o que não acontece agora com o Kernel 2.6.27-9.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Regresso ao Hardy!

Depois de um mezito no Intrepid e com 15 dias no meu novo Asus N10, resolvi regressar a ultima versão LTS do Ubuntu, o Hardy Heron.

O Intrepid não está estável como as anteriores versões, pelo menos no meu Asus. Os problemas de som no Skype, os Stops constantes do XBMC associados também com o som, o arrastar de alguns efeitos do compiz no N10........ mas a razão maior do "downgrade" foi mesmo o problema de não abrir pastas em redes samba, o único que não consegui resolver mesmo depois de fazer todas as aparentes soluções.

Mas nem tudo é mau, pois o Hardy esta a rodar "quase" a todo o gás no meu N10 ( falta resolver o problema da Webcam de imagem de cabeça para baixo ), é rápido e eficiente e claro pontapeia logo o Windows para o seu cantinho!!

Mas isto as vezes é o que dá, ter um computador novo para brincar..... por isso não fiquem com uma ideia "ruim" do Intrepid.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Som no Asus N10 com o Ubuntu 8.10

Pois, após a instalação do Ubuntu 8.10 no Asus N10 a única coisa que não ficou Ok foi o som que não fica instalado, para corrigir isso abra a consola e :

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

e coloque a seguinte linha no final do ficheiro:

options snd-hda-intel model=m51va

salve o ficheiro e depois de reiniciar deverá já ter o som a funcionar, incluindo o microfone no Ubuntu 8.10. Pelo menos para mim resultou.

Ultra-Portatil Asus N10

Afinal acabei por não comprar um eeepc, mas sim um irmão mais maduro dessa família da Asus, a inovação chamada N10!


*Intel Atom N270
*1 GB Ram
*Ecrã 1024x600 - 10.2 polegadas
*Disco Sata de 160GB
*Windows XP Home Edition
*2 Placas Graficas ( Nvidia 9300 GS 256MB e Intel Onboard 950 GMA )
*Wireless N e Bluetooth
*Camera 1.3 MPX e Microfone
*Slot ExpressCard e leitor de cartões multi-formato
*Porta HDMI,VGA e Ethernet ( HDMI possivél através da gráfica da Nvidia )
*3 portas USB, VGA, e Ethernet
*Leitor biométrico
*Uma das Baterias com 6 Células = 6.5 Horas

Com extra de + uma bateria uma mala, rato e ainda um leitor/Gravador Dual-Layer Usb 2.0!






Dual-Boot já instalado com o Ubuntu 8.10, Compiz, e XBMC a todo o gás para mostrar aos amigos e impressionar com uma instalação personalizada do melhor do software livre!!

E a Asus não para!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: