terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SSD on Asus N10J - Tweak and test :

Agora que já tenho o meu “primeiro disco SSD” montado no meu netbook Asus N10J, e depois de alguns dias de utilização aqui ficam alguns dos testes e resultados conseguidos com este particular e “dispendioso” upgrade:

A montagem deste Intel X25-V SataII SSD de 40GB foi fácil, pois o disco têm o tamanho standard dos discos rígidos normais de 2.5p. Na realidade este SSD até é mais fino (na imagem aquele rectângulo preto pode ser removido), só lá esta para igualar fisicamente o disco ao dito tamanho standard. O disco trás ainda um adaptador para ser usado em gavetas de 3.5p.


Estes discos de estado solido não são adequados para as constantes escritas no disco feitas por exemplo por vários programas como os browsers ou outros que utilizem caches temporários, ou até mesmo programas P2P por isso e com base nalguma consulta e opiniões retiradas da web eis alguns dos truques que efectuei para eliminar este problema e garantir que o SSD tenha longos anos de vida..... Claro que por eu usar Linux e o Ubuntu a coisa ficou muito facilitada nesse aspecto porque as alterações e os “tweaks” são mais fáceis de fazer ao contrario das maquinas Windows.

A primeira regra que utilizei foi não utilizar a partição Swap para eliminar logo aqui escritas no disco (o netbook têm 2Gb de ram). Depois e também aqui para aproveitar ao máximo o espaço do disco, este foi formatado com uma única partição em ext4. Os outros sistemas de ficheiros como ext3 ou ext2 são mais antigos e não são os mais indicados para usar num disco SSD.
Costumava também usar sempre o /home numa partição diferente do sistema de ficheiros, mas como disse para melhor gestão e aproveitamento dos 40GB do SSD foi tudo junto :)

Na imagem podem ver uma instalação do Ubuntu 9.10 com todos os programas normais de utilização diaria e até mais alguns que pouco utilizarei..... a ocuparem pouco mais de 11GB (nestes 11GB estão ainda incluídos cerca de 2.5GB de ficheiros dos serviços Dropbox e Ubuntu One), restam cerca de 26GB que terão que ser suficientes para ficheiros de dados e até alguns dvds :)
Se não chegarem terei que utilizar pen-usb, cartões SDHC, discos externos ou o slot livre ExpressCard para aumentar a capacidade de armazenamento do netbook.


Já com o sistema instalado o próximo passo foi utilizar a memoria RAM para a escrita dos tais programas que gostam de escrever a toda a hora nos discos. Ou seja utilizar a RAM-disk como buffer temporário, e mover a pasta temporária do Ubuntu para a RAM.

Para isso adicionei as seguintes linhas ao ficheiro fstab ( sudo gedit /etc/fstab ) :

tmpfs /tmp tmpfs defaults,noatime,mode=1777 0 0
tmpfs /var/tmp tmpfs defaults,noatime,mode=1777 0 0

Com isto estou a utilizar as pastas /tmp e /var/log na memoria RAM tornando até a escrita muito mais rápida e poupando o disco SSD.

Passando para o Firefox é mover o cache do browser para a directoria /tmp que já se encontra na memoria RAM.
Na barra de endereços digito about:config e com o segundo botão do rato crio uma nova String com o nome browser.cache.disk.parent_directory e no valor coloco /tmp

Reinicio o Firefox e o netbook para as alterações do fstab tomarem efeito, avançando desde logo para os testes...... ( existem mais algumas alterações que podem ser feitas, no entanto não vou falar ainda nelas sem primeiro as testar.... vai ficar para outra altura)

JÁ NOS TESTES acabei por descobrir uma excelente ferramenta, o hdparm que é um utilitário de consola capaz de afinar ao pormenor qualquer disco rígido..... e que provavelmente falarei num próximo post pois este pequeno programa acabou por ser objecto de estudo durante varias horas :)

Assim abrindo a consola digito : ( sudo hdparm -Tt /dev/sda/ ) e obtenho os valores de leitura do disco e da cache/ram:


Na segunda imagem estão os valores antigos do anterior disco (SataII de 5400rpm) para servirem de comparação:


Falando em números e em contas fáceis de fazer só em relação ás leituras do disco, antes era de cerca de 61.00mb/s agora com o novo SSD atinjo + 97.00mb/s !!!! Estamos a falar num aumento de cerca de 50%!!! (como comparação no meu SataII de 7200rpm do myHTPC um E5400 a 2.7Ghz atinjo 81.00mb/s)

Noto particularmente o Nautilus e os menus do Gnome a abrirem muito mais rápido, e o OpenOffice igualmente...... O boot do PC e de cerca de 30 segundos (antes era 45 a 50s ), ou seja tudo é notoriamente mais rápido, tudo o que envolva leituras no disco.

Quanto a escrita no disco é de cerca de 22 a 24mb/s, o hdparm não comprova isso sendo estes valores e imagem retirados de transferências de ficheiros no Nautilus de um disco rígido externo usb para o disco SSD interno :


Ambos os valores são mais baixos que os anunciados pela Intel para este disco SSD (170mb/s leitura e 35mb/s de escrita), o que deve-se ao menor “poderio” do chipset/processador Atom que equipa o Asus N10J. Algo que eu sabia que ia acontecer, o disco SSD X25-V não sendo dos mais rápidos era já mais que suficiente para o N10J.


CONCLUSÕES FINAIS: A aquisição de um disco SSD nesta situação em particular e como expliquei anteriormente era para tornar mais utilizável o meu netbook e isso é visível e notório, para mais quando num passado recente efectuei um upgrade há memoria e não notei rigorosamente nada. Este SSD na escrita trouxe-me um ganho mínimo e pouco notório, mas na leitura foi gigante com valores de ganho superiores a 50%!!!

Vamos esperar que os preços dos SSD não demorem a descer para no futuro não existir sistema operativo algum que não seja obrigatoriamente instalado nestes discos de estado solido.

3 comentários:

  1. E esses valores de velocidade não "informam" do outro grande benefício (e mais importante até na minha opinião) que é da velocidade de acesso, e que permite ter múltiplo acessos em simultâneo sem ter "as cabeças" do disco a patinar pra frente e pra trás! :)

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    e em relação ao peso, autonomia e aquecimento/refrigeração do N10?
    Penso que na autonomia devia haver alguma melhoria.
    Quanto ao aumento de RAM, confirmo que não alterou em nada o desempenho.

    ResponderEliminar
  3. @Rui Marques

    No peso não notarás diferença, não posso dizer o mesmo em relação ao barulho e ao aquecimento porque é muito melhor. O disco é totalmente silensioso.

    A Bateria também não sei se ganhei alguma coisa.... os valores/tempo são semelhantes mas tou em "krer" que aumentou ligeiramente para melhor. Falta-me uma forma de "medição" para este ponto da autonomia :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: