domingo, 8 de março de 2009

CrunchBang Linux - A minha nova distro..


Deixando para trás os últimos posts "todos relacionados com cinema", para vós falar na minha mais recente descoberta, a minha nova e favorita distribuição de Linux: #! ou CRUNCHBANG LINUX.

Não não é aquela famosa canção dos Roxette mas é sim uma das mais recentes distribuições não oficiais baseadas no popular Ubuntu. CrunchBang usa o levezinho gestor de janelas OpenBox sendo distribuído em 3 versões, a Desktop, Lite e a CrunchEee.

#! não é especialmente desenvolvido para computadores mais antigos mas por usar o Openbox como gestor, ele é muito rápido mesmo com algumas limitações de hardware. Uso-o a cerca de 2 semanas. Como disse #! é baseado no Ubuntu e por isso tenho o Crunch e o Ubuntu na mesma maquina mudando entre eles através do gestor de sessões, Gnome é o Ubuntu, Openbox é o CrunchBang.
















#! possui já as mais conhecidas aplicações de software como o Firefox, VLC, Pidgin, Skype, etc..... coisa que podemos rapidamente estender através do gestor de pacotes Synaptic e dos numerosos repositórios de software existentes para o Ubuntu totalmente compatíveis com o CrunchBang, por isso quem conhece o Ubuntu não terá dificuldades em experimentar este.

O Interface é muito simples e vêm com uma tema branco e preto por defeito muito bonito e muito "eye candy", na edição CrunchEee que como o nome indica é especialmente virada para os Eeepc e para os Netbooks em geral, fazendo com que estes pequenos portáteis de 7, 8, 9 e 10 polegadas fiquem com um desempenho muito superior tirando vantagens de um kernel especialmente otimizado da Array.org.

O Meu Ambiente de trabalho atual :



O meu Asus N10 agradeceu esta instalação, o desempenho é muito superior se iniciar uma sessão no Openbox e como tal sendo eu um "suspeito do costume" só posso recomendar a todos a utilização desta disto, especialmente a todos aqueles que possuem um dos novos netbooks ou Eeepcs.

Downloads do CrunchBang aki , podem instalar numa pendrive num cartão de memoria num disco rígido externo etc....etc.... caso pretendam instalar dentro do Ubuntu/Kubuntu utilizem os scripts e as instruções disponíveis também aki, as razões e as alternativas de instalação são mais que muitas.

Viva o Linux, o Ubuntu e longa vida ao CrunchBang..

PS: Não me responsabilizo por danos no seu computador, mesmo que ele faça Crunch e Bang!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: